Crianças e adolescentes que tiram notas baixas por relaxamento devem ser punidos?

Já que estão começando as férias de julho, gostaria de saber se vcs acham que as crianças e os adolescentes negligentes com o estudo devem ser punidos. Não estou falando em castigo corporal, pois sou contra tal prática.

Quero saber se em caso de relaxamento na escola e notas baixas os pais devem colocar os filhos de castigo. Deixo claro que se o aluno tiver dificuldades de aprendizado ou estiver passando por algum proiblema emocional deve ser ajudado e não punido.

Falo de criança e adolescetes que não aceitam os conselhos dos pais, matam aula, fazem bagunça e não se dedicam aos estudos. Devem ser punidos? Devem ficar de castigo nas férias privados de se divertir, tendo que estudar bastante?

Minha irmã educa meu sobrinho de 11 anos assim, esses ano ele está bem na escola, mas já ficou de castigo outras vezes nas férias e em fins de semana por ser relaxado na escola, apesar de muito inteligente. MInha irmã o castiga tirando tv, net, futebol, praia, etc.

O que acham?

Comments

  • Eu concordo com a sua irmã.

    Eu acho que é nessa idade que devemos ser rigorosos com as nossas crianças para que elas aprendam respeito e responsabilidade. Afinal, quando ele crescer e estiver no mercado de trabalho, se for relaxado com seus deveres será punido (demissão ou não reconhecimento). E acho que a sua irmã não que isso pra o seu filho.

  • Uma criança precisa da atenção e ajuda da família. De repente isto não está acontecendo. Muitos adolescentes não estão se interessando pelos estudos, porque querem chamar a atenção da família, não conseguem se organizar porque ficam muito à vontade e não conseguem discernir o que mais importante nos devidos momentos. Lembre-se não basta falar para ajudar, tem que participar, às vezes com mãos de seda, às vezes com mãos de ferro. Tenha muito carinho, mas não aplauda o fracasso. Procure de uma forma sincera e firme saber o que está acontecendo. Ouça, reflita, discuta, pondere, programe, exija, ajude, corte o que for necessário, conceda o que for possível. Jamais pense em punição, porque isso é do tempo da escravidão e não está no projeto de Deus. O trabalho com o ser humano jamais terá uma receita. Não existe uma resposta pronta. Estaria sendo irresponsável se te dissesse o que fazer: como puna ou não puna.

  • Castigar, não. Punir, sim. Veja e avalie a diferença.

    Castigar: fazer algo que marca fisicamente;

    Punir: deixar de dar algo que ela gosta ou suprimir regalias por algum tempo. O castigo só é lembrado enquanto dói; a punição nunca é esquecida.

  • axo q sim... nunc precisei minh mae m castiga -se pq n quero imaginar s tira -se mas notas..sempre tiv ess divida para com a minh familia e tb pk penso no meu futuro! se o seu filho n ta pensado n vida futura..axo q sim, deve castiga lo..se ele n ta vendo o caminho mostre lhe voce!

    boa sorte

  • Concordo com o castigo,eles devem saber desde cedo que,a vida é feita não só de diversões mas também deveres,para conquistar a liberdade tem que fazer por merecer,saber respeitar as oportunidades que lhes são dadas.

  • é uma coisa complicada e concordo com voce e tua irma, veja bem ela retirou as "mordomias", do teu sobrinho, eu mesmo acho que a coisa vai por este lado, mas um "puxão" de orelhas(realmente e praticamente falando) raramente é bom, para eles sentirem que tem responsabilidades desde pequenos.

    bom final de semana.

    fácil fácil, mole mole.

  • Sua irmã é ótima. É isso aí!

  • Olá Raimundo,

    Parabéns pelo tema!

    Em minha modesta opinião, as crianças/adolescentes que tiram "notas baixas", antes de serem punidos devem ter o acompanhamento necessário dos pais/professores, bem como de psicólogo ou pedagogo para avaliar junto com esses pais/professores quais os problemas encontrados, como solucioná-los ou mesmo se detectar algum distúrbio, alguma fase de crescimento, alguma animosidade que possa estar existindo em relação: à classe, a/o professor/a, à Disciplina e aos colegas dessa Escola ou mesmo a questões alimentares. Poderá haver em alguns casos da fase de adolescência problemas originários dos meios aos quais a criança pode estar tendo acesso e os pais/professores desse aluno não tenham tido conhecimento.

    Dado a complexidade desse tema, urge-se que essa Escola deva manter constantemente reuniões com Pais e Mestres, buscando não só aproximar-se dos pais como do habitat de seu cliente, isto é, seu aluno.

    Por ser a fase de adolescência uma das mais complicadas em relação ao tratamento do contatos professor/aluno pais/filhos a Escola deve empreender um melhor tratamento a questões que fogem ao seu controle.

    Embora o personagem pertença a fase jovem, a novela das oito PARAÍSO TROPICAL da emissora GLOBO está tratando de forma incipiente o tema, porém traz a luz aos telespectadores sobre questões emocionais que podem estar envolvidas com a queda do rendimento escolar de determinados alunos.

    Boa semana!

    ÍNDIO.

  • Olha, tive uma fase que relaxei na escola e meus pais me puniram, isso me ajudou a ver que o tempo que gastava na escola era um tempo precioso e que precisava melhorar minha conduta.Esta é uma questão extremamente pessoal, eu gostei de ter sido punido, aprendi a valorizar e a ter responsabilidade na escola.

  • ACHO QUE NÃO DEVE BATER.

    MAS CORTAR COISAS DE QUE GOSTAM MUITO SIM.

    CONFORME FOREM MELHORANDO, VAI PREMIANDO.

    BYE!

Sign In or Register to comment.