Sentí vergonha alheia?

E então ele veio e se foi.. pois é, estou falando do Barato Obama.. Calma, não errei o nome não... é que foi assim que um dos populares, chamou ele no Rio. A ignorância é tanta, que as pessoas nem sabem como o sujeito chama..rs Aliás, esta viagem dele se assemelha em muito, com outras tantas visitas de estadistas ao nosso país. Toda vez que vem um estadista mais famoso aqui, a programação dada a ele é sempre a mesma.. favela, escola de samba, criança batendo tambor, e meia dúzia de retardados pulando de um lado pro outro, dançando capoeira. Eu até ia fazer uma aposta, jogando com vocês, que isso iria acontecer... mas achei melhor nem apostar, pq a coisa é tão óbvia, que eu até fiquei com vergonha de ficar sem apostadores, já que vocês todos tbém já sabiam que isso ia acontecer.

Bom, dito e feito.. lá veio mais um presidente americano, recebido com todos os rapapés que as autoridades e não autoridades brasileiras, prestam aos dito cujos. A única coisa que me constrange e me dá uma certa vergonha "alheia"(tipo.. eu sinto vergonha pelas pessoas que estão passando por tal situação).. é no caso das solenidades e das visitas turísticas que propoem a essas pessoas que vem de longe, visitar o nosso país. Eu gostaria muito de poder entender, o pq de sempre levarem essas pessoas, pra ver o que temos de pior aqui no Brasil. Ou alguém discorda de mim, que ver criança em ditos "projetos sociais".. batendo tambor, e jogando capoeira, é algo interessante de se mostrar a um visitante? Eu fico imaginando daqui, o que eles devem pensar, qdo estão diante dessas porcarias que são mostradas a eles. Nem é bom pensar.

Mas o que mais me irrita, é saber que um país enorme como o nosso, é sempre resumido ao Rio de Janeiro. Como se o Rio simbolizasse toda cultura popular do país.. o que não é verdade, já que temos outras riquezas culturais, que não só escola de samba, e Olodum mirim.. assim como aquela imbecilidade que não leva a lugar nenhum, como a capoeira. Mas na cabeça dos que gerenciam, eles acham que aquilo nos representa e é a nossa cara. Por isso as pessoas que saem do nosso país, levam sempre a imagem de um Brasil paupérrimo e involuído.. o que não é verdade.. pq se tirassem esses estadistas do circuíto Rio-Brasilia-Salvador.. veriam que o país é riquíssimo e que temos muito mais coisas boas e decentes a mostrar. Eu morro de vergonha, qdo vejo um presidente de qquer nação, sentado diante de uma roda de capoeira, ou de uma apresentação de crianças batendo tambor.. com a desculpa de que aquilo é um projeto social. Só por curiosidade, gostaria que me provassem, que qquer uma daquelas crianças que jogam capoeira, ou batem tambor, deu certo na vida depois, se tornou alguém importante, e com algum valor social.. só isso que eu quero que me provem.

Desde qdo tbém, levar um presidente a uma favela carioca, é um bom programa? Desde qdo o Rio tem alguma coisa boa a oferecer, senão um amontoado de favelas, ruas sujas, gente feia, e a constrangedora presença da polícia nas ruas, em contingente sempre excessivo, caso contrário a bandidagem volta e toma conta novamente? O Obama não é isso tudo tbém, muito pelo contrário, é um dos presidentes mais sem expressão que os Estados Unidos já tiveram.. basta olhar para ele e sentir isso... É até simpático e tal...mas só.. pq não impôe nenhum respeito.. é um sujeitinho comum.. que talvez tenha até gostado de tudo que mostraram a ele, mas que se justificaria, pelo seu jeito de ser.. nada além disso. Bom, ele se foi e deixou pra trás, um país que mais uma vez, adora se fazer de coitado e de mostrar só o lixo que tem. Espero sinceramente, que algum dia, tenhamos um presidente, que goste de coisas boas e que faça questão de levar essas autoridades, pra conhecer um Brasil que deu certo.. que faz coisas boas e que não nos envergonhe diante de quem nos vem visitar. Pelo visto, vou ter que esperar muito por esse dia.

Comments

• Nossa .. Amei o texto .. Muito inteligente, de verdade .. Somos aprisionados pela mídia que nos impulsiona a gostar e aceitar o que eles desejam e acabamos por perder o nosso lado crítico, nos deixamos alienar, mas o que me deixa feliz são pensamentos assim como o seu ..

Parabéns ..

• Pois é, eu não senti vergonha alheia disso não, pelo menos essas pessoas que estão em um projeto social estão sendo acompanhadas de terceiros que tentam passar pra elas que criminalidade não é algo bacana,Essas crianças podem até não se tornarem adultos com carreiras bem sucedidas, mais pelos menos tem grandes possibilidades de se tornarem cidadãos do bem, fora do crime, pois tiveram apoio de um projeto social,Sou paulista moro no litoral sul, e acho que o Rio, foi uma visita digna de Obama, um estado que tem suas belezas e encantos, e mostrou só um pouco da pobreza que existe no Brasil.

