Tem lugar para Deus na teoria da evolução ?

As pessoas dizem que Deus fez o homem à sua forma e semelhança , mas a ciência diz que nós evoluímos de bactérias unicelulares , então não sei em que acreditar

Comments

• Você não precisa ACREDITAR em coisa alguma!!!!

ACREDITAR é uma postura mental PESSOAL, e nada tem a ver com CONHECIMENTO!!!

Eu posso ACREDITAR no Poderoso Pirilampo Prateado, e daí????

CIÊNCIA não é baseada em ACREDITAR; é baseada em REALIDADE, em EVIDÊNCIAS, em FATOS, em EXPERIMENTOS, em TESTES, em QUESTIONAMENTOS em geral!!

E a CIÊNCIA nada nos diz sobre um deus, menos ainda sobre ESSES deuses que aí estão, todos ANTROPOMÓRFICOS!!

Durante séculos o Homem ACREDITOU que o trovão e o relâmpago eram manifestações da ira de um deus (Thor, para os nórdicos); veio a CIÊNCIA e PROVOU que não é assim!!

Hoje NINGUÉM acredita em Thor, e isso graças ao CONHECIMENTO!!

O Homem fez deus à sua imagem e semelhança (projeção antropomórfica), e não o contrário!!

Se há algum deus, só o CONHECIMENTO o revelará; a mera, ingênua, cega e inculta fé, jamais o fará...

Suficiente?

• Esta sua questão é interessante, mas creio que está mal colocada. Do jeito que está, ela suscita uma resposta negativa, mas pelo simples fato de teoria da evolução ser uma teoria científica sobre o mundo natural e sobre a qual não faz muito sentido ficar introduzindo entidades sobrenaturais para as quais não temos evidências científicas diretas independentes e que, principalmente, não nos oferecem mecanismos e processos que possamos investigar empiricamente. A ideia de um Deus sobrenatural pode ser feita compatível com qualquer estado de coisas naturais através de redefinições e jogos semânticos e portanto ao explicar tudo acaba não explicando nada. Por isso em termos estritamente científicos Deus não é considerado uma boa e clara hipóteses científica, mesmo que de fato tal entidade exista.

Porém, de um ponto de vista teológico-filosófico é perfeitamente possível crer em ambas as coisas, ou seja, na realidade da evolução biológica por mecanismos naturais, e na existência de um Deus sobrenatural. Com a diferença que a segunda posição não é sustentada como uma hipóteses explicativa científica, mas como uma convicção pessoal de que existe uma realidade transcendente por trás do mundo natural que de alguma forma não especificada seria a gênese das leis e princípios naturais. Esta posição é o que muitos chamam de 'teísmo evolucionista' é de maneira geral consistente com o naturalismo metodológico abraçado pela imensa maioria da comunidade científica.

Neste sentido a resposta a sua pergunta seria sim, mas não estaríamos falando mais de um lugar como explicação científica para Deus, mas sim para uma compatibilidade filosófica entre ciência e religião caso elas mantenham sua distância e independência.

• na real Deus criou tudo e nunc aparoud e criar .. deus cria o tempo todo mo universo. Por isso a unica cosiaq contante no universo é a mudança e é claro que a teoria cracionsita está dentrod a teoria evolucionista e vice-versa. vai no google e conheça mais a repseito de uma estar inserida dentrod a outra. esttte consenso já existe a uns 90 anos mas é muito pouco divulgado. espero ter te indf formado melhor sobre isto. olha a ciencia longe e livre de fantismos religiosos e de repconceitos, é o braço direito de Deus e a fé é ob raço esquerdo.. a ciencia livre e laica longe dos dogmas e fantismos e repconceitos dos homens e das religi~eos encontra Deus primeiro que todas as religi~eos Justametne pors er livre de rpeconceitos e radicalismos.. refltias. A ciencia loivre e e´tica é ob raço direito de deus e a fé é o braço esquerdo de Deus e as religi~eos por causa dos repconceitos e fantismos delas, tornou-se na realdiade uma grande dor de cabeça pra Deus uma enorme enxaqueca apra Deus.

refltias e espero ter te respondido e tirado a sua duvida.

• Só sei que deus e maior que tudo .se ele disse que fomos feito de barro entâo e barro. pra quer tanta emplicancia.

• Se você levar em consideração, a criação de Deus também é uma evolução só que criacionista, eu acredito no criacionismo, já a teoria da evolução é apenas uma teoria pois a criação foi algo dado de inicio que nem mesmo a ciência tem a resposta correta por isso surgio a teoria da evolução.

• Eu acredito na primeira,mas estudo a segunda porque sou obrigado.Mas,convenhamos,se a Ciência descobriu e comprovou tanta coisa,algo ali há de ser verdade,não é mesmo?Se todos dizem que Deus realmente existe,algo há de ser verdade,não é mesmo?E,respondendo sua pergunta,não tem lugar para Deus nessa Teoria não.Deus não existe para a Ciência.

• Deuses não existem e ponto final.

• Bom, se você acha que evoluiu de bactérias não sou eu que vai te convencer do contrário. Porém, ao meu ver, se a evolução for verdadeira os cientistas tem que poder provar de onde e como surgiu a primeira vida/célula e poder reproduzir o processo. A única "prova" de se criar vida que eu conheço é o "experimento de Miller", que burlou no ambiente ideal para a criação da vida a fim de distorcer os resultados...

Assim sendo, se a ciência não puder provar a criação da vida através de métodos científicos terá que aceitar que DEUS criou o primeiro organismo vivo e as espécies evoluíram daí. O problema da evolução é explicar como que algo evolui e não há os "elos perdidos" para poder comprovar os estágios posteriores da evolução...

• Se você vai a acreditar em livros antigos, vai ter que acreditar nos Vedas que são os livros de religião mais antigos que existem, em ele conta como a deusa Shiva criou as 5 castas da humanidade em uma dança, pode parecer ridículo, mas 2 mil anos depois os judeus inventaram uma mais ridícula, o homem de barro, a mulher costela e a cobra poliglota, alguns séculos depois o cristianismo agregou um espirito que engravidou uma virgem e deu a luz um Inri Cristo em versão judaica, mais uns séculos e os árabes agregaram Maomé com um cabalo alado e um paraíso com mulheres virgens, todos eles(cristãos e islâmicos) acreditando em um deus que passeia por os céus escondido nas nuvens (Jó 22:14)

• Ainda que a evolução tenha acontecido, uma obra como essa só pode ter acontecido por criação divina.

Eu sou cristão e acredito na Teoria da Evolução, porque o corpo humano é perfeito demais pra ter surgido do nada.

Sign In or Register to comment.