É comum prof. universitarios não conseguirem resolver questões do livro texto?

O meu prof. passou uma lista do livro valendo nota. Teve uma questão que não conseguimos resolver e fomos até ele pedir alguma explicação. Após algum tempo lendo a questão ele disse: "Não precisam fazer essa questão". Claramente ele não conseguia resolver, ou melhor pelo menos dar uma explicação que abrisse caminho para a solução.

Isso já aconteceu com vocês? Ouvir dizer que isso não é tão raro.

OBS. Eu passei esse ano no vest. de uma Federal.

Comments

  • Não é comum. Certamente seu profº não tem o livro do Mestre que contém todas as respostas resolvidas,e como não sabia resolver, incluiu a questão na tal lista para vê se alguém resolvia e daí ele aprender. E pt saudações.

  • Quando a gente sai da universidade tem uma sensação que sabe muito pouco e a culpa disso são dos professores que são muito acomodados. Eles sáo reclamam de salarios, sucateamento das universidades, disso, daquilo, mas na verdade tão se lixando pra ela. Comparando o ensino universitario e o ensino do Senai (em áreas correlatas), vejo que os alunos formados no Senai estão mais bem preparados intelectualmente que das universidades.

  • Hoje, a principal meta dos estudantes universitários (com exceção de alguns cursos) é fazer concurso público e, portanto, a universidade é vista por eles como uma simples "fabrica de diplomas". Os alunos não cobram conhecimentos e os professores fingem que dão aulas (nas públicas e privadas- não tem diferença). O bbjetivo dos alunos após ter o dipoloma é estudar para um concurso público que é bastante concorrido. APOSTO COMO OS PROFESSORES DESSES CURSINHOS SABEM A MATERIA NA PONTA DA LINGUA! E porque isso? Simples, os alunos nesses cursinhos querem aprender e quem não tiver competência para ensina-los é mandado embora. Logo os professores se atualizam, leem bastante e são muito esforçados. E porque isso? Devido a CONCORRÊNCIA - ESTA É A PALÁVRA MÁGICA! (concorrência entre os cursinhos). Se houvesse concorrencia de VERDADE entre as universidades, onde governo e setor privado investisse e principalmente COBRASSEM RESULTADOS o ensino superior iria mudar bastante. Hoje os resultados cobrados pelo MEC são muito fracos, dando margem a multi interpretações. Por isso, minha cara, só teremos professores bons de verdade , e não enrolões, quando houver competitividade e punições para incompetência.

  • Em parte a culpa são dos alunos que fingem quando o professor não sabe da materia e que só querem é passar. Não tem coragem de enfrentar os professores com medo de sofrer retaliações. Mas lembre-se que quando acuados todos podem ceder. Não é a tôa que a nossa educação é uma das piores do mundo e isso não tem nada com salários que em alguns casos são muito bons, tem haver sim com competencia.

  • Os professores, como qualquer outro profissional, também erram e tem deficiencias (em qualquer parte do mundo). Aqui no Brasil, onde a maioria dos alunos estudam apenas para ter um diploma, estimulam os professores a não estudarem e atualizarem-se. Outro problema é o "efeito bola de neve", isto é, o professor de seu professor tinha deficiencias e passou essa deficiencia adiante etc (isso é muito comum aquí no Brasil). De uma forma geral, todos os profissionais Brasileiros tem deficiencias graves, provavelmente porque nós não valorizamos o conhecimento.

  • Existem professores e professores. Infelizmente neste pais quem não consegue nada no mercado de trabalho se habilita a ensinar e na maioria das vezes de forma precaria. Já estou na metade do meu curso e concluir que pra ser um bom profissional vc tera que comprar e ler bastante livros, pois se depender de professores estaremos( com exceções) FRITOS. Na minha turma os veteranos falam que a maioria dos roteiros das aulas são escritos pelos professores quando ainda foram contratados e, portanto, está muito desatualizada. Eu tive um de eletromagnetismo que o caderno de aulas estava tão velho que as folhas se destacavam num simples manusear.

    Essa deles não responderem algumas perguntas é quase uma regra e as perguntas são triviais que uma simples pesquisada no livro texto soluciona a questão.

    O grande problema q veja é essa estabilidade CRIMINOSA que os professores tem: Quem entra não sai e se não pode sair porque estudar mais. Os cursos de pós docto. que fazem no exterior são meros pretextos para turismo.

    Não é a toa que o nivel de nosos profissionais que saem das universidades é lamentavel.

    Os concursos públicos para professores universitários beiram ao ridículo. Há dois anos houve um com 12 inscritos e nós alunos, já sabíamos que seriam os 2 vencedores e o pior é q acertamos na mosca. Me preocupo pois daqui a 6 anos poderei está nesta lista de concursos.

    Se os governos queserem melhorar a educação no Brasil terá que começar a modificar esses "concursos" que só entram apadrinhados e futuros parazitas.

  • É comum, sim. Tenho amigos que são professores universitários e passam por situações semelhantes, de ficar em dúvida quando questionados. Sabe o que acontece? A gente pensa que professor, ainda mais num nível superior, sabe tudo. Isso não é verdade... Eles têm dúvidas como a gente. Além disso, ele poderia estar preocupado com outras questões (talvez até da vida pessoal), e por isso não estava com cabeça para a sua questão. Eles são humanos, e bem humanos, como nós.

  • Apesar de não estar nem perto de entrar na faculdade, eu acho que isso não é um bom sinal. Você deveria buscar conversar com esse professor para ter certeza se ele não sabe mesmo aquela resposta, ou se apenas espera que vocês pesquisem e deem o máximo de si para responder as questões.

    Se tiver certeza de que ele não sabe as respostas, primeiramente converse com seus pais para depois tomarem alguma providência.

  • Infelizmente esse é o lado ruim de ser professor,pois as pessoas ainda acreditam que por ser professor tem que saber tudo ,mas ninguem é dono do saber absoluto,nós podemos aprender todos os dias . Ele simplesmente poderia ter dito que iria pesquisar e traria a resposta na próxima aula,mas isso varia de professor pra professor...

  • E isso que aconteceu foi em uma Universidade Federal?

    Voce pode analisar o problema por ângulos diferentes. Não é porque uma pessoa é professor que deve saber tudo. O problema poderia ter algun equívoco de elaboração. Mas ele foi descuidado em passar uma lista de exercícios sem conhecerr o que estava pedindo aos alunos para responderem. Depois, se fosse mais seguro, poderia ter dito, sem nenhum pecado, que precisaria olhar para o problema com mais cuidado, que ele estava com dúvidas.

    Se fosse eu, teria feito assim. Ficou pior negar a verdade.

Sign In or Register to comment.