Um crente pode se tornar ateu (veja o meu caso), porém, a recíproca é verdadeira?

Queridos amigos, eu acho que:

Chamar ateus de fundamentalistas é um erro porque pra um ateu, o que prevalece é a razão e o humanismo, e nós não nos apioamos em livros antigos sem argumentos lógicos que não explicam suas alegações (isso é fundamentalismo)!

Não adianta dizer que ateus são absolutistas porque eu mesmo mudaria de postura em relação a minha convicção cética se me provassem com argumentos lógicos e não alegóricos de que deus ou deuses ou fadas ou papai noel existem numa esfera racional humana. E nem adianta vir com a resposta de que a fé é um ente imune a questionamentos porque isso soa muito irracional!

Estou perguntando se um ateu legítimo (não um agnóstico ou ateu por revolta na adolescencia ou por inércia) se tornaria religioso e passaria a acreditar em alegorias literárias absolutistas (e como são absolutistas: "deus existe e pronto!" c.q.d).

Update:

pela milésima vez! é impossível provar a inexistencia de qualquer coisa!! me prove os elfos não existem!!!!! pode-se provar a existencia de algo, não sua inexistência!!!... e não são so céticos que devem provar e sim os crentes!!! digite "bule de russel" no google

só dessa vez e pelo menos tente entender sem achar que isso está ferindo sua fé!

e só porque a ciencia não consegue explicar algo, devemos atribuir isso a explicação teológica de que um ser deliberadamente coordena bilhoes de partículas no universo em tempo real, ouve preces, lê pensamentos, concede o cancelamento das leis físicas (milagre) em detrimento de um ser humano privilegiado por "orar" e crer cegamente mais do que os outros e etc... não soa meio inocente?

e eu não estou querendo aparecer não!!! pra uma boa discussão é preciso boas definições do que pode ser definido. As ideías pelo que eu sei precisam estar apoiadas em argumentos lógicos e racionais para que possam receber o devido valor.

Comments

• Um crente se tornar ateu, isso acontece demais, pois a fragilidade dos argumentos expostos no livros sagrados são tao claros, que basta um pouquinho de racionalidade para ver a infantilidade.Um ateu se tornar religoso, isso nunca vai acontecer. Pois o ateu chegou aonde chegou, olha o mundo com outros olhos. E voltar para onde? Qual refugio? Não existe mais castelos de sonhos, pois todos foram destruidos. Toda a farsa foi desmontada na sua propria cabeça. O paraiso não existe mais, pois tudo é uma questão pessoal, deus ganhou o seu valor real e está esondido agachadinho, dentro de um daqueles bilhões de neuronios da sua cabeça, biblia é uma farsa montada em torno da figura de jesus cristo. Portanto quem chegou a ser um ateu não volta mais, pois entrou numa via de mão unica e sem retorno. É só alegrias. abraços

• Acredito que o mais autentico ateu, é aquele que conhece bem o outro lado, ou seja, quem já viveu e muito envolvido no mundo cristão. Ele tem as maiores razões para ser ateu, e ele sabe bem os pontos fracos do cristianismo mais que ninguem, podemos prever argumentos, podemos prever modos de pensar cristão...

Agora um ateu que não conhece bem a biblia, pode se deixar enrredar por ela sim...pq subestima as falacias, o engodo que só um experiente ex cristão de visão racional consegue ver....

• Acho muito difícil isso acontecer.

Para um ateu virar crente teriam que, no mínimo, provar que deus existe.

• Normalmente no seu caso que parece decpção com sua religião é certo que a recíproca não acontecerá, mas no futuro você poderá adotar algum princípio religio vindo de estudos e observações, e esta forma de adoção fará com que você nunca mude de posicionamento.

Citei o seu caso, mas acho muito difícil um ateu passar a se crente ou católico.

• Vixe!! Só se eu perdesse a capacidade cerebral!!! Eu nunca vou me tornar um religioso NUNCA.

• acho que sim. Tem muito ateu que acredita que deus não exista, esse é o problema. Muitos ateus não são céticos ou se tornaram ateus por inconformismo, raiva, revolta e outras coisas mais, ou seja, essas pessoas não usaram a razão para não acreditar, o que faz a maior diferença...

• não um agnóstico ou ateu por revolta na adolescencia ou por inércia)

nem esses se tornariam teistas

• Um verdadeiro ateu que pensou e refletiu nunca se tornara teista a condição que a ciencia possa provar ,mas o contrario ocorre regularmente da onde as religiões precisam ameaçar e impedir teistas de ter contato com razão e a logica. vc vê ex-ateus convertidos mas na realidade eram teistas que por um motivo qualquer se desiludiram com o seu deus e se dizem ateus mas no fundo so esperavam que melhorasse sua situação para voltar a crer.

• Lógico!

Qualquer pessoa pode mudar de opinião durante sua vida!

É um direito de cada um.

O que não é correto e chega a ser chato é querer mudar a opinião do outro.

aí, meu amigo, ninguem aguenta.

• Impossivel. Só se perder a sanidade.

Sign In or Register to comment.