Porquê a lua muda de posição no céu?

Essa pergunta pode parecer idiota, mas por favor, me ajudem: porquê e como a lua muda de posição? Tenho observado durante o mês que alguns dias ela aparecia no céu 9h da noite, dias depois aparecia meia noite, e alguns ela chegava a aparecer apenas 3 da madrugada! Porquê?

Comments

• Oi Jayme! =)

Porque eu mudo de posição? rss Ah, porque é muito chato ficar de um lado só! rss

Brincadeirinhas a parte, eu achei super interessante sua pergunta e para fazer juz ao meu nick, fui pesquisar e vou colocar aqui um resumo do que eu achei. Se quiser saber mais, depois me pede o link que eu te passo viu?

O aspecto da lua se modifica diariamente, não pelo movimento e pela posição da Lua, Terra e Sol. A cada dia o Sol ilumina a lua de um ângulo diferente a medida que ela vai girando em torno da terra. Esse ciclo de dura geralmente 29 dias e meio.

As Fases lunares ocorrem ao mesmo tempo não importando a localização do observador, porém não são percebidas da mesma forma. No hemisfério Norte o aspecto da Lua é invertido em relação ao visto por um observador no hemisfério Sul.

Com relação aos horários que vc citou, é devido as fases da lua ( Nova, Crescente, Cheia e Minguante)

Na Lua Nova o hemisfério é voltado para a Terra não recebe nenhuma luz (0%) do Sol. Por isso não é visível, a não ser durante os eclipses do Sol que, aliás, só acontecem quando é Lua Nova. A Lua Nova nasce por volta das seis horas da manhã e se põe às seis da tarde, aproximadamente. Ou seja, ela transita pelo céu durante o dia.

Na Lua Crescente, a Lua deslocou-se 90° em relação ao Sol. A Lua nasce aproximadamente ao meio-dia e se põe à meia-noite.

Na Lua Cheia, a Lua está em oposição ao Sol. É Lua Cheia. Os raios solares incidem verticalmente sobre o nosso único satélite natural, iluminando 100% do hemisfério voltado para a Terra num certo momento (o horário da Lua Cheia). A Lua Cheia é visível durante toda a noite, nascendo por volta das 18 horas e se pondo às 6 da manhã. Somente numa noite de Lua Cheia pode acontecer um eclipse lunar.

Por fim, a Lua minguante, a diferença angular é de 270°. Neste dia, o aspecto da Lua é de um semicírculo voltado para o Leste, também 50% iluminado num certo instante. A Lua nasce à meia-noite e se põe ao meio-dia, aproximadamente. O quarto-minguante é também conhecido como quarto-decrescente e, visto do hemisfério Sul, a Lua realmente lembra uma letra “D” (de decrescente!).

Espero ter te ajudado! =)

Bjinhus e um ótimo dia pra vc!

• Se a Terra fosse parada, você veria a Lua movimentando-se lentamente, levando mais ou menos o equivalente a 29 dias para completar uma volta completa em torno da Terra. Ela nasceria e só se poria dali a 14 dias, mais ou menos. Como a Terra também gira, temos a impressão que a Lua dá uma volta completa em torno da Terra em um dia, mais a diferença diária de 50 minutos (a Lua nasce a cada dia com um atraso de 50 minutos, mais ou menos, em relação ao dia anterior).

• Jayme.

Na minha compreensão acredito que você deve entender que a Lua sendo um satélite, vai se movimentar em volta da Terra, não é?

E conforme a hora aem que você procura observá-la ela estára posicionada.

Lógico, ela não aparece ou desaparece. Ela é impedida de aparecer porque sempre está lá no firmamento. Pode acreditar.

Um abraço.

• Pq a Lua, assim como a Terra, se movimenta.

A Lua tem movimentos de rotação, translação e revolução.

Dependendo da posição dela, da Terra e do Sol, vamos ver (ou não ) ela nos mais variados horários.

Para saber mais:

http://www.cdcc.usp.br/cda/ensino-fundamental-astr...

http://bruno.rosenthal.vilabol.uol.com.br/lua_movi...

• Sua pergunta é boa. Você vê a Lua mudar de posição no céu por duas razões principais: a Terra gira em torno de si mesma e a Lua gira em torno da Terra.

A rotação da Terra, de Oeste para Leste, faz com que todo o céu pareça girar em torno de nós no sentido oposto. Por isso, mesmo que a Lua estivesse parada no espaço em relação à Terra, você teria a impressão de que ela gira em torno de nós do Leste para o Oeste.

Mas a Lua não está parada. Ela gira em torno da Terra de Oeste para Leste, em oposição àquele movimento aparente causado pela rotação da Terra. Acontece que este movimento real da Lua é muito mais lento. Quem sai ganhando é o movimento aparente, de Leste para Oeste.

A Terra gira de Oeste para Leste e completa uma volta a cada 23,9 horas. A Lua gira em torno da Terra, no mesmo sentido, e completa uma volta a cada 27,3 dias. Se você olhar para a Lua uma vez a cada 23,9 horas, vai perceber o movimento real dela, ou seja, em relação às estrelas distantes, de Oeste para Leste.

.

• A Lua gira em torno da Terra a cada ~29 dias.

Acompanhe diariamente o momento do nascer da Lua e você mesmo poderá definir o seu período e a diferença entre os instantes de nascimento. Estas diferenças permitirão verificar além da rotação, o seu sentido, e que sua órbita não é circular, mas tem uma excentricidade.

É assim que é feita a astronomia. Não credite no que os outros falam: tire as próprias conclusões.

• A Lua orbita a Terra, assim ela muda sua posição aparente no céu contra o fundo estrelado. Se você tiver um binóculo e um pouco de sorte poderá ver a Lua eclipsar duas ou três estrelas por noite. Como prova que a Lua se mexe é que os eclipses nunca duram muito tempo.

• acho que eh por causa da movimentacao da terra.

• fala serio

• Ao contrário dos anteriores a LUA não se mexe fica em órbita junto a terra!!!

A terra se move ao redor do sol e faz com que haja as diferentes fases!

Por isso são previsíveis as fases da LUA, o período é sempre o mesmo!!!!

Sign In or Register to comment.