Você gostaria de que o presidente AMERICANO Barack Obama visse apenas a parte boa e linda do BRA, e esquecesse dos fatos reais, que agrega o nosso país? isso é HIPOCRISIA! Se envergonhe do mundo egocêntrico que está o nosso país, e tenha vergonha alheia dos comportamentos das pessoas que preferem fechar os olhos para realidade idealizando um mundo fictício.

• bom texto concordo com certas coisas ditas, isso naum vem ao caso pois senao iria escrever outro texto maior ou igual ao seu, a minha modesta opinião Obama = Lula, esperei mto dos dois e no fim me arrependir de ter acreditado fizeram grandes campanhas e na hora do vamos ver naum aconteceu nda mas o que se esperar de um pais onde ladroes, golpista, prostitutas e tudo o q era ruim em portugal, veio para ca o q poderia dar nisso daqui, vivo numa cidade onde ex prefeito so pq fez uma reforma no centro (onde a economia da cidade acontece), se partido vive ate hj ganhando tdas as eleições com vitorias esmagadoras e por causa disso a cidade ficou acomodade naum progride vive do passado caso q pode ocorre com o pais 8 anos de Lula + 4 de Dilma e o pais fica na mesma ganhando 545, assim como Obama, Lula, Dilma e etc... infelizmente somos nos q sofremos mesmo mostrando favela nesse dia pessoa naum puderam trabalhar nos seus comercios o direito de ir e vir naum existiu eles sao crianças de 3 anos q pegaram brinquedo para uma 10 onde cuidado e responsabilidade ainda naum estao formados completamente

• interessante seu texo, nao tem perguntas pra responder mas ainda é interessante.

concordo qndo vc diz q os outros países devem imaginar o Brasil como país involuido, na verdade eles pensam muito pior: moradores da àfrica do sul ja me questionaram sobre minha casa na árvore, q segundo eles é moradia comum a todos q vivem aqui (africa do sul é mto mais desenvolvido q aqui) e nos estados unidos eles zombam de nossa tecnologia e nos consideram completos ignorantes (eu fui pra lá e te garanto q é assim).

porém, devo discordar um pouco de vc: não é à toa q somos tão patéticos aos olhos deles, qndo eu fui para lá eu mal encontrei lugares sujos, mtas pessoas q vc encontra na rua são simpáticas e educadas, e as tecnologias disponíveis lá são sim mto superiores. Eu concordo q eles exageram em suas conclusões, mas o fato é q eles conhecem nosso país, não pela tv durantes essas visitas de presidente, mas eles viajam pra cá e sentem a diferença, assim como nós podemos sentir tb qndo vamos para lá. Nosso país é rico, mas é um dos países em q mais existe desigualdade social, não é simplesmente "uns tem muito enquanto muitos têm pouco", a diferença q existe no Brasil é absurda e nosso governo foi avaliado como um dos mais desonestos do mundo chegando a perder pra países q são ditos menos desenvolvidos q nós. Por isso eu me calo qndo eles zombam do meu país, pq por enquanto é vergonhoso mesmo, vergonhoso ver o quanto os brasileiros estao desinformados da injustiça q acontece.

Os passeios às favelas e outras coisas são interessantes a eles pq por incrivel q pareça, em alguns países da europa é praticamente impossivel encontrar algo semelhante. é o interesse pelo ´q é estranho a eles, o q é comum a todos nós (tds se interessam por algo q se difere tanto da sua realidade). São Paulo por exemplo nao chega ser tao interessante pois a cidade é basicamente uma Nova York da vida só q menos desenvolvida.

e concordo qndo critica o rio de janeiro por parecer ser o centro do país, mas aconteceu de ser um ponto turistico conhecido, paciencia. Vamos focar em desenvolver as outras regiões e assim elas se destacam naturalmente.

E me surpreendeu um pouco a importância q vc deu à aparencia do presidente obama, eu concordo q para um lider é conveniente se ele for carismatico e tal mas existem valores maiores q devemos nos importar e q vc simplesmente parece nao considerar, dizer q "ele não impõe respeito" e "sujeitinho comum" são coisas injustas d dizer pq simplesmente tornam irrelevante se ele é ou nao um bom líder, com sabedoria e conhecimento para o cargo, se o brasil tivesse menos preocupação com aparencias nós poderiamos ser tao bons qnto todos os outros q se dizem desenvolvidos (petrobras atualmente é a empresa mais desenvolvida na sua área).

começa na escola, nao estudamos pra ter conhecimento ou qualquer outra coisa bonita de se dizer, mas estudamos pra passar d ano ou ganhar um carro (alguns pais usam chantagem fazer o q...)...enfim

vc disse "Espero sinceramente, que algum dia, tenhamos um presidente, que goste de coisas boas e que faça questão de levar essas autoridades, pra conhecer um Brasil que deu certo.. que faz coisas boas e que não nos envergonhe diante de quem nos vem visitar" pra mim é besteira. Nos preocupar com o programa q nosso país oferece aos visitantes é tao importante qnto estudar para passar de ano. eu quero desenvolver o Brasil pra nós brasileiros, eu nao me importo se um gringo vai gostar do q vê aqui ou nao, impressioná-lo não é meu interesse.

o Brasil pode dar mto certo sim mas ainda nao deu

• nem li.... 2 pontos!!

