Trigonometria, em triângulo sem ângulo reto. 10pts?
Num triângulo sem ângulo reto, a tabela de "proporção" seno, cosseno e tangente é válida?
Por favor, me responda o porque da resposta, e como eu devo calcular nesses casos.
Estou perguntando isso porque para calcular é necessário saber qual aresta é a hipotenusa, e no caso de um triângulo sem ângulo reto ela não existe, e mesmo considerando a aresta maior, quando é feito as contas não da certo com a tabela, por exemplo, eu divido o cateto oposto pela suposta hipotenusa com base no ângulo "x" e não dá o valor correspondente na tabela.
Estou utilizando o Autocad para desenhar os triângulos e ver as medidas, só pra ter certeza dos valores.
Desculpe pela noobice na matemática desde já...
Update:Obrigado pela resposta, era isso mesmo.
Para Gabriel, não é nenhuma questão, estou apenas tentando entender o máximo que eu puder sobre trigonometria, já que vou estudar engenharia, e funções trigonométricas costumam ser bastantes utilizadas.
Comments
Normalmente quando não se têm o ângulo reto, são oferecidos ao menos dois ângulos e dois lados ou dois lados e um ângulo. No primeiro caso, utiliza-se a lei dos senos, a/ sen a = b/ sen b = c/ sen c. No segundo caso, utiliza-se a lei dos cossenos onde a² = b² + c² -2. b. c. cos A (este "A" corresponde ao ângulo oposto ao lado a).
tira uma foto da questão e posta e coloca o link pra melhor responder essa questão