Você define intuição como um dom espiritual ou acessível a todos?

Intuição seria algo limitado a pessoas ditas especiais....

..... ou algo que está ao alcance de todos, desde que se tenha a verdadeira compreensão do que significa intuição......

Ou tudo isso é uma grande bobagem e tolice e não existe essa tal intuição...rs

!?!?!?!?!?!?!?!?

*-*

♥♥♥

Comments

  • A intuição não é algo limitado a um número limitado de pessoas. Esse é aquele velho pensamento que eu apresentei naquela sua pergunta sobre a essência, sobre pessoas que se julgam sabedoras de uma verdade que só elas podem ter acesso. A intuição existe sim, mas não no sentido do senso comum, que é o de aproximar a intuição com a concepção de superstição, como sempre fazem.

    O próprio Kant , em seu Livro " Crítica da razão Pura ", ressalta a importância da intuição como pré- suposto para o conhecimento. Para ele, é a soma de nossa intuição com as representações que nos levam a produzir o conhecimento sobre os objetos. Intuição não é bobagem, ela é crucial, se levada pela viés da racionalidade.

    Recomendo muito a leitura do livro que ei citei acima , apesar de ter de admitir que é uma leitura pra lá de complicada, pelo menos pra mim, mas o aprendizado é enorme, e pode te ajudar a compreender bem essa questão da intuição.

    Livro:http://www.psbnacional.org.br/bib/b25.pdf

    Até.

  • Esse meu " 6º sentido" é infalível . Nunca erra . Intuição é um dom ímpar .

  • Carla, creio que todos tem acesso a intuição, cada um de uma forma, uns mais intensamente, outros menos, mas todos nós temos aquela vozinha interior, que nos alerta, que fala conosco! abraços!

  • Carla, existe sim a tal da intuição, ela é como se fosse um sexto sentido, mas alguns a desenvolvem mais do que outros, porque ela precisa ser trabalhada...assim como vemos e não enxergamos, ouvimos e não escutamos, tocamos e não sentimos, assim pode acontecer com a intuição...para "ouvi-la", é preciso parar, respirar fundo e prestar atenção no que ela tem a nos dizer.

    Beijos Flor, tenha um lindo dia!!

  • Josef!! Que legal que ainda gente que lê Kant por prazer!! Tenha em mim um companheiro. Li esse livro tem tempo, (e claro que vou reler ainda umas duas vezes na vida) recomendo muito que você leia Raiz Quadrupla do Principio de Razão Suficiente , é a tese de doutorado do Schopenhauer, na época um aficcionado por Kant e que com a ajuda de Kant criou, ainda muito jovem, um dos momentos mais inspirados da filosofia. Temos tempo... Mas realmente. Kant é fantástico!!!!

  • Intuição é uma faculdade de equacionar probabilidades.

    Processo feito pelo cérebro de forma muito rápida, não dando a impressão assim de ser um raciocínio.

    Todos temos esta capacidade, mas obviamente, assim como a memória, reflexo e etc, alguns tem mais outros menos.

    Intuir é calcular probabilidades e "acender" a luz de alerta quando algo pode sair fora da ordem natural. Não há nada de sobrenatural, sexto sentido, parapsicologia e demais bobajadas e crendices "new age".

    Eu intuo, que você tá de sacanagem nessa pergunta, amiga.......rs.

  • Intuição ;; Existe sim ;; é só saber enchergar o mundo com os olhos da Alma ;;;

    "Ver com os olhos da Alma"?? É simples ;; mas muito difícil de se chegar a ter sensibilidade suficiente para ter essa tal "Intuição" ;; pois só a conseguimos perceber se nosso coração estiver limpo do veneno aspergido pelo mundo a todo momento ;;ou seja ..fofoqueiros ..mentirosos e mal caráter nunca terão intuição nem na hora de atravessar a rua ;;rs

    Abraços ;;;

  • Olá Carla. A intuição existe e todos nós a possuímos, o que muda são só os graus. Alguns possuem uma sensibilidade mais apurada e outros não. Não considero a intuição um dom e sim um complemento de nossos cinco sentidos que são aceitos pela ciência. Por ser algo abstrata e subjetiva, torna inviável sua comprovação, mas existe. Quem nunca , por uma questão de segundo sentiu que era melhor ir por esse caminho ao invés daquele? Isso é a intuição, não necessária uma predição completa de algo que está por vir. Ela pode pode ser muito sutil, quase imperceptível, mas está lá para quem quiser ouvi-la. Abraços....

  • Carla!

    Todos possuem, mas dependendo da essência e sensibilidade de alguns ela é mais aguçada. Como respondi na sua outra postagem: A intuição é um julgamento intuitivo, que não procede de lógica. Dizem que a pessoa que tem intuição é capaz de emitir com frequência, julgamentos exatos e justos sem a possibilidade de lógica e sem possibilidade de analise. Concluindo: Ela é a nossa percepção instintiva, podendo trazer conhecimento imediato dos fatos... O pressentir do que é verdade.

    Bjkas de Paz!

  • oii

    bem acho que é uma coisa acessivel a todos

    pois na minha opinião

    são coisas e atuações simples que evita que algo pode acontecer

    digo por escolher a passar em um lugar

    e não era para passar

    pois era uma atitude nada correta

    como entrar em uma jaula cheia de leões e não querer ser mordido

    não precisa de intuição para saber disso

    mas sabe que pode acontecer

    nas coisas pequenas a mesma coisas

    por isso que é confundido com um dom

    muitas vezes

    penso assim

    se me entendeu

    beijossss

Sign In or Register to comment.