Como fotógrafo(a) consegue primeiros clientes?

Como conseguir os primeiros clientes trabalhando com fotografia de retrato? Mas nada na área de eventos (nada de casamento, aniversário e festas em geral). Me refiro a fazer ensaios fotográficos mesmo para pessoas que não pretendem ser modelo, afinal há quem queira apenas uma recordação pessoal. Como estarei começando quero pegar trabalhos menores, assim posso me preparar para trabalhos maiores. E para mim não é viável financeiramente trabalhar como assistente de outro fotógrafo agora, e já tenho estudado fotografia por alguns anos.

Enfim, qual a melhor maneira de conseguir clientes começando do zero? Sou nova na cidade onde moro, então não dá para pedir a amigos para fazerem propaganda de boca-a-boca, por exemplo.

Pensei em anúnciar no google adwords, mas não sei se vale a pena, ou se tem uma alternativa melhor.

P.S. Respostas sérias por favor. Se não souber, não responda.

Comments

  • marketing minha fia, marketing ! se ninguém te conhece, mande imprimir uns 500 cartões de visita e vá a luta . No inicio da carreira , pra fazer portifolio, abordava garotas com potencial de modelo fotográfico, oferecia fotos por preços baixíssimos, em troca da autorização do uso de imagens. POr exemplo, vc cobra só 5,00 por foto ,faz umas 20 e entrega no DVD . Se ela gostar joga no FAcebook, e os amigos começam a perguntar quem fez . Ela te indica , e assim começa o marketing boca a boca. A caminhada é passo a passo, pense apenas em abrir um estúdio próprio daqui a 5 anos,qdo vc tiver uma clientela cativa,q te garanta pelo menos o aluguel e contas fixas. Boa sorte na caminhada .

  • Tem um site chamado "escola de freelancer" com boas dicas de como conseguir clientes e fazer propaganda. Acho que pode te ajudar.

  • Vanessa, o primeiro passo é ter um portfolio. Sem ele, nenhum cliente vai te contratar, pois não sabe qual o teu estilo de fotografia, nem se tu realmente sabe fotografar. Monte um, e divulgue.