O universo terá um fim ? ou será um eterno nascimento e morte ??
na revista VEJA há reportagem onde mostra 4 hipóteses para o fim do universo ( congelado, amassado, congelado rápidamente e/ou rasgado) Muitos cientistas(segundo Veja) acham que a melhor resposta é que o universo seja cíclico, com rotina interminável de vida (big bang ) e morte (big crunch). O que vcs pensam a respeito ?? gostaria de saber a opinião de vcs...
Comments
São feitas previsões para a evolução do espaço, ou melhor do Universo. Há até mais de uma opção, como você mesmo citou. Mas não se faz uma previsão rasoável para a evolução da galáxia, que é o "astro" que está ao alcance.
Ainda não há uma definição e nem mesmo uma teoria quanto ao processo que está sendo desempenhado pelas galáxias. Será que as galáxias estão simplesmente girando pelo espaço sem nenhuma alteração - de forma, de tamanho, de entropia, de quantidade de luz emitida - e lá em algum ponto do futuro vão deixar de existir? Ou será mais coerente prever o futuro do Universo com base na evolução das galáxias e entender que justamente esta evolução é que determinará o destino do Universo já que ele é constituido de galáxias?
Há uma curiosa evolução ocorrendo. Tudo indica que a matéria se reúna em galáxias que se adensam no centro. E por outro lado as galáxias se afastam o que acarreta uma diminuição da densidade do Universo. Quer dizer que o Universo está se desintegrando, mas sua matéria está se reunindo...
Eu confesso que me faltam conhecimentos para ir além do que vejo e do pouco que consigo deduzir.
Discordo frontalmente da teoria do Universo cíclico e do big-crunch.
Sobre o fim do Universo eu já respondi aqui no Yahoo!Respostas, na questão do Adelson:
"Quando vai se tornar possível ao homem descobrir a data de validade do Universo?"
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=200...
De qualquer forma você poderá escolher, na lista abaixo, o fim do Universo da sua preferência:
Tempo (em anos) - o que acontecerá:
1E+14 - a atividade estelar ordinária está completada: as estrelas esgotaram seu combustível nuclear
1E+17 - significante relaxação dinâmica nas galáxias
1E+20 - efeitos de radiação gravitacional em galáxias
1E+31 a 1E+36 - decaimento do próton (se as previsões das Teorias de Grande Unificação estiverem corretas)
http://en.wikipedia.org/wiki/Proton_decay
1E+64 (m/msol)³ - evaporação quântica de buracos negros (efeito Hawking)
1E+1600 estrelas anãs brancas se transformam em estrelas de nêutrons (isso se o decaimento do próton não ocorrer antes)
1E+1026 a 1E+1027 - as estrelas de nêutrons sofrem tunelamento quântico transformando-se em buracos negros os quais então rapidamente evaporam (isso se o decaimento do próton não ocorrer antes)
Minha sugestão?
T = 1E+40 anos --> final do decaimento dos prótons.
"All protons decay: 1E+40 years
If estimates on the half-life of protons (1E+36 years) are correct, then protons (and nucleonic neutrons as well) will undergo roughly 10,000 half-lives by the time the universe is 1E+40 years-old. To put this into perspective, there are an estimated 1E+80 protons currently in the Universe. This means the proton's numbers will be slashed in half 10,000 times by the time it is 1E+40 years-old. Hence, there will be roughly ½^10,000 (approximately 5E+3011) as many protons remaining as there are today; that is, zero protons remaining in the Universe at the end of the Degenerate Age. Effectively, all matter would be contained within black holes, which are immune to proton decay, and leptons."
Leia mais aqui:
http://en.wikipedia.org/wiki/Ultimate_fate_of_the_...
http://en.wikipedia.org/wiki/1_E19_s
http://en.wikipedia.org/wiki/Heat_death_of_the_uni...
http://www.on.br/site_edu_dist_2006/pdf/modulo6/o_...
\o/
ROCA
Não aceite o que a obediência cega te diga; descubra você mesmo o que é a verdade existencial sem lacunas nesta matemática de Tarcísio Brito:
Sol (+) > < {(-) Terra (+)} > < (-) Sistema Interestelar, além do que diz esta matemática: uma força neutra entre duas forças contrária, a diferentes temperaturas, tem diferentes energias cinéticas, capaz de responder pela Ciranda da genética do ciclo da vida da Nossa História, alternada a genética do ciclo da vida da Pré-História (repetidamente).
Eu advirto: ainda nos dias de hoje, observações alucinantes esculpem nas caóticas colisões aleatórias das nuvens de gases aneliformes no nosso soberano Sistema Interestelar, como formas mirabolantes de outros mundos e seus conflitantes sóis.
É um alerta em termos positivo para as pessoas que ainda confundem alhos com bugalhos fora do Sistema Solar.
eu nao sei....realmente não...
se fosse tao facil imaginar, deduzir ou dizer qual vai ser o fim, o recomeço... esta população nascida em ano cristão não estaria levando mais de 2 mil anos pra dizer...
Acredito que ele se espanda e depois se contraia(Big Crunch), mas não concordo que tudo vai ocorrer denovo e do mesmo jeito, acredito que será diferente.
Lembrando que nada tem ainda comprovação, a ciência trabalha com possibilidades e não com certezas.
"Nada se cria,nada se perde,tudo se transforma"
É a frase de um cientista que mais se encaixa pra esses tipos de assunto.Mas ao mesmo tempo deixa muitas dúvidas...
Aquela Veja está muito errada P/ começa a Via Lactea so tem 100.000 anos luz de diametro
Outra se o Sol esta a 26.000 A.l do centro da galaxia e
Gliese 581 está a 20 A.l do Sol como pode Gliese estar fora da Via Láctea
Mais refente a pergunta acredito no congelamento rápido ou no rasgado
Um dia os elementos vão acabar, os rios um dia secarão, a vegetação irá morrer e com isso os animais também, como o homem também é um animal. um dia todos vão pro caixão. Só espero estar vivo quando isso acontecer!
Abraço
sinceramente eu acho que sim
eu acho que não vai desaparecer...
o que pode acontecer é tudo mudar, porque nada se perde, ou se ganha, mas sim se transforma... seguindo essa lei eu acho que o universo será eterno...
mas não sei se essa lei irá resistir até que conseguirem chegar ao zero absoluto, pois eu acho que quando chegar a esse ponto, as moléculas se destruiriam...