Não entendi.?

Olhem só este exercício:

- Na configuração eletrônica de um átomo R, os elétrons estão distribuídos em 10 subníveis em ordem crescente de energia, sendo X a quantidade de elétrons do subnível mais energético e Y o nº de életrons de valência. Se X+Y = 5 e XY = 6, responda:

O nº atômico e a quantidade de prótons e elétrons.(Daí a configuração no caso ficou assim: 1s2, 2s2, 2p6, 3S2, 3p6, 4s2, 3d10, 5sX, 4dY)

Bom o que eu quero saber é o seguinte, qual a diferença entre camada de valência e subnível mais energético? Eu sei que a camada de valência é a última camada, mas e o subnível mais energético não é sempre o último quando fazemos a ordem crescente de energia? Então por que neste exemplo o X que representa o subnível mais energético ficou no penúltimo subnível? Afff alguém me explica?

Update:

Corrigindo:

1s2, 2s2, 2p6, 3S2, 3p6, 4s2, 3d10, 4p6, 5sX, 4dY

Comments

• Tá errado isso. Se o diagrama de Linus Pauling nos dá a ordem CRESCENTE de energia dos subníveis, então o último deve ser o subnível mais energético. E sim, camada de valência é a última camada. Só que a ordem de subníveis que você mostrou está incorreta (1s2, 2s2, 2p6, 3S2, 3p6, 4s2, 3d10, 4p6, 5sX, 4dY). Do jeito que estava escrito no exercício, X é a quantidade de elétrons do subnível mais energético(4d) e Y é o nº de életrons da camada de valência (5s). O subnível mais energético dessa distribuiçao de 10 subníveis é o 4d e a camada de valência é a última camada, ou seja, no caso, a 5ª camada. Logo, a seqüência correta dos subníveis em ordem crescente de energia é a seguinte

1s2, 2s2, 2p6, 3S2, 3p6, 4s2, 3d10, 4p6, 5sY, 4dX. Aí é só resolver o sistema

X+Y = 5

XY = 6

e achar X e Y para encontrar as respostas. Espero ter te ajudado.

• nao é pq ja tem 5 camadas que o subnivel vai ser 5. tu tem que ver em que termina..tipo 4d10 é mas enegetico que 5s2

pq o 'd10' é mais enegetico. Assim como 'f14' é mais energetico que 'd10'

• quem sabe dessa resposta sou eu ,mas como nao estou,só meu clone é que vem respondendo,,,entao bjos

• Olha, essas coisa doida ai, eu num sei não, sei que alguem descobriu e num quis falar direito o que era então fez esse monte de formula ai p confundir as pessoas como eu e vc.bebe uma geladinha que cê refresca a ideia e acaba descobrindo.

Sign In or Register to comment.