Como os técnicos de som conseguem isso ?
Hão-de reparar que nos shows rock (e outros) os microfones têm atrás deles um montão de amplificadores. que são espalhados atrás da banda. Como conseguem que os microfones captem só o som dos músicos em vez de captarem o som de amplificadoes situados no palco, fazendo assim aquile ruído a que se chama feedback ?
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Para evitar o fenômeno da microfonia (feedback) ou batimento eletro acústico, são usados microfones profissionais DIRECIONAIS supercardióides.
Esses microfones são projetados para captar os sons que são gerados pela frente e atenuar fortemente os sons vindos por trás, e assim, eliminar o fenômeno do batimento eletro acústico. O batimento eletro acústico é a captação do som amplificado e reaplicado ao microfone e novamente amplificado, criando um ciclo vicioso transformado em um apito desagradável.
Esqueceram uma coisa. Existe um equipamento (não lembro o nome) que dá uma atraso (delay) no áudio. Assim, o som que chega ao microfone chega atrasado daquele que está sendo cantatado (ou falado). Por este motivo o cantor tem que ter um retorno próprio. O mesmo equipamento também proporciona atrazos ajustáveis para cada amplificador remoto (com caixas de som) ao longo do ambiente. Isto permite que o som saia simultâneamente em todos altos falantes ao mesmo tempo evitando o efeito de eco e a microfonia (feedback).
Cada mic possui sua característica de capção, alguns são para voz, como os lapelas, que são akeles pequenos usados nas roupas por reporteres. Para som ambiente tem o chamado BOOM e por ae vai... Para cada som que se queira captar, existe o melhor tipo de mic. Leva-se também em consideração a senssibilidade, filtragem, resposta de frequencia e outros fatores. E claro, o fabricante!!!