Gostaria muito que vocês dessem sua opinião, quanto a alimentação ?

Minha bebêm tem 4 meses , e está em plena saúde graças a Deus , até agora não tivemos problema algum com ela , e ela é uma gracinha ,dorme a noite toda e mama que é uma beleza , é importante resaltar que amamento minha filha com muito amor.,mas ela fica com muita água na boca quando nos vê comer alguma coisa , o pediatra diz que até os 6 meses só se dá leita materno , mas me dá uma peninha .... ,o que que vocês acham ? será que devo dar pelo menos suquinho, ou tentar papinha , feito em casa é claro , ou devo seguir e assistir a sena que acaba me causando muita angustia ? me ajudem.....e muito obrigada.

Comments

  • Novas Necessidades

    A passagem de uma alimentação exclusivamente láctea a uma dieta mista, nada mais é que a integração ao leite (materno ou atificial) de outros alimentos necessários ao crescimento do seu bebê: carne, verduras, frutas, cereais, etc. São as novas necessidades nutritivas, que por volta do quarto mês, representam uma etapa bem precisa na evolução física, psicológica e sensorial do bebê. Parece inacreditável, mas qualquer bebê consegue reconhecer os quatro sabores básicos: doce, amargo, salgado e ácido. Sabe-se que os bebês têm uma predileção inata pelo sabor doce, e isso se deve ao fato de que nos primeiros meses de vida, o recém nascido se alimentará exclusivamente de um único alimento: o leite. Materno ou artificial, este primeiro nutrimento é inconfundivelmente doce ao seu paladar. A alimentação sólida, é um processo que se inicia por volta do 6° mês, e que continua gradativamente por todo o primeiro ano de vida. Porque se definiu este período para o início da alimentação? Os motivos são muitos e não só por razões nutricionais.

    A alimentação exclusivamente láctea não é mais suficiente, pois o leite não consegue mais satisfazer todas as exigências nutritivas de seu bebê. Além de uma necessidade calórica maior, ele precisará de novos alimentos mais ricos em proteínas e ferro, por exemplo.

    Estômago e intestino estão mais maduros: prontos para assimilar alimentos que até agora poderiam ser indigestos, e até mesmo provocar distúrbios alimentares e reações alérgicas.

    O seu bebê agora é capaz de deglutir alimentos sólidos: até este momento, um bebê só consegue chupar, mas agora consegue coordenar os músculos necessários para iniciar a aprender a mastigar e engolir um alimento de consistência diferente.

  • Tive gêmeos. Era uma dureza, mas sabe, eles estavam desnutridos só com o leite materno. A médica que eu ia, PHD em neonatais, dizia que era suficiente. Depois que mudei de pediatra eles começaram com sopinha de legumes, suquinhos e chá, o que mais me espantou é que eles sentiam muita sede.

    Somente após introduzir esses alimentos (naturais, feitos com legumes cozidos sem condimentos, por eu mesma, com caldinha de carne), eles foram de vento em popa.

    Tomaram também Mucilon de arroz, que é melhor do que o de mihlo e cremogema natural.

    As 15h, mamadeira de frutas com leite ninho ou o que vc está habituada, pode ser de caixinha desde que integral, e um pitaco de farinha láctea, batido no mix. Não tenha neuras de engordar sua filha, isso de engordar e deixar a criança obesa é de gente anoréxica. Experimente isso e sempre tenha o acompanhamento do pediatra, se ele aprovar o ganho de peso que vem com ganho de estatura também, vc estará indo na direção certa.

  • querida siga seus instintos. eu tenho um bebe de 3 anos e ela come comida desde os 3 meses de idade e quer saber e um touro no quesito saude. seguir conselhos medicos e interessante mas lembre-se eles seguem cartilhas nos que convivemos diariamente devemos seguir os nossos institos. beijos.

  • Eu tenho 2 filhos e sempre dei umas coisinhas para experimentar à partir dos 4 meses, o que a pediatra me dizia que só é bom evitar muitos líquidos, como sucos, chás etc. porque eles acabam ocupando o lugar do leite que é realmente o mais importante nessa fase.

    Para os meus filhos foi muito bom, porque na hora de tirar o peito eles já estavam acostumados com os gostos de vários alimentos.

  • Quem sou eu pra contrariar o medico? O que posso fazer e' te contar a minha experiencia. Eu nunca tive muito leite e meus filhos todos tomaram leite em po'. Segundo orientacao do pediatra, eu comecei a dar papinha de fuba' e de farinha de aveia para meus filhos quando eles tinham 2 meses de idade. Suco de frutas com 3 meses. So' que tem que tomar cuidado e das primeiras vezes dar pouca quantidade e 1 so legume ou fruta por vez pra poder avaliar como o organismo do bebe reage.

    Acredito que tem ai no Brasil aqueles biscoitinhos de maisena pra bebe, aqueles no formato de dedo... eles sao feitos sem acucar, e de acordo com o organismo do bebe... sao otimos porque a crianca se distrai com eles, estimula o desenvolvimento da coordenacao motora e tudo.

    Lembre-se que se ela comecar a comer outras coisas alem do leite materno, precisara de agua tambem, ta'?

  • Ola,nao se preocupe e dei-lhe umas papinhas proprias para bebe,vivo nos usa aqui os pediatras recomendem que os bebes comecam a comer papinha a partir dos 4 meses,tenho gemeas de 5 meses identicas e ja comen muito bem,meu medico recomendou papinhas da marca gerber e de arroz porque diz que sao as melhores para intruduzir na alimentacao dos bebes primeiro,com as minhas filhas sempre dou primeiro leite e so depois ofereco as papinas misturadas com algum leite,importante dei-lhe de colher,boa sorte e felicidades.

  • Com 4 meses pode dar alguma coisinha pra provar, mas só pra provar, não encha de comida pois não precisa. Continue amamentando. Amamentei meu filho até um ano, foi o suficiente. Agora está com um ano e 8 meses e já come de tudo sozinho.

  • Linda, vc já conversou isso com o pediatra do bebê? olha amiga, eu não sou mãe ainda (é uma pena, sou louca pra ter um filho), mas só que eu acho q vc deve procurar o pediatra (ela já tem?) pra saber sobre isso. Sabe por q, amiga? A humanidade tem enfrentado tantos problemas relacionados à alimentação, que eu tenho certeza que tudo q vc menos quer é prejudicar sua princezinha, né? Olha, no mais, eu torço para q dê tudo certo pra vc e seu bebê, tá? Se vc resolver alimentá-la com outra coisinha, que esse alimento traga muita saúde pra sua filhinha. No mais, ouça o que as mamães do YR têm a te dizer. Depois de ouvi-las, quando vc se sentir confiante, siga o que sua consciência te ordena, tá?

    Beijos! (os beijos são pra ela e não pra vc, tá? risos)

  • inclivel pois passo a mesma coisa que vc e meu filho tambem tem 4 meses,ele fica olhando tudo que como entao resolvi raspar uma maca e uma pera e dar pra ele adorou!,amamento ele no peito tambem ,tentei adicionar suco mas nao gostou muito,nao vou forcar,tambem dou uma ou as vezes duas mamadeiras de maizena em 24h,pois minha mae disse que a maizena engorda e o leite de peito e exelente mas custa a dar uma gordurinha.

  • Só leite materno. Seu bebê estará bem alimentado e com todos os nutrientes necessários para se desenvolver com saúde. Além disso só as vitaminas prescritas pelo pediatra.

Sign In or Register to comment.