ajuda, quais as vantagens de se usar o computador no ensino da matemática?

Quais as vantagens de se usar o computador no ensino da matemática?

valendo a nota máxima.

muito obrigado.

Comments

  • Essa sua pergunta é um pouco dúbia. "usar o computador para o ensino de matemática" pode significar tanto "usar o computador para passar textos, conteúdos e entrega de trabalhos" quanto ele pode significar "ensinar matemática com auxílio de um programa de cálculo".

    Vou assumir que você se refira ao ensino de matemática com auxílio de programas de cálculo.

    O aluno deve, necessariamente, saber resolver problemas básicos sem o auxílio de computadores. Nesse sentido, há um certo perigo em se ensinar conceitos básicos apoiando-se no computador por que o aluno tende a ficar "preguiçoso" ou "viciado" em resolver todos os seus problemas com os programas.

    O ideal é: ensinar matemática e, uma vez que o conteúdo seja internalizado, ensinar a usar o computador.

    O uso do computador tem um aspecto muito importante, para o aluno, que é a de aproximar o aluno da realidade: na prática, quando deparados com problemas complexos, ninguém perde tempo tentando resolver à mão. O computador é uma ferramenta muito útil e sair da faculdade (ou do ensino médio) sabendo utilizá-lo é um diferencial negativo na formação do aluno.

    Da mesma forma que um arquiteto que não saiba utilizar um programa CAD para projetar possui uma grande deficiencia de formação aos olhos do mercado de trabalho, um engenheiro ou profissional que necessite fazer cálculos que não saiba utilizar o computador para auxiliá-lo também estará, pois haverão pessoas que saibam utilizá-lo (e que trabalharão maior eficiência).

    Além do mais, o computador permite dar exemplos muito claros das limitações numéricas do processamento de dados (principalmente quando se exemplifica casos em que ele induzir o operador ao erro). Esse aspecto em particular permite ao professor se aprofundar em quais aspectos em particular levaram o computador ao erro, e como previnir que isso aconteça. Tudo isso contribui para o aprendizado e domínio que o aluno tem sobre a matemática.

    Eles também servem como gabarito para questões de cálculo e estimulam o aluno curioso a refletir e a experimentar. Futuramente, quando deparado com algum problema, o aluno terá uma poderosa ferramenta à disposição para utilizar, sob a qual ele terá algum nível de domínio.

  • Acho que tem ser usado com parcimônia, não em todos os assuntos da matéria. Acho interessante usar na geometria espacial, relacionando as fórmulas com as formas geométricas para os alunos terem uma ideia.

    Mas, em boa parte dos assuntos da matemática, principalmente nos cálculos, acho que ainda é mais eficiente o quadro e o professor escrevendo nela, resolvendo exemplos!

Sign In or Register to comment.