Qual é a diferença entre os ailerons e os flaps localizados na asa de um avião?

Para que servem ambos? Em que momento/situação são utilizados?

Comments

  • Cadu,

    Os flaps são superfícies hipersustentadoras, ou seja, eles servem para aumentar a sustentação da asa do avião. Portanto, eles são usados em situaçãos nas quais é necessário aumentar a sustentação das asas, como a decolagem e o pouso.

    Já os ailerons são superfícies de controle, eles fazem com que o avião faça um movimento que chamamos de "rolagem" (que é a rotação do avião em torno do eixo da fuselagem). Os ailerons são usados, junto com o leme, em curvas. Para que isto ocorra, os ailerons têm movimentos opostos, ou seja, em quanto o aileron esquerdo move-se para baixo, o direito move-se para cima, ou vice-versa. Esse movimento é que define para qual lado será a rolagem.

    Espero ter ajudado em algo.

  • Boa tarde Amigo,

    Nemesis foi perfeita em sua conclusao...é o meu sonho fazer engenharia aeronautica, mas, apenas estou concluindo as aulas de Piloto Privado...gostaria conversar contigo a respeito do curso que faz...

    Com todo respeito, gostaria ate de adicionar alguns detalhes, se voces me permitem ..

    A superficie Hipersustentadora que ela informa, é para que a aeronave tenha uma sustentacao maior com a menor velocidade possivel. Ou seja...a aeronave se manter estavel em uma velocidade menor possivel.

    Em pratica, para utilizar uma superficie hipersustentadora ( Flaps no caso ), seria em uma decolagem em uma pista de curta extensao. Pela deformacao da asa com os flaps armados, a aeronave consegue obter uma sustentacao maior em uma velocidade menor, consequentemente em um tempo menor. Tambem quando o aviao está aproximando da pista...para se obter um pouso perfeito, o aviao deve tocar no solo com a menor velocidade possivel e planar de forma que a aeronave desca em um angulo de 5 Graus com a pista..O piloto aplica os flaps para obter uma velocidade menor com uma sustentacao maior...Em determinadas situacoes de velocidades em solo, os flaps ajudam a frenar a aeronave por aumentar o arrasto, porem nao sao considerados freios aerodinamicos...

    Sobre os ailerons, nao tenho nada a adicionar...

    Tem um site legal para voce ler a respeito ...

    em http://www.airandinas.com/ , voce tem o campo de Sala de aula e depois va na materia de Teoria de Voo e tenha otimos conhecimentos...

    Abraco

    Mario

  • A menina aí em cim está certíssima, 10 pontos pra ela!

  • Nemesis respondeu com precisão,nem precisa responder. Boa resposta.

Sign In or Register to comment.