Os flaps são superfícies hipersustentadoras, ou seja, eles servem para aumentar a sustentação da asa do avião. Portanto, eles são usados em situaçãos nas quais é necessário aumentar a sustentação das asas, como a decolagem e o pouso.
Já os ailerons são superfícies de controle, eles fazem com que o avião faça um movimento que chamamos de "rolagem" (que é a rotação do avião em torno do eixo da fuselagem). Os ailerons são usados, junto com o leme, em curvas. Para que isto ocorra, os ailerons têm movimentos opostos, ou seja, em quanto o aileron esquerdo move-se para baixo, o direito move-se para cima, ou vice-versa. Esse movimento é que define para qual lado será a rolagem.
Em pratica, para utilizar uma superficie hipersustentadora ( Flaps no caso ), seria em uma decolagem em uma pista de curta extensao. Pela deformacao da asa com os flaps armados, a aeronave consegue obter uma sustentacao maior em uma velocidade menor, consequentemente em um tempo menor. Tambem quando o aviao está aproximando da pista...para se obter um pouso perfeito, o aviao deve tocar no solo com a menor velocidade possivel e planar de forma que a aeronave desca em um angulo de 5 Graus com a pista..O piloto aplica os flaps para obter uma velocidade menor com uma sustentacao maior...Em determinadas situacoes de velocidades em solo, os flaps ajudam a frenar a aeronave por aumentar o arrasto, porem nao sao considerados freios aerodinamicos...
Sobre os ailerons, nao tenho nada a adicionar...
Tem um site legal para voce ler a respeito ...
em http://www.airandinas.com/ , voce tem o campo de Sala de aula e depois va na materia de Teoria de Voo e tenha otimos conhecimentos...
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Cadu,
Os flaps são superfícies hipersustentadoras, ou seja, eles servem para aumentar a sustentação da asa do avião. Portanto, eles são usados em situaçãos nas quais é necessário aumentar a sustentação das asas, como a decolagem e o pouso.
Já os ailerons são superfícies de controle, eles fazem com que o avião faça um movimento que chamamos de "rolagem" (que é a rotação do avião em torno do eixo da fuselagem). Os ailerons são usados, junto com o leme, em curvas. Para que isto ocorra, os ailerons têm movimentos opostos, ou seja, em quanto o aileron esquerdo move-se para baixo, o direito move-se para cima, ou vice-versa. Esse movimento é que define para qual lado será a rolagem.
Espero ter ajudado em algo.
Boa tarde Amigo,
Nemesis foi perfeita em sua conclusao...é o meu sonho fazer engenharia aeronautica, mas, apenas estou concluindo as aulas de Piloto Privado...gostaria conversar contigo a respeito do curso que faz...
Com todo respeito, gostaria ate de adicionar alguns detalhes, se voces me permitem ..
A superficie Hipersustentadora que ela informa, é para que a aeronave tenha uma sustentacao maior com a menor velocidade possivel. Ou seja...a aeronave se manter estavel em uma velocidade menor possivel.
Em pratica, para utilizar uma superficie hipersustentadora ( Flaps no caso ), seria em uma decolagem em uma pista de curta extensao. Pela deformacao da asa com os flaps armados, a aeronave consegue obter uma sustentacao maior em uma velocidade menor, consequentemente em um tempo menor. Tambem quando o aviao está aproximando da pista...para se obter um pouso perfeito, o aviao deve tocar no solo com a menor velocidade possivel e planar de forma que a aeronave desca em um angulo de 5 Graus com a pista..O piloto aplica os flaps para obter uma velocidade menor com uma sustentacao maior...Em determinadas situacoes de velocidades em solo, os flaps ajudam a frenar a aeronave por aumentar o arrasto, porem nao sao considerados freios aerodinamicos...
Sobre os ailerons, nao tenho nada a adicionar...
Tem um site legal para voce ler a respeito ...
em http://www.airandinas.com/ , voce tem o campo de Sala de aula e depois va na materia de Teoria de Voo e tenha otimos conhecimentos...
Abraco
Mario
A menina aà em cim está certÃssima, 10 pontos pra ela!
Nemesis respondeu com precisão,nem precisa responder. Boa resposta.