Qual é a base bíblica para a canonização?
Um milagre, para a igreja católica, é atribuido à pessoa que o fez e não por ela através de Deus?
"Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória" (Is 6.3).
Update:Marco Antônio, segundo o que acabei de pesquisar rapidamente, seu padre é esperto por falar isso porque o código de direito canônico é claro no artigo 1186, que estabelece:
"Para fomentar a santificação do povo de Deus, a Igreja promove o verdadeiro e autêntico culto dos outros Santos, com cujo exemplo os fiéis se edificam e de cuja intercessão se valem." e, ainda no art. 1187: "Só é lícito venerar com culto público os servos de Deus, que foram incluídos pela autoridade da Igreja no álbum dos Santos ou Beatos".
Ou seja, você foi quem caiu na do padre ou o padre foi renovado pela fé. Glória a Deus.
Update 3:Jorge Murta, você é inteligente a sua maneira.
Não trata-se de armadilha e nem de pegadinha para o Bento. Se você não sabe responder, não perca tempo escrevendo bobagem. E não me interessa mais as respostas do frei (apesar de não bloqueá-lo como ele fez comigo).
Tem gente que não conhece a bíblia e recebe a pergunta como forma de ataque. Sejam menos orgulhosos. Minha pergunta é coerente e ainda está no ar.
Depois de tanto mi-mi-mi, continua a dúvida:
Qual é a base bíblica para a canonização?
Comments
Eu não sou católico, mas respeito os católicos; eu, como eles, sou educado, mas sou inteligente o suficiente para perceber quando uma armadilha é preparada para algum católico e mais perspicaz ainda para sacar que este católico para quem você armou essa arapuca ("espero por algum católico educado que esteja disposto a discutir de forma racional") é o Bento.Tenham atitudes, se não de verdadeiros cristãos, atitudes de homens.
Creio que Jesus se envergonharia de vocês e lhes diria: "Afastai-vos de mim, servos maus".
Em todas as missas que assisti até hoje, sempre ouvi o padre dizer que o santo é um intercessor. Talvez quem lhe passe essas informações tenha interesse em denegrir a igreja católica. E vc cai nessa.
Não entendi. O que vc escreveu, não é o que o padre diz?
Sim ele e Santo, e tb nao divide sua gloria com ninguem!!
Isso não importa, o que importa é que o Elvis está voltando montado no seu porco durok para acabar com a Terra.
vc ja leu seja santo por que deus é santo?essas perguntas são tão chatas como os chatolicos as defendendo,bem como os pentelhocostais recitando esses versos sem saber o que siginficam
Dizem que foi Galileu um dos criadores do método experimental - base do método cientÃfico (pode ser que só existe computador, internet, chips etc. por causa deste método aplicado pela ciência para entender a realidade). A Igreja quis queimar Galileu (depois de o humilhar acabou o condenando à prisão domiciliar). A igreja defendia a crença que ela podia responder tudo e que o método cientÃfico era um heresia, não era preciso observar os fenômenos para conhecer melhor a natureza. Agora para canonizar alguém a igreja tem os seus "cientistas" que aplicam o método cientÃfico para ver se este fez mesmo um milagre. Isto é um absurdo! Queimaram o cientistas e pensadores, proibiram livros, foram contra a ciência e agora escolhem os santos usando um pseudo método cientÃfico.
Se tem base bÃblica eu não sei, mas base na racionalidade eu digo que não tem nenhuma!
Santo é o q/ Deus quer de todos nós, que sejamos pessoas santas.Mas, no entender do catolicismo, quando uma pessoa se destaca em boas ações, como dedicar suas vidas ao próximo, logo q/ morrem, ja começa a aparecer milagres feitos por elas.E muitos acabam sendo declarados santos pelo Vaticano.isso quer dizer q/ elas tem poder em interceder por nós diante de Deus.Mesmo sendo católica, leio a BÃblia, e la Jesus deixa bem claro, q/ Ele é o único intercessor entre nós humanos e Deus.EU SOU O CAMINHO, A VERDADE, E A VIDA. NINGUÃM CHEGA AO PAI, SE NÃO PO MIM. Mas tudo depende da fé de cada um.
Vou dar um ex.
Na cidade de Mossoró RN, está enterrado um dos capangas de Lampião, se não me engano chamava-se Jararaca. Uma vez assisti uma reportagem, q/ no dia de finados, é o túmulo + visitado no cemitério, e algumas pessoas agradecendo a ele por graças alcançadas por intercessão dele.
Por aà dar pra ver, q/ tudo vai da fé de cada um. à bem contraditório ao q/ lemos na BÃblia. Mas fazer o que?
Depois de vários dias lendo os protestantes dizerem que os chatólicos não lêem a bÃblia, eu vim aqui dizer que eles não lêem e não a seguem. Observação, eu sou chatólico também. Eu não menosprezo o chatolicismo ao afirmar que ele é chatólico, pois eu sou chatólico também.
Mateus 5,42: dá a quem te pede. A quem pedir-te emprestado, não vires as costas.
Os protestantes não dão dinheiro a todo mundo que pede e não empresta dinheiro eternamente.
Eles dizem que o chatólico como eu desobedece à bÃblia, mas eles tambem desobedecem.
O encontro de bispo chatólico em Aparecida acabou. Um bispo chatólico falou que lá ficou resolvido mandar os chatólicos seguirem Jesus, será que os chatólicos vão dar tudo o que tem e emprestar tudo o que tem?
O que é o mero homem para decidir quem é "santo"?
No caso, vc poderia perguntar, qual é a base financeira;
No caso do Brasil o santo só veio por causa do desespero, perdendo fieis, a balde, eles pensaram que um santo, quem sabe, enganaria o povo e conteria, a debandada, que é geral.
Mas que nada o Povo, não é mais bobo, não acredita mais no Clero, ai, um abraço. . .
E agora eu posso falar abertamente não tenho medo de fogueirra, nem da negra inquicisão.