Um crente pode se tornar ateu (veja o meu caso), porém, a recíproca é verdadeira?
Queridos amigos, eu acho que:
Chamar ateus de fundamentalistas é um erro porque pra um ateu, o que prevalece é a razão e o humanismo, e nós não nos apioamos em livros antigos sem argumentos lógicos que não explicam suas alegações (isso é fundamentalismo)!
Não adianta dizer que ateus são absolutistas porque eu mesmo mudaria de postura em relação a minha convicção cética se me provassem com argumentos lógicos e não alegóricos de que deus ou deuses ou fadas ou papai noel existem numa esfera racional humana. E nem adianta vir com a resposta de que a fé é um ente imune a questionamentos porque isso soa muito irracional!
Estou perguntando se um ateu legítimo (não um agnóstico ou ateu por revolta na adolescencia ou por inércia) se tornaria religioso e passaria a acreditar em alegorias literárias absolutistas (e como são absolutistas: "deus existe e pronto!" c.q.d).
Update:pela milésima vez! é impossível provar a inexistencia de qualquer coisa!! me prove os elfos não existem!!!!! pode-se provar a existencia de algo, não sua inexistência!!!... e não são so céticos que devem provar e sim os crentes!!! digite "bule de russel" no google
só dessa vez e pelo menos tente entender sem achar que isso está ferindo sua fé!
e só porque a ciencia não consegue explicar algo, devemos atribuir isso a explicação teológica de que um ser deliberadamente coordena bilhoes de partículas no universo em tempo real, ouve preces, lê pensamentos, concede o cancelamento das leis físicas (milagre) em detrimento de um ser humano privilegiado por "orar" e crer cegamente mais do que os outros e etc... não soa meio inocente?
e eu não estou querendo aparecer não!!! pra uma boa discussão é preciso boas definições do que pode ser definido. As ideías pelo que eu sei precisam estar apoiadas em argumentos lógicos e racionais para que possam receber o devido valor.
Comments
Um crente se tornar ateu, isso acontece demais, pois a fragilidade dos argumentos expostos no livros sagrados são tao claros, que basta um pouquinho de racionalidade para ver a infantilidade.Um ateu se tornar religoso, isso nunca vai acontecer. Pois o ateu chegou aonde chegou, olha o mundo com outros olhos. E voltar para onde? Qual refugio? Não existe mais castelos de sonhos, pois todos foram destruidos. Toda a farsa foi desmontada na sua propria cabeça. O paraiso não existe mais, pois tudo é uma questão pessoal, deus ganhou o seu valor real e está esondido agachadinho, dentro de um daqueles bilhões de neuronios da sua cabeça, biblia é uma farsa montada em torno da figura de jesus cristo. Portanto quem chegou a ser um ateu não volta mais, pois entrou numa via de mão unica e sem retorno. É só alegrias. abraços
Acredito que o mais autentico ateu, é aquele que conhece bem o outro lado, ou seja, quem já viveu e muito envolvido no mundo cristão. Ele tem as maiores razões para ser ateu, e ele sabe bem os pontos fracos do cristianismo mais que ninguem, podemos prever argumentos, podemos prever modos de pensar cristão...
Agora um ateu que não conhece bem a biblia, pode se deixar enrredar por ela sim...pq subestima as falacias, o engodo que só um experiente ex cristão de visão racional consegue ver....
Acho muito difÃcil isso acontecer.
Para um ateu virar crente teriam que, no mÃnimo, provar que deus existe.
Normalmente no seu caso que parece decpção com sua religião é certo que a recÃproca não acontecerá, mas no futuro você poderá adotar algum princÃpio religio vindo de estudos e observações, e esta forma de adoção fará com que você nunca mude de posicionamento.
Citei o seu caso, mas acho muito difÃcil um ateu passar a se crente ou católico.
Vixe!! Só se eu perdesse a capacidade cerebral!!! Eu nunca vou me tornar um religioso NUNCA.
acho que sim. Tem muito ateu que acredita que deus não exista, esse é o problema. Muitos ateus não são céticos ou se tornaram ateus por inconformismo, raiva, revolta e outras coisas mais, ou seja, essas pessoas não usaram a razão para não acreditar, o que faz a maior diferença...
não um agnóstico ou ateu por revolta na adolescencia ou por inércia)
nem esses se tornariam teistas
Um verdadeiro ateu que pensou e refletiu nunca se tornara teista a condição que a ciencia possa provar ,mas o contrario ocorre regularmente da onde as religiões precisam ameaçar e impedir teistas de ter contato com razão e a logica. vc vê ex-ateus convertidos mas na realidade eram teistas que por um motivo qualquer se desiludiram com o seu deus e se dizem ateus mas no fundo so esperavam que melhorasse sua situação para voltar a crer.
Lógico!
Qualquer pessoa pode mudar de opinião durante sua vida!
à um direito de cada um.
O que não é correto e chega a ser chato é querer mudar a opinião do outro.
aÃ, meu amigo, ninguem aguenta.
Impossivel. Só se perder a sanidade.