As reações de combustão de hidrocarbonetos, como o gás de cozinha, em condições ótimas, originam apenas gás carbônico e água como produtos da reação, produtos estes que não deixam nenhum sinal de resíduo durante a combustão.
Quando o gás está em seu final, a pressão dentro do bujão passa a ficar cada vez menor, o impulso do gás combustível que sai no queimador do fogão é insuficiente para fazer com que o oxigênio entre na tubulação de combustão pelo sistema Venturi de forma eficaz, havendo a queima com uma baixa taxa de oxigênio. O sistema Ventui funciona da seguinte maneira: quando um fluido passa de uma região de alta pressão para uma outra de baixa pressão, este tem a tendência de puxar o fluido que estiver ao seu redor, no caso do fogão, o ar com seu oxigênio.
A entrada de oxigênio nos fogões é feita por uma "janela", um furo no cano onde passa o gás, em forte fluxo, este furo pode ser mais ou menos aberto por uma válvula, que fará com que mais ou menos ar possa ser tragado pelo fluxo do gás.
Uma chama com muito oxigênio tende a ficar muito azul, ruidosa e fácil de ser apagada, e do contrário, com falta de oxigênio, a chama fica amarela, fuliginosa e menos calórica, pois as reações envolvidas nesta chama são menos exotérmicas.
Então, em fogões desregulados, com resíduos nos queimadores, ou com gás a baixa pressão, teremos uma ineficiente mistura entre os gases combustível e comburente.
Quando falta oxigênio na reação de combustão, o próprio gás hidrocarboneto atua como comburente.
O comburente atua como um oxidante, logo, sofre redução.
Um hidrocarboneto sofrendo redução, originará carbono elementar, que é o negro de fumo, aquela fuligem preta que conhecemos, que é constituída basicamente de carbono amorfo.
Na chama das velas, este fenômeno ocorre sempre, pois não existe uma alimentação eficiente de oxigênio para queimar a parafina que sobe o pavio.
A fuligem vem da combustão incompleta do gás (um composto orgânico), assim, átomos de carbono livres (que são particulados sólidos) formam os depósitos pretos nas panelas. A combustão incompleta se deve justamente à falta de regulagem.
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As reações de combustão de hidrocarbonetos, como o gás de cozinha, em condições ótimas, originam apenas gás carbônico e água como produtos da reação, produtos estes que não deixam nenhum sinal de resíduo durante a combustão.
Quando o gás está em seu final, a pressão dentro do bujão passa a ficar cada vez menor, o impulso do gás combustível que sai no queimador do fogão é insuficiente para fazer com que o oxigênio entre na tubulação de combustão pelo sistema Venturi de forma eficaz, havendo a queima com uma baixa taxa de oxigênio. O sistema Ventui funciona da seguinte maneira: quando um fluido passa de uma região de alta pressão para uma outra de baixa pressão, este tem a tendência de puxar o fluido que estiver ao seu redor, no caso do fogão, o ar com seu oxigênio.
A entrada de oxigênio nos fogões é feita por uma "janela", um furo no cano onde passa o gás, em forte fluxo, este furo pode ser mais ou menos aberto por uma válvula, que fará com que mais ou menos ar possa ser tragado pelo fluxo do gás.
Uma chama com muito oxigênio tende a ficar muito azul, ruidosa e fácil de ser apagada, e do contrário, com falta de oxigênio, a chama fica amarela, fuliginosa e menos calórica, pois as reações envolvidas nesta chama são menos exotérmicas.
Então, em fogões desregulados, com resíduos nos queimadores, ou com gás a baixa pressão, teremos uma ineficiente mistura entre os gases combustível e comburente.
Quando falta oxigênio na reação de combustão, o próprio gás hidrocarboneto atua como comburente.
O comburente atua como um oxidante, logo, sofre redução.
Um hidrocarboneto sofrendo redução, originará carbono elementar, que é o negro de fumo, aquela fuligem preta que conhecemos, que é constituída basicamente de carbono amorfo.
Na chama das velas, este fenômeno ocorre sempre, pois não existe uma alimentação eficiente de oxigênio para queimar a parafina que sobe o pavio.
A coloração preta tanto da panela ou outro material proveniente da queima, é carbono, no caso o Gás Puro é inodoro, para evitar acidentes é adicionado um produto para dar o odor caracterÃstico chamado "mercaptana" a panela suja é o carbono residual da queima do excesso de "mercaptana" do gás...
A fuligem vem da combustão incompleta do gás (um composto orgânico), assim, átomos de carbono livres (que são particulados sólidos) formam os depósitos pretos nas panelas. A combustão incompleta se deve justamente à falta de regulagem.
qdo o fogo está desregulado, não há queima completa do combustÃvel, no caso o gás, havendo a formação de fuligem, que nada mais é do que carbono, assim como o da grafÃte.