Religião e Espiritualidade: Ateus vocês acham que isso seja possível algum dia?
Criónica(PT-PT), ou Criônica(PT-BR) é o processo de preservação
em baixas temperaturas de humanos e outros
animais que não podem mais ser mantidos vivos
pela medicina contemporânea, na esperança de
que a cura e reanimação sejam possíveis no
futuro. O termo é uma tradução do inglês cryonics,
derivado da palavra grega κρύος (kryos), que
significa congelado.
A criopreservação de pessoas ou animais não é
reversível com a tecnologia actual. A razão para a
criónica é de que as pessoas que são consideradas
mortas pelos actuais critérios legais médicos
podem não necessariamente estar mortas de
acordo com a definição mais rigorosa de morte
teórica de informação. Supõe-se que as pessoas
criopreservadas poderão um dia ser recuperadas
usando tecnologia altamente avançada do
futuro.
Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Criônica
Ateus vocês acham o processo possível?
Não pergunto com intuito de ofender.
Update:Olá Rita, tua resposta foi bem elaborada, parabéns!
Eu sou cristão, não evangélico, e nem católico, vivo a base do cristianismo primitivo, mas diferente de alguns outros cristãos eu sou tolerante a alguns aspectos científcos, penso que a ciência pode andar em conjunto com a religião.
Claro que não concordo com tudo que a ciência diz, mas apoio várias posições tomadas por ela para resolução de problemas de saúde como Doenças.
O objectivo principal destas minhas perguntas científicas é, ouvir opiniões de Ateus acerca do tema em que ela é posta. Como falaste dá-se a entender que estou demonstrando minha aversão, ou contrariedade a temática da pergunta, pois eu não acredito na Revivência de um corpo morto a anos, que porém está preservado de forma criónica, mas vim perguntar direcionalmente e de modo proposital para Ateus, pois vocês são os mais ligados as ciências, as logias e suas extruturas. Vou divulgar mais um pouco a pergunta, e se quiser também podes ajudar.
Comments
Moab
Você quase pediu desculpa por ter posto a pergunta, tendo o cuidado de dizer que não quer ofender os Ateus ao coloca-la.
Não precisa de fazer isso, por duas razões: A primeira é que nenhum Ateu se vai sentir ofendido por você lhe colocar qualquer questão cientifica!. A segunda é que a sua questão não tem qualquer intenção ofensiva subjacente.
Contrariamente e como você reparou a sua questão era cuidadosamente colocada aos Ateus e a primeira resposta que lhe aparece é a de um religioso a dizer que não concorda! Nem sequer percebeu que a pergunta não lhe era dirigida - nem lhe respondeu a ela!
O único objetivo dessa resposta, não foi responder á sua pergunta -> foi mostrar que estava contra! Se alguém lhe fizesse isso a alguma questão religiosa dela - certamente que iria ser o fim do mundo!
É curioso ver a posição, sistemática, de alguns religiosos contra a ciência, como foi mais este caso, esquecendo-se que a religião matava (queimava vivos) por exemplo todos aqueles que afirmavam que a Terra andava á volta do Sol. Creio que hoje, para qualquer religioso, isso é tão evidente que nem lhes passa pela cabeça afirmar o contrário - no entanto a sua forma de pensar sobre a ciência continua a mesma da Idade Média.
Relativamente á sua questão:
Mesmo não fazendo a distinção entre a preservação de "corpo inteiro" e a neuropreservação, a sua pergunta encerra várias questões, ou melhor dizendo, vários níveis da mesma questão:
1º Nível: A Criopreservação "PODERÁ" ser uma tecnologia viável no futuro? Sem dúvida que SIM e provavelmente não será a única forma de preservação!
2º Nível: A Criopreservação é uma tecnologia viável atualmente? A resposta é obviamente NÃO!
Em relação ao primeiro nível sem dúvida que SIM porque estamos a falar de tecnologia e uma das características de qualquer tecnologia é o da sua permanente evolução, este caso (criopreservação) não é, nem vai ser, exceção.
É uma tecnologia que já evoluiu muito e é cada vez mais utilizada em processos científicos embora com desafios menores do que aquele que colocou.
Lembre-se que o homem, no século XX chegou á Lua apenas 61 anos depois de ter realizado o seu 1º voo aéreo no inicio do século .
Atualmente o desenvolvimento tecnológico é tão rápido que o "amanhã" quando chegar -->já é "antes-de-ontem".
Em relação ao segundo nível sem dúvida que NÃO porque, é uma tecnologia, ainda numa fase muito inicial neste campo de aplicação, e como tal remete para o futuro alguns problemas que poderão não ter solução na futura tecnologia de reversão.
Resumidamente: danos físico-químicos a nível celular e/ou a toxicidade dos "crioprotetores".
Tem havido avanços significativos na "ultrapassagem" destes problemas - mas ainda não estão resolvidos!
Como reparou não abordei aqui qualquer aspeto relativo a metodologias e/ou filosofia de princípios dado que não só isso não era pedido como também porque o espaço de resposta é limitado.
Espero ter, de alguma forma ajudado e/ou respondido á sua questão, caso isso não tenha sucedido, coloque as suas dúvidas em detalhes adicionais que eu tentarei responder, certo?
Claro que estou disponível para colaborar com esta ou outra pergunta de carater cientifico (numa ótica de respeito mutuo) quanto á questão subjacente que Ateus = Ciência não é exatamente o correto, será mais correto considerar Agnóstico = Ciência (até porque qualquer cientista que se preze -->não "descarta" nenhuma hipótese de explicação).
Se há 180 anos atrás alguém falasse "ah, no futuro, poderemos curar pessoas doentes enchendo elas com sangue (transfusão) de outras pessoas", médicos chamariam esse alguém de doido.
Se há 100 anos atrás alguém falasse "ah, no futuro poderemos curar pessoas doentes usando pedaços (órgãos) de gente morta". Os médicos chamariam esse alguém de louco ou burro: "és louco! Não entendes nada de medicina!"
/
/
Não acho que isso é possÃvel, nem acho que é impossÃvel. Mas sei que, o que era loucura para os ignorantes de 180 anos atrás, hoje é realidade (transplante de órgãos e membros). Quem sabe o que será realidade daqui a mais 180 anos?
/
/
/
/
/
PS: não sou ateu.
a ciência é a porta de entrada da tão esperada e sonhada era de mashiach. é através da ciência, nessa era de mashiach, que D-us, através do próprio ser humano, é logico, acabará com as doenças, e até mesmo com a própria morte.
Não, pois as células ficam perfuradas pelos cristais de gelo. E quanto ao cérebro, 5 minutos sem oxigênio já podem causar lesões irreversÃveis, dirá vários anos.
Oi moab obg pela sua resposta me confortou bastante msm... gostaria de ter como amigo vc poderia me add? Fb [email protected]
Oliveira
Quando a ciência ficar mais culta poderemos viver centenas de anos, trocar nossa consciência de corpo, ou fabricar “peças”...
Oi, nao sou nem um nem outro, mas posso te dizer de que nao acredito nisto nao..
Não sei se os ateus acreditam nisso, acho que alguns devem até acreditar, pois defendem muito a ciência..
Eu como religiosa não acredito, e sou totalmente contra essa pratica. Acho uma afronta os cÃentistas quererem manipular a vida esperando encontrar a "formula" da ressureição.
So Deus tem poder sobre a vida.
Glória a Deus hoje e sempre!!!!!!!!