Religião é o mal do mundo? Opine!?

Sempre houve discórdia entre as religiões, mesmo havendo respeito, cada um acha que sua religião é melhor do que a do outro, já houve guerras, confrontos e nos dias atuais também ocorrem...esta pergunta teria uma conotação maior, mas não quero criar nenhuma polêmica.

Comments

  • Em 1844, Karl Marx, filósofo alemão, escreveu: “A religião . . . é o ópio do povo.”

    Naquela época, quase todas as pessoas freqüentavam uma igreja, e a religião exercia forte influência em todos os níveis da sociedade.

    Hoje, isto mudou drasticamente, e a religião desempenha pouco ou nenhum papel na vida de centenas de milhões de pessoas.

    Os que realmente freqüenta uma igreja são parte duma minoria.

    Tem havido um renovado Interesse em Religião, hoje em dia causado pela sensação mundial de desilusão com os governos e a segurança.

    Isso faz com que muitas pessoas sinceras reconheçam a necessidade de haver um lado espiritual na vida.

    Ai percebem a necessidade da religião.

    Mas dai caem em ponto.

    Procuram aquela que mais satisfaz seus anseios, e eles não são satifeitos.

    Dessatisfeitas com as principais igrejas, e algumas também têm dúvidas sobre as novas religiões — incluindo cultos de cura, grupos carismáticos, seitas esotéricas e até grupos de adoradores de Satanás.

    O fanatismo religioso também se está manifestando. Portanto, a religião está mesmo passando por um reavivamento, mas de forma sofrível.

    Por isso embora pudesse ser melhor a religião não é o mal do mundo, ela até que ajuda a colocar um pouco de freio neste mundo descontrolado que vivemos.

    Beijão...

  • A discordância entre as religiões, doutrinas, filosofias, sobre tal ou qual assunto sempre existiram.

    Mas não é por isso que devemos considerar que a religião é o mal do mundo, pois tal discordância é também benéfica.

    Todas são necessárias, assim como óculos diferentes são necesários para pessoas com problemas visuais diferentes.

    O mal do mundo, é a arrogância, o preconceito, a presunção de alguns religiosos ao acharem que "seus óculos servem para todos".

    Assim como um óculos mal receitado estraga a vista de quem não precisa, a religião, quando é aceita por imposição, insistência, cegamente por uma pessoa, acaba por piorar seu estado em vez de melhorar.

    Verdadeiros religiosos, criam novos religiosos. Fanáticos criam fanáticos.

    Mas mesmo os fanáticos, devem ser respeitados, assim como se respeita um doente.

    Para esses, a religião é uma muleta ( como muitos têm o costume de dizer), e a pergunta fica:

    -"Quem seria tão cruel para chutar a muleta de um aleijado, ou a bengala de um cego?"

    Pois impor algo a uma pessoa, coagi-la a aceitar algo, seja religião, sistema político, filosofia, ou mesmo uma teoria científica, não é um ato de amor, e sim de mais pura crueldade.

    Paz.

  • Esses conflitos religiosos na verdade são mais políticos. Esses líderes usam o nome de algum deus para ganhar a simpatia do povo.

    Fui muitos anos contra religiões até que comecei a trabalhar como educadora. Percebi que crianças em que a família possui alguma religião e a pratica são mais calmas e menos revoltadas.

  • Não! O mal é o fanatismo religioso!

  • Ainda que a religião seja uma criação do homem, é um bem para a humanidade. Mesmo o ateu crê em alguma coisa, ele não precisa obrigatoriamente crer em Deus desde que leve uma vida digna para si e para seus próximos.

  • Abraão Lincoln, ao explicar por que jamais se afiliou a alguma religião, disse: “Quando alguma igreja inscrever sobre seu altar como as únicas exigências para ser membro dela a declaração condensada do Salvador sobre a essência tanto da lei como do evangelho: ‘Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de Toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e a teu próximo como a ti mesmo’ — a essa igreja eu me afiliarei com todo o meu coração e com toda a minha alma.”

    As palavras citadas por Lincoln foram proferidas por Jesus Cristo e acham-se na Bíblia, em Lucas 10:27. Indicam claramente o amor a Deus e ao próximo — como o marco identificador da verdadeira religião. Não é de admirar que as pessoas se afastem ao ver pessoas supostamente cristãs e outros religiosos, lutando e matando uns aos outros em guerras sanguinárias, ou seguindo e promovendo modos imorais de vida que prejudicam a eles próprios e a outros.

    Por outro lado, as Testemunhas de Jeová, em todo o mundo, tornaram-se bem conhecidas neste século como pessoas que mantêm estrita neutralidade para com os conflitos das nações. Durante a Segunda Guerra Mundial, centenas delas foram executadas por se recusarem a transigir quanto a seus princípios cristãos. Há atualmente países em que os rapazes em idade escolar que são Testemunhas sabem que, ao se formarem, terão de confrontar-se com muitos anos de prisão por se recusarem a obedecer o serviço militar obrigatório. Em alguns outros países, onde a educação é tida em alta conta, jovens em idade escolar preferem pôr de lado as perspectivas de se formarem a tomarem parte no treinamento nas artes marciais. Por quê? Não por serem contra o governo ou serem anti-sociais, mas devido a que seu amor a Deus e ao próximo os move a não participarem nos modos violentos de agir do mundo.

    O que dizer da boa moral em palavras e em ações? Alguns talvez afirmem: ‘Não existem pessoas boas em todas as religiões?’ Sim, mas tal “bondade” talvez nada tenha que ver com o amor a Deus, e, com muita freqüência, transforma-se em maldade em épocas de crise. As palavras de Jesus Cristo, supracitadas, mostram que o amor ao próximo é secundário ao amor a Deus. O verdadeiro amor ao próximo tem de basear-se no amor a Deus, ou ser motivado por ele.

    Assim, as Testemunhas de Jeová, além de se esforçarem de levar uma vida bondosa e de boa moral, demonstram esta espécie de amor quando oferecem seu tempo e suas energias para visitar as pessoas de casa em casa, a fim de compartilhar com outros algo de ímpar — uma esperança, baseada na Bíblia, de vida eterna aqui na Terra, em paz e harmonia com os homens e com Deus. — Isaías 45:18; Revelação 21:4.

  • Com certeza! A religião desde que surgiu nos primórdios dá história humana só trouxe discórdia e guerras e infidelidade dos inescrupulosos para com o verdadeiro Deus.

    E, podes ler nos eventos bíblicos que o Ser Divino ao selecionar o povo judeu lhes ordenou que não se envolvessem com as outras nações pois estás lhes desviariam de servirem com fidelidade ao Ser Divino, e vemos através dos eventos que muitos foram desviados e sofreram, 1 coríntios 10: 1 a 11= as conseqüências, por se desviarem da adoração verdadeira.

  • claro que não, Rosinha

    a cada uma conforme a evolução moral dos que a freqüenta

    não acho que a minha religião, espírita, seja melhor que outras. o que eu sei é que nela me sinto bem, obtive muitas respostas, que não encontrei em outras

    é isso aí

    bjim

  • o mal nao é a religião mas o egoismo das pessoas

  • As pessoas são o mal do mundo, quando se trancam em seu próprio casulo e ignora o próximo.

Sign In or Register to comment.