• CONCORDO, deveriam mostrar o bom do Brasil !!!

O YR só permite 10 links. Se algum não funcionar, basta copiar e colar na barra de endereços do navegador.

O jornal americano The New York Times, o maior do planeta, selecionou 31 melhores lugares do mundo e entre os 31 melhores destinos do mundo está o Estado da Bahia, eleito também o melhor do Brasil.

http://turismo.ig.com.br/noticia/2010/01/21/31+lug...

Não é à toa que a Bahia tem a maior concentração de resorts de luxo de nível internacional do Brasil, mais do que rio e são paulo juntos, com acesso fácil e rápido de avião para Salvador.

POR QUE???!!!

São mais de 1200 km de praias paradisíacas, o maior litoral do Brasil. Além disso, o clima ameno, nem muito frio, nem muito quente e águas mornas o ano todo, culinária e cultura exótica conhecida internacionalmente, povo alegre e hospitaleiro, índice de criminalidade muito baixo, se comparados a outros grandes centros do Brasil como rio e são paulo, muita música, dança, artistas que fazem sucesso internacional, o maior acervo histórico Barroco do mundo fora da Europa reconhecido como PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE pela UNESCO...!!!

http://www.litoralverde.com.br/resorts_brasil.php?...

CIDADE DO SALVADOR CAPITAL da Bahia:

Salvador, 3ª maior cidade do Brasil, uma grande metrópole nacional e única CAPITAL brasileira eleita PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE pela UNESCO. Salvador foi a primeira Capital do Brasil durante os primeiros 214 anos da história brasileira, o que lhe permitiu acumular o maior e mais rico acervo histórico barroco do mundo fora da Europa. Possui também uma grande indústria musical conhecida internacionalmente, cultura e culinária exótica, além de ser a cidade brasileira que melhor harmoniza o antigo, o moderno e a natureza!!!

http://www.flickr.com/photos/10916614@N05/sets/721...

Costa do Sauípe, Salvador, o maior complexo turístico da América Latina

www.nec.com.br/site/

content/canais/cases.asp

Costa dos Resorts: são 80 km entre Itapuã e a Costa do Sauípe em Salvador, onde funcionam 10 resorts de grande porte.

http://www.viajenaviagem.com/2007/01/de-salvador-a...

Txai, em Itacaré Bahia, um dos dez melhores lugares do mundo para visitar (New york Times).

www.txai.com.br/

Trancoso Bahia destacado pelo New York Times.

http://travel.nytimes.com/2010/03/28/travel/28next...

Ilha de Comandatuba Bahia, a Ilha da Fantasia brasileira a melhor opção de luxo no Brasil e com o maior aeroporto particular do país.

www.litoralverde.com.br/

resort/ilha-de-comandatuba

/hotel-transamerica-ilha-

de-comandatuba.php

O maior parque aquático da América latina ARRAIAL D'AJUDA ECO PARQUE BAHIA possui 160.000 m2, sendo 60mil de área construída, com capacidade para receber milhares de pessoas, diariamente.

http://www.arraialdajuda.tur.br/ecoparque/

Porto Seguro Bahia, onde o Brasil começou e eleito Patrimônio da Humanidade pela UNESCO!!! Na cidade de Porto Seguro Bahia foi onde os portugueses aportaram pela primeira vez no Brasil e atualmente é reconhecida também como Patrimônio Mundial pela UNESCO. O Monte Pascoal foi o primeiro ponto avistado do mar no Brasil pelos portugueses.

http://www.portoseguro-arraialdajuda.tur.br/conten...

Praia do forte litoral norte de Salvador Linha Verde, paraíso de águas mornas, todo o ano é possível fazer excelentes mergulhos oferecidos por empresas especializadas locais. Além disso, há também a observação das baleias Jubarte que dão um show de acrobacias em ambiente totalmente natural (fora do cativeiro).

http://www.youtube.com/watch?v=c3Diti1QH4Q&feature...

http://www.praiadoforte.org.br/servicos/por_agenci...

A MAIOR INDÚSTRIA MUSICAL DO BRASIL conhecida internacionalmente, e única a fazer sucesso no maior palco do mundo, o MADSON SQUARE GARDEN!!!

http://www.youtube.com/watch?v=ulCIBEel-iE

www.youtube.com/watch?v=

BdtNBxkAmIk&feature=related

• kkkkkkkkkkk q trágico!

• Protesto inteligente,passe um email pra Brasília,para o Congresso,quem sabe algum Senador ou Deputado apresente um projeto de lei defendendo seu interesse.

Sign In or Register to comment.