Pessoas e Governos não planejam fracassar; fracassam por não planejar?

Abusamos do JEITINHO e do IMPROVISO?

Não temos o PLANEJAMENTO como DADO CULTURAL?

Por isso, NÃO COBRAMOS dos POLÍTICOS...

PROJETOS que tenham LÓGICA, FINALIDADE, INÍCIO, MEIO e FIM?

Nós ENCANTAMOS até com INAUGURAÇÃO de MAQUETES?

Comments

  • Como sempre a excelência é a marca registrada das respostas do YSS. Contagiado tanto pelo rigor histórico quanto pela volatilidade da poesia, com algum tempero do improviso -desavisado e meio irresponsável - opino que a composição do tecido social paulista, além, claro, da pressão econômica, seriam os principais fatores do semblante mais sisudo e da maior seriedade e dureza de suas relações interpessoais. Os japoneses são assim.

    Embora acredite que algo de espontaneidade se perderá com o processo de industrialização no Brasil, acredito também que, como dizia Darcy Ribeiro, somos um povo novo, a se construir por si mesmo, sem moldes a serem seguidos, por sermos, na nossa miscigenação inédita no mundo, um povo único entre os povos.

    Daí eu recobro a esperança e acredito que nós é que mudaremos as relações capitalistas, e não elas à nós.

    O exemplo está aí: As crises que ora grassam no primeiro mundo e no mundo àrabe não deixam dúvidas de que a humanidade procura e precisa de novos caminhos.

    E o Brasil pode dar o exemplo.

    Abraços!

  • Pois é, Janus.

    Dostoievski fala algo parecido dos russos em comparação com os alemães.

    Também creio que seja característica cultural que o brasileiro se preocupe apenas com o hoje. Não sei lhe dizer se isso é de todo mal. Pois o calor, o acolhimento e o sorriso fácil do brasileiro, talvez andem junto com a despreocupação com o futuro.

    A comparação do alemão e do russo, feita por aquele escritor, em “O Jogador”, talvez se pareça um pouco com que certa vez me disse um comerciante chinês… “Trabalho para o meu filho e para o meu neto. Meu filho irá trabalhar para o filho e para o neto dele. Vocês trabalham para a cerveja que irão tomar após o expediente. É por isso que nós estamos tomando conta de tudo e vocês têm esse belo sorriso”. Ele disse isso brincando quando eu falei que ele só tinha muito dinheiro porque não precisava dormir, pois os olhos já eram fechados… assim só trabalhava.

    Mas creio também que quanto mais o Capitalismo adentrar no Brasil, quanto mais nos industrializarmos, mais perderemos o calor, o acolhimento e o sorriso. Em uma palavra: perderemos aquela “cordialidade” – descrita pelo pai do Chico – e iremos começar a pensar no futuro. A capital do estado de São Paulo já está neste processo a um bom tempo, não?

    O Sérgio Buarque talvez gostasse, eu já não sei dizer o quanto isso seria mesmo bom.

  • Olá...

    Penso que as oportunidades dadas aos políticos foram propiciadas por nós nas eleições. Não obstante a esta delegação de poder democrático e legítimo, somos passivos e, porque não dizer, culpados, de certa forma, por esta mamata que é o derramar de dinheiro público de uma forma desordenada e irresponsável.

    Ficamos em nossas críticas passivas sem também planejarmos ações ordenadas e concretas em relção às cobranças que deveríamos fazer e não fazemos. As associações que surgem para ajudar a sociedade a erguer a voz, estão corrompidas e malfadadas ao fracasso devido a falta de participação ativa dos membros da própria comunidade. É um tal de "o que vou ganhar com isso?"

    O que você cita é só a ponta do iceberg. É um problemão de proporções imensuráveis (por enquanto)

    Por que que nunca fizeram a reforma tributária, a reforma política, a reforma agrária com descência e ordem? Querem o povo cada vez mais "maria vai com as outras". Os políticos estão preocupados apenas com o respeito aos seus partidos e o tanto de cargos e poder político que podem reter. Só isso.

    É uma tristeza.

  • sei lá, o cebolinha por exemplo, é pelsitente mas sempre apanha da monica. a monica é vitoriosa sem planejar, então acredito que genetica conta mais do que planos infaliveis. kkkk

  • É o jeitinho brasileiro ...

    Se bem que planejar o fracasso ficou meio imbecil... planejar para evitar o fracasso...

  • Piá, eu estou islado em Paranaguá e todo mundo fala só em Japão, Antonina, Morretes, Guaraqueçaba ninguém brada em favor de?

    Tenho a minha família para ser vizitada em Santa Catarina..., 6 tão muito longe da realidade, pois se explotar a usina nuclear do Japão, os brasileirinhos e brasileirinhas de Paranaguá, Antonina, morretes e Guaraqueçaba nem vão perceber que jap... pois se esqueram de nós brasileiros destas comunidades de meu Paraná, o beto deu uma avoada de elicoptis para que o vento das adsas do aparelho afundassem os moradores que estavam quase morrendo som o lôdo, se afogaram no lodo com a inépcia do Beto mal eleito governador do litoral também, quem mandou votar em play boy?

    E o meu havatar está onde?

  • Isto mesmo.

  • É verdade, Janus.

    Só se interessam por dinheiro....nada mais....

    Assim sendo...sem planejamento para nada, fracassam.....

Sign In or Register to comment.