vocês concordam com a União Européia em não querer comercializar álcool com o Brasil?
A União Européia diz que não concorda com a maneira pela qual é produzido o álcool.Pois o modo convencoinal de produção é muito impactante ao meio ambiente, as queimadas, os herbicidas, etc... Além da mão de obra utilizada que não condiz com os direitos trabalhistas, utilizando um analogia: A mão de obra dos canaviais é uma "mão-de-obra escrava".
Comments
Olha eu acho que eles estão exagerando um pouco, acho que não é bem assim. Isso só é mais uma desculpa para tentar barrar o crescimento de países como o Brasil. Eles não querem ver outros países com economia forte, fora do grupinho deles, isso é óbvio. Agora, de certa forma, a produção agride sim o meio ambiente, o que não é diferente na produção destes outros países, que pode ser até pior para o meio ambiente.
O ambientalismo é uma forma de guerra econômica.
Proteger a natureza, evitar mão-de-obra escrava, etc, são apenas pretextos das economias mais desenvolvidas para se protegerem de concorrentes fortes; o Brasil é o país que mais cresce na produção agrícola, e isto assusta os países Eurpeus e os EUA. Então eles conceberam a ecologia como forma de barrar as nossas exportações.
Os grandes impérios coloniais foram desmantelados graças aos esforços do pres. Franklin Roosevelt, quem enfiou goela abaixo de Churchill o fim desta iniquidade. Mas as metrópoles coloniais (Londres, Paris, Bruxelas) nunca se recuperaram deste golpe. Agora elas estão numa nova investida para restaurar seus impérios - e esta investida se baseia na recessão das antigas economias coloniais.
Não se pode manter uma colônia na condição de potência econômica, é necessário reduzi-la a um status de forte dependência econômica; é preciso impedi-la de adquirir capacitação científica tecnológica ( veja-se as pressões para que Coréia do Norte e Irã não desenvolvam seus programas nucleares, bem como as pressões dos ecologistas contra a construção de Angra 3, veja-se também as campanhas contra a biotecnologia e os transgênicos )
Barreiras tarifárias, exigências de certificação ambiental são uma farsa de países hipócritas que também exploraram a natureza para chegarem onde eles estão.
Já foi decidido que o Brasil não pode almejar uma posição de destaque no cenário internacional. O que eles objetivam é manter os países do Terceiro Mundo na condção colonial, necessária para nos manter em eterna dependência econômica. É uma nova forma de imperialismo.
isso é so desculpas.
passou no jornal nacional que os paises europeus querem produzir alcool tambem, mas como lá ainda as coisas estão no inicio, eles querem proteger suas empresas até elaspoderem se sustentar, e para isso vão barrar um pouco o alcool brasileiro que custa cerca de 40% menos por um tempo.
Quanto as florestas serem destruidas isso não é um perigo em primeiro momento, pois a produção do pais já foi maior na época do PROALCOOL, o grande medo é a competição entre as materias primas e os alimentos.
Eu vivi muito tempo na Alemanha e agora vivo em Portugal. Nos últimos anos pôde-se observar um aumento da preocupação pela conservação do meio ambiente como também um forte desenvolvimento das tecnologias não agressivas para a natureza. Os países mais preocupados com o ambiente são principalmente os países do centro europeu. Olhando também para quem detém de momento a presidência européia é a Ângela Merkel - chanceler alemã. Por isso digo, que ninguém quer travar o crescimento econômico do Brasil, trata-se de uma questão de atitude européia que é diferente da do Brasil. Além do mais são os países ditos ricos que determinam as regras do mercado mundial. E se a proteção do ambiente é uma preocupação actual e mundial, então o Brasil deveria de procurar alternativas para a produção de álcool. Porque a poluição ambiental um dia trará também malefícios para o Brasil.
Infelizmente eles estão certos, os plantadores de cana tratam sua mão de obra como se fossem escravos, não dando nenhum direito trabalhista, é algo desumano. As queimadas realmente existem e não podemos esconder esse triste fato, apesar de já existirem outras técnicas de produção, mas a queimada é mais barato.
Concordo plenamente, espero que eles nao comprem nunca uma gota de alcool de nunhuma parte do mundo, esse biodiesel vai acabar com as matas do Brasil...
O pai do Barbiroto tocou no cerne da questão. Concordo integralmente com ele.
Só tenho a acrescentar que a colheita com as queimadas só ocorre em regiões mais pobres, em que essa mão-de-obra semi-escrava trabalha até a exaustão. Ou em áreas de encosta, onde a colheitadeira não vai. A tendência é isso acabar. Está prevista a construção de quase uma centena de novas usinas nos próximos anos, e os investimentos começaram a entrar. Com esses investimentos, a produção ganhará volume e eficiência na colheita, através da mecanização. E as novas tecnologias agrícolas estão diminuindo o grau de desperdício dos resíduos e sobras, aproveitando a palha no solo (no plantio direto) e no aproveitamento de biomassa para queima controlada, no processo de destilação do álcool e geração de energia elétrica.
Isso é só marketing, concerteza se o Brasil baixasse o preço dos combustíveis(não sei o valor absoluto), concerteza a Europa entraria nesse mercado.!
eu su italo-brasileiro, naissi na italia e conheço a europa e o brasil, entao acho o brasil um pais que se esta desenvolvindo muito, sempre com novidade e uma economia que està rebentando internacionalmente, entao por a questao do alcool, penso que è pq o brasil finalmente pegou a decisao de melhorar o meio-ambiente, fazer alguma coisa para beneficiar a economia e preservar o ambiente, acho incrivel que os paises que nos queremos chamar do primeiro mundo nao se preocupam com isso, mas atualmente o brasil tà crecendo mais quee a europa, ele junto com russia cina e india, soa os paises do bric, os paises que mais se estao desenvolvindo...entao è sinal que a economia brasileira esta fazendo escolhida boa, tb para a questao do alcool