Como ser muito calmo em situações de pressão?

Nesse tipo de situação quando eu cometo erros eu fico com muita raiva e o máximo que consigo fazer se eu me esforçar é não demonstrar essa raiva, mas fazer isso me parece inútil porque por fora eu posso parecer calmo mas por dentro dá pra sentir que tem muita negatividade acumulada, e parece que qualquer coisa pode me tirar do sério a qualquer momento, eu viro uma bomba relógio.

Eu gostaria de ser 'zen' em qualquer tipo de situação para exercer sempre 100% do meu potencial.

Comments

• Saudações!

Antes de responder, gostaria de aproveitar para lembrar que Zen vem de Meditação, e Meditação - pelo menos no sentido que o Budismo realmente quis dizer, oposto ao sentido de ponderar, pensar em algo - é sinônimo de Desapegar.

E na verdade esta é minha resposta rs.

A melhor forma é você Desapegar, passar no meio do Apego que consiste em dois extremos: Cobiça (querer) e Aversão (não-querer).

É muito interessante percebermos que quando queremos parar de ficar com raiva, ela piora.

Quando brigamos com nossa ansiedade, ela aumenta.

Isto acontece porque apesar de termos começado uma luta contra nossas emoções negativas, apesar de termos abandonado a Cobiça por situações e emoções ruins, caímos em outro extremo que não vai resolver nada. A solução é passar no meio destes dois extremos da linha que chamo de Apego.

E como fazer isso? Não pode querer, nem não-querer rs. É difícil na teoria, mais difícil na prática, mas vou citar meu próprio exemplo de experiência:

Sempre fui uma pessoa muito ansiosa e isto se manifestava pela sudorese das minhas mãos. Acontece que eu queria estar longe de pessoas, me afastar (perceba que este querer é como se fosse Cobiça ao isolamento ou Aversão às pessoas, por isso que ambos são apego) e quando eu tinha de me relacionar eu ficava nervoso e minhas mãos suavam, eu era muito tímido.

E quanto mais eu desejava que minhas mãos parassem de suar, mais elas suavam! Eu ficava frustrado rs.

Então comecei a fazer o que eu te disse: Parei de brigar comigo mesmo. Eu deixava o suor vir e ir por si mesmo, como nuvens passam num céu que não se altera pela passagem das mesmas. Então o que quer que eu estivesse fazendo, inclusive se eu estivesse com pessoas, eu deixava as sensações de Ansiedade virem e irem por si sós - não brigava com elas. Com o tempo, me tornei menos ansioso e hoje já nem me considero uma pessoa ansiosa rs. Graças a isso me preveni de uma Fobia Social.

Esta é a prática correta. Um bom símile é aquele com o ódio: como dizem, o ódio nunca derrotará o ódio. Então, abrace-o com amor - porque se há algo que o ódio não suporta, é o amor.

É isso que você tem de fazer. Quando a raiva vier, não "fique com raiva por estar com raiva", deixe ela vir e ir sozinha. Tente observá-la: isso é uma coisa incrível que se faz na Meditação, você observa suas emoções como se elas não fossem suas! Como se fosse um telespectador da própria mente em que suas emoções não te 'movimentam'. Experimente isto e não brigue consigo mesmo.

Só que é necessário paciência! Você não pode esperar que na primeira tentativa você já perceba a diferença - apesar de que pode perceber. Além disso, muitas pessoas não conseguem esta prática sútil de 'passar no meio do apego', então seja sincero consigo mesmo e perceba se você está fazendo corretamente.

Você pode experimentar Meditação também se quiser.

Meditar nada mais é do que Desapegar, passar no meio de Cobiça e Aversão:

você nem acrescenta pensamentos, mas nem tenta expulsá-los. Você não fica induzindo o pensar, mas também não fica induzindo o silêncio. Você foca na respiração e deixa os pensamentos virem e irem. Caso você se apegue a um pensamento sem perceber, não deve exclamar: "Droga! Me desconcentrei!", deve apenas voltar o foco, sem brigar consigo mesmo, sem cair para um dos extremos do APEGO.

Experimente isto e até a Meditação, se quiser.

Mas seja paciente. O caminho é lento e gradual... E exige de você paciência, autoconhecimento e amorpróprio. Seja firme para se equilibrar no meio destes extremos mas também seja paciente para com a própria raiva. Como o símile que eu disse, trate-a com amor rs.

E não fique com expectativas! "Espero que agora a raiva passe." Isto, é apegar-se novamente. Presente está no meio do Passado e do Futuro. Esta é outra prática meditativa, de desapego, muito importante para ser Zen, no sentido real com que a palavra foi criada.

Paz a sua mente ^-^

• Eu costumo contar até 10 e rezar um Pai Nosso. Mas não posso aconselhar muito pq não sou a pessoa mais calma do mundo.

• DEUS TE ABENÇOE, REZE, SOMENTE ESTANDO EM PAZ CONSIGO MESMO NOS SENTIMOS SEGUROS PARA RESISTIR AS PROVOCAÇÕES.

Reflita

CARTA AOS EFÉSIOS 6,fortaleçam-se no Senhor e na força do seu poder. 11 Vistam a armadura de Deus para poderem resistir às manobras do diabo. 12 A nossa luta, de fato, não é contra homens de carne e osso, mas contra os principados e as autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra os espíritos do mal, que habitam as regiões celestes. 13 Por isso, vistam a armadura de Deus para que, no dia mau, vocês possam resistir e permanecer firmes, superando todas as provas. 14 Estejam, portanto, bem firmes: cingidos com o cinturão da verdade, vestidos com a couraça da justiça, 15 os pés calçados com o zelo para propagar o evangelho da paz; 16 tenham sempre na mão o escudo da fé, e assim poderão apagar as flechas inflamadas do Maligno. 17 Coloquem o capacete da salvação e peguem a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus. 18 Rezem incessantemente no Espírito, com orações e súplicas de todo tipo, e façam vigílias, intercedendo, sem cansaço, por todos os cristãos. 19 Rezem também por mim: que a Palavra seja colocada na minha boca, para anunciar ousadamente o mistério do Evangelho, 20 do qual sou embaixador aprisionado. Que eu possa anunciá-lo com ousadia, como é meu dever.

Com amor

Maria

Sign In or Register to comment.