Curiosidades sobre Ciência e Tecnologia… Pneus de aviões …?

Você achava que os pneus de aviões eram enchidos com ar, como os de nossos automóvies? Pois saiba que não.

O gás usado para isso na aviação é o nitrogênio, pois seu volume não se altera com as variações de temperatura. Dado importante já que as aeronaves estão sujeitas a temperaturas que vão de 50 graus negativos, quando voam, a 80 positivos, quando pousam, devido ao atrito das rodas na pista.

Comments

• Muito boa essa curiosidade, não só os pneus como até o combustivel tem que ser diferente tbm para que no ar não se congele, vlw kiko, sempre noa enviando suas pesquisas e nos informando...........

um abração!

• Obrigado pela dica, que desconhecia. Os tratores, tão comuns no meio rural de nosso País, tb não tem seus pneus enchidos apenas com o ar. Metade da capacidade dos pneumáticos trazeiros. dos tratores, são preenchidos com água.

• Sabia que :

Depois de 150 aterragens os pneus de avião ficam gastos e têm de ser recauchutados. Depois de comprovada que a sua estrutura interna se encontra em bom estado, é aplicada e vulcanizada uma nova camada de borracha. Ao contrário do que acontece com os pneus de automóvel, os pneus de avião apenas possuem ranhuras na longitudinal, porque uma vez na pista de aterragem apenas se deslocam em linha recta. Um pneu pode ser recauchutado nove vezes o que significa que um pneu de avião em bom estado pode ter dez vidas.

É um facto reconhecido, em todos os principais mercados do mundo, que a única diferença entre os melhores pneus reconstruídos e os pneus novos é o preço. Cerca de 20% dos veículos de passeio e utilitários da Europa e 98% dos aviões das linhas aéreas internacionais utilizam pneus reconstruídos.

• valeu KIKO, muito boa sua |explanação.

• Eu não sabia disso......., achei que era maciço.

• Mais uma que eu não sabia. Kiko, informação, diversão, cultura e altos vôos.

• Meu amigo só encho meus peneus com nitrogênio. Aqui no RJ muitos postos oferecem este serviço.

• nao

eu acho q sao de borracha pura

Sign In or Register to comment.