O que é procariótica e eucariótica?

e qual a diferença entre os dois?

Comments

  • Eucariótica = Possui núcleo

    Procariótica Não possui núcleo

    Procarióticas:

    são células desprovidas de menbrna celular. Ou seja, toda célula tem um núcleo, e na grande maioria das espécies esse núcleo é protegido por uma membrana, e no caso das células procarioticas ñ existe essa mengrana deixando então o núcleo da celula espalahado por todo seu interior.

    Eucarioóticas:

    são células, contrárias as procarióticas, ou seja, as eucarióticas possuem essa membrana de proteção do núcleo mantendo-o protegido e ñ espalhado dentro da célula.

    Algumas caracteristicas:

    Eucariota:

    -Tem nucleo

    - Tem organelas

    -Tem membrana celular

    -Tem parede celular

    EX:Algas, animais, protozoarios

    Procariota:

    -Não tem nucleo

    -Não tem organelas

    -Com membrana e parede celular

    EX:Bacterias, cianobacterias etc

  • São tipos de células.

    célula procariotica: não possui núcleo.

    célula eucariótica: possui núcleo.

  • Células procarióticas, são células primitivas ( pró - primitivo, carion- núcleo ). É o tipo de células das bactérias, seres pertencentes ao reino Monera. Essas células não tem o núcleo delimitado por uma membrana, a carioteca, portanto seu DNA fica espalhado no citoplasma. Já as células eucarióticas, já é um tipo celular mais evoluído ( eu- verdadeiro, cárion - núcleo ). É o tipo celular de todos os outros seres vivos, Reino Protista, Fungi, Vegetal e Animal. Essas células possuem o núcleo delimitado pela carioteca, e o DNA fica guardado em seu interior! Espero ter ajudado, sou prof. de Biologia!

  • Nossa! Deixe-me ver se eu lembro: Na biologia, se classifica os seres vivos de acordo com suas caracteríticas, para isso se usa uma tabela chamada taxonomia. Os seres pro e eucariontes são bactérias do reino "Monera", que faz parte seres unicelulares. A diferença é a seguinte: os unicelulares procarionte apresentam uma formação celular pouco desenvolvida, e os eucariontes ao contrário. (sei que não valeu nada minha explicação, mas deu pra ,matar a saudade da escola!!!), ESSA MERECE SER A MELHOR RESPOSTA!

  • São tipos de células.

    A procariotica é a mais "antiga"/ menos desenvolvida, cujo o núcleo fica disperso no citoplasma, ou seja, não existe a carioteca que é a membrana que envolve o núcleo. As bactérias e as mitocôndrias são exemplos dessa célula.

    Eucarariótica - nem precisa explicar nem. São as células que formam os animais, plantas e fungos.

  • procariótica : não tem carioteca

    eucariótica: tem carioteca

    carioteca é uma membrana q protege o material genético

Sign In or Register to comment.