O que é a Liberdade para você?

Liberdade absoluta à moda de Sartre?

Determinismo absoluto à moda de Spinoza?

Ou relação dialética entre Liberdade e Determinismo?

Update:

Marcos Trevo: também sou mineiro...rs

Minas é show, mas agora moro em SP.

Obrigado!

Update 3:

Putz! fiz uma confussão com esses comentários..........kkkkkkkkkkkkkk

Update 5:

Ajudem me tirar essa outra pergunta do ostracismo:

http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Au...

Update 7:

Rose, ex- Mulher Louca de Mao Tse Tung, gostava mais de seu avatar antigo. Fico feliz com sua participação, mas minha linda: os pássaros não tem a liberdade da qual falo, eles estão condicionados ao determinismo filogenético e aos condicionamentos impostos por seu instinto. Só fazem o que a sua programação biológica permite: voar, acasalar, reproduzir, buscar alimentos, se proteger de predadores ou mesmo caçar presas no caso das aves de rapina. Só o homem é livre..........beijos linda....

Comments

  • Russo,

    O ser humano sempre foi prisioneiro de angústias, medos, culpas, solidão, impossibilidade de agir, padrões pré determinados, doutrinas, normas, dogmas, etc. Mas pode libertar-se buscando o autoconhecimento; tornando-se responsável por suas escolhas.

    Para Sartre, estamos condenados a ser livres. Condenados porque não nos criamos a nós mesmos, e uma vez que fomos lançados no mundo somos responsáveis por tudo que fazemos.

    A liberdade não é alguma coisa que é dada, mas resulta de um projeto de ação. É uma árdua tarefa cujos desafios nem sempre são suportados por nós, daí resultando os riscos de perda de liberdade por quem se acomoda não lutando para obtê-la.

    Liberdade é capacidade de escolha; fazemos escolhas o tempo inteiro, e somos responsáveis por todos os seus riscos - mesmo que, por vezes, não queiramos assumir isso...

    Beijos

  • Não tenho a menor idéia do que você está falando nos detalhes adicionais.

    Para MIM, (que não é a moda de NINGUÉM), liberdade significa ser FIEL a si mesmo. A seus princípios, suas vontades e necessidades, sem seguir os aprisionamentos da sociedade e "interferências externas", a não ser POR SUA ACEITAÇÃO.

  • Fiquei pensando.... e pensando...

    rsrsrsr

    E sabe onde me vejo livre....liberdade total...sem culpas...sem limites !?!?

    Justamente em meus pensamentos...

    Lá eu sou livre... sem compromissos... e ser atéia me ajuda a pensar livremente...

    Não me preocupo com pensamentos pecaminosos...

    rsrsr

    ==========

    liberdade absoluta ....temos que estar preparados para essa liberdade como consciência de si mesma, muito difícil....

    Determinismo absoluto...tão fixo, tão imutável...não sei eu sou tão mutável...rsrsrsr

    ========

    Sabe....ainda não sei o que é liberdade, não sei como defini-la sem plagiar, pois deste modo eu não estaria sendo "tão livre'... definir dentro da minha verdade....

    Não sei nem definir "verdade".... rsrsr

    ============

    Putzzz pergunta difícil...bem difícil....

    Provavelmente eu não tenha o pensamento tão livre como penso...

    rsrsr

    Abraços!

    Shaiya!

  • Meu amigo da Russia, na realidade ninguém élivre. Somos todos escravos, da familia, do trabalho, do governo, da perseguição contra os ateus e ai por diante. Se vc for analisar bem, liberdade não existe pra nenhum ser humano, os animais sim são livres. Principalmente os que voam.

    bjs meu lindo e amado amigo.

  • Amiguinho!!!!!!!!!

    Vai estudar para passar no concurso.

    Cuidado com o vício do YR em sua vida, isso pode ser uma obra do demônio kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Nem, ...........outra pergunta dificil.

    kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Estou com uma preguicinha!!!!

    Mas, vou dizer que para mim, não tem como seguir uma fórmula, do que é a liberdade. Cada um a sente de sua maneira.

    Talvez, o que para você signifique liberdade, para a outra pessoa é ultrapassar os limites.

    Para mim, liberdade é um sentido, como os outros cincos, que possuímos.

    Eu sinto a liberdade dentro de mim, tenho uma ânsia enorme de ser livre e voar(rsrsrsrs) pelo mundo.

