Quando a mulher e o homem se tornam velhos?
A velhice é algo terrível para quem não sabe envelhecer. Notamos pessoas jovens que parecem velhos e velhos que parecem moços. Na sua opinião o que provoca essa situação e qual a fórmula correta para envelhecer?
Comments
Quando param de ter objetivos (sonhos) e não encontram motivação para viver.Acho interessante a maneira como os jovens vêem os "velhos".Observam só a aparência física,que é o que menos importa para nós.Se esquecem que continuamos a pensar, fazer planos e realizá-lo,.viver cada dia com alegria e sempre atualizando nossos conhecimentos.
O interessante é que muitas vezes me relaciono com jovens que são bem mais velhos que eu ,quando falam sobre como enfrentam seus problemas do dia-a-dia.
Quanto à aparência física, somos vaidosos também e gostamos de estar em dia com a moda, de acordo com a nossa idade.
Todas as etapas da vida são boas quando gostamos de viver e trabalhar.Nos adaptamos perfeitamente aos desgastes físicos que aparecem,à medida que a idade aumenta.
Quando a mente não envelhece,não sentimos o avanço da idade.Tudo parece normal.A única fórmula que conheço para não envelhecer, é ser um eterno aprendiz na vida.Bjs.
Nota: Me desculpem por ter esquecíido de dizer que já estou na terceira idade, porque poucas vezes me lembro que estou envelhecendo.(só quando a dor fica insuportável,o que quase não acontece,pois me cuido muito bem).Bjs.
Se tornam velhos quando a mente se torna velha e cansada. Essa situação tem sido provocada com mais freqüência em grandes cidades onde o estresse do dia a dia e alto e constante. Em minha opinião a formula correta para envelhecer e viver com serenidade e em busca da sabedoria sempre.
Não é a idade que torna uma pessoa velha e sim a falta de expectativa, a falta de sonhar. Trabalho com o EJA e a cada dia me encanto com meus alunos. São tão criativos e sonham com tantas coisas ainda. Estou sempre me emocionando com eles.
viver uma vida prolongada e saudavel
Praticar exercios,
se alimentar bem,
consultar o seu medico frequentemente
viver de bem com a vida
o que pode provocar o envelhecimento precoce
Estresse
Banho de sol em excesso
rsrs... ecu... hum... Não sei o que faria, mas sei que só assim entenderia um jogo de futebol, rsrs, Só assim ecu entenderia o impedimento... rsrs, sempre faço a mesma pergunta no jogo... O que é impedimento? rsrs... Meu pai não aguenta mais responder, deis dos 8 anos de idade... rsrsrsrs...
To nem ai,vou ficar(estou velho mesmo,e olha que so tenho 30),risossssssssss
A falta de amor acaba com a vida da pessoa. Quem deixa de amar, morre lentamente!
Temos que amar: um vaso de planta, um animal, um amigo ou companheiro, um ideal, para mantermos viva a chama da vida!
... e olha que tenho 62 anos... e muito chumbo nas asas!
O homem e a mulher ficam velhos qdo deixam de sonhar...de ter objetivos na vida.
Oi Vicente,
Eu acho que numa sociedade regida pela lógica capitalista de que o novo é sempre melhor, tornar-se velho é praticamente um tabu...
E a preciosa maturidade (que aflora somente quando as pernas já não têm a mesma firmeza, rsrsrs ) não é valorizada a ponto de fazer as últimas fases da vida serem ainda melhores. Deveria mesmo ser assim? Eu acredito que NÃO!!!
Sem dúvida, cuidar do corpo e procurar estar sempre bonita(o) é uma maneira de amenizar a sensação de envelhecimento e, principalmente, estar bem consigo mesma(o).
O problema é quando a vaidade torna-se uma obsessão. Mulheres que fazem uma plástica atrás da outra, por ex , provavelmente escondem uma grande angústia. Isso evidencia uma imaturidade para lidar com estas novas etapas da vida. Um medo, por vezes infantil, de perder seu valor..
Vejo que a maioria das pessoas tem enxergado a velhice de uma maneira distorcida...
A nossa sociedade está cada vez mais dominada pelas relações mercantis, já reparou???
A produção industrial valoriza a mão-de-obra jovem, porque ela tem menos problema de saúde, resiste mais à fadiga, exige menor salário, tem conhecimentos mais atualizados e mais facilidade de se adaptar às mudanças. E se o mercado valoriza mais o jovem, isso se traduz na desvalorização das pessoas de mais idade, é lógico!!!!
Em outros momentos históricos e em outras culturas, era atribuído um valor à figura do homem e da mulher idosa que raramente lhes é dado hj em dia.
Eu sei te dizer amigo querido que se, por um lado, o passar dos anos prejudica a forma física, por outro, é somente o acúmulo de experiências que enriquece a mente (pelo menos EU penso assim)....O equilíbrio, ponderação e tranqüilidade que a idade traz são qualidades que muitas pessoas almejam!!!
Assim como a morte, envelhecer é inevitável. Saber aceitar essa condição é um dos maiores segredos para ter felicidade quando a juventude já deu adeus há tempos..
Senão a pessoa acaba passando toda a segunda metade da vida na angústia de não poder voltar a desfilar na praia com aquele biquíni (ou aquela sunga) que mal cabia na palma da mão....kkkkkkkkkkkkkkk .
Penso que primeiro passo é tentar colocar os valores sociais em segundo plano e mergulhar no próprio interior a procura da verdade pessoal. Existe no ser humano uma capacidade natural para envelhecer de um modo harmônico. Na medida em que essa capacidade é cultivada, a pessoa começa a se sentir melhor com ela mesma. E consequentemente, quem está ao redor também se sente melhor com ela, produzindo um fluir de energias que faz com que a autoconfiança aumente cada vez mais...
Então, evelheçamos com dignidade e confiança!!!
Essa deve ser a fórmula: encarar a velhice com naturalidade!!! É difícil, mas temos de encarar esse processo para vivermos melhor!
Vamos dar ênfase à qualidade de vida (principalmente à tranquilidade do dever cumprido) proporcionada pela "terceira idade"!!
Beijos pra vc!!!!!!!!!!!
A esperança e a alegria de viver.