    Mas, como tudo na vida, tem causa e efeito. A liberdade tem também seus benefícios e suas consequências.

    Como dizia Gandhi: "A liberdade não tem qualquer valor se não inclui a liberdade de errar."

    Abraços da Mineira. kkkkkkkkkkkkk

  • Interessante sua pergunta, porém me atenho ao conceito de liberdade experimentada pelo próprio individuo que sou eu.

    Embora tendo alguns princípios teóricos adquiridos pelas leituras, na prática o exercício é outro. Más tudo nos leva a reflexões: Sartre entendia a liberdade sob efeitos de discursos literários assistidos por intelectuais. Spinosa faz referências com embasamento de antecessores Iluministas. Essas são consideradas teorias. Mas a evolução da espécie humana em todo o contexto exige liberdade. Pois é inerente a todos. A falta de liberdade leva o individuo a ter suas reações violentas.Entendo a liberdade com responsabilidade, conhecer os seus limites. Enfim, reconhecer no outro uma parte de você mesmo.

    Eric Fromm-" Revolução da Esperança". leitura interessante. obrigado

  • Oi! Papo brabo este numa segunda de manhã! Vamos a ele, liberdade é ser ver e se admirar pelo o que é e acredita ser o certo e melhor pra si mesmo e para o mundo ao qual pertence. Liberdade é ter escolhas, e poder fazê-las consciente de que é o certo para você e para todos os que estão à sua volta, seria perfeito se todos seguirem esta forma de existir não? Infelizmente muitos fazem escolhas sem pensar na coletividade, não somos individuais e a prova disso é que precisamos de duas pessoas unidas intrinsecamente pelo menos por alguns minutos para existirmos, já tinha pensado nisso?

    A hierarquia terrestre é baseada no poder, na influência e na autoridade provenientes de convencionalismos, de títulos e de posse de valores materiais, muitas vezes obtidos pela força e pelo desrespeito ao semelhante.

    Nesta hierarquia, os homens assumem postos e cargos em função de sua capacidade de atender aos interesses materiais estabelecidos e priorizados, sem levar em conta as condições de mérito real que cada um possa ter.

    Liberdade é ser dono do seu pensamento, da sua sabedoria, e ser dono dos seus objetivos, traçar suas metas e trabalhar para chegar à perfeição como pessoa. Não a perfeição rotulada e padronizada, mas a perfeição satisfatória em harmonia com os desejos de Deus e do universo, pessoal e do universo propriamente dito.

    As instituições humanas são fundamentadas na hierarquia que mencionei, definem as relações de poder e de obediência, "Manda quem pode, obedece quem tem juízo", norteiam suas atividades de convivência terrestre fazendo do poder uma prática de aplicação muito comum. Aprisionam-se dentro da necessidade deste poder e prendem a quem acha que os devem servir.

    Não é feliz o que prende nem o aprisionado! Liberdade é ser livre para manter livres os que participam da sua liberdade, é o poder de não precisar ter poder.

    Boa semana!

  • russo-- já que esta valendo plagio...

    penso igual a santo agostinho quando se referiu ao tempo,

    liberdade , eu sei o que é ,mas se me perguntar, não saberei responder.

    °°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

    a população da terra era maior no passado do que hoje????

    http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Av...

  • Libertas Quae Sera Tamen, esse é o lema da bandeira de Minas Gerais.

    Liberdade antes que seja tarde.

    Portanto, liberdade é viver em Minas.

  • Amigo, concebo liberdade como diz o texto que posto logo abaixo e que pesquisei na Wikipédia:

    "Liberdade, em filosofia, designa de uma maneira negativa, a ausência de submissão, de servidão e de determinação, isto é, ela qualifica a independência do ser humano. De maneira positiva, liberdade é a autonomia e a espontaneidade de um sujeito racional. Isto é, ela qualifica e constitui a condição dos comportamentos humanos voluntários.

    Não se trata de um conceito abstrato. É necessário observar que filósofos como Sartre e Schopenhauer buscam, em seus escritos, atribuir esta qualidade ao ser humano livre. Não se trata de uma separação entre a liberdade e o homem, mas sim de uma sinergia entre ambos para a auto-afirmação do Ego e sua existência. E na equação entre Liberdade e Vontade, observa-se que o querer ser livre torna-se a força-motriz e, paradoxicamente, o instrumento para a liberação do homem."

    Um abraço, Mazé

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberdade

Sign In or Register to comment.