O que acham: Só existem 2 motivos para se crer em deus?

Ou se crer por alienação cultural, ou seja, a pessoa foi ensinada desde criança a acreditar.

Ou se crer por conforto espiritual, ou seja, é muito mais confortável encarar a existência acreditando que existe algo que se importa conosco.

Update:

--------

Elinar

E que disse que surgiu do nada?

Update 3:

------------

Deuso

E o que te levaria a supor que exista um deus? Para você o que seria deus? O que te permite afirmar suas qualidades? Você sempre se esquiva na falácia: A imagem que você tem de deus não corresponde à minha. No entanto, você nunca apresenta a sua para que esta possa ser refutada.

Update 5:

---------

Abdel

Você tem algum argumento racional? Se não tem, concluo que só lhe restam motivos subjetivos, o que lhe enquadra na segunda categoria.

Update 7:

----------

Abdel

Não acho que seja necessário explicar para você o que é a subjetividade. Ou você está sendo dissimulado e querendo me fazer perder tempo com esquivas estúpidas ou sua ignorância no assunto é crônica e isto criaria obstáculos para que eu venha a lhe responder. Nos dois casos, é perda de tempo.

No mais, resta: Ou você tem argumentos racionais ou você não tem argumentos racionais. Na sua incapacidade de apresentar um único argumento racional, sou levado a concluir que sua crença se motiva por motivos irracionais, a saber: alienação cultural ou a simples necessidade de crer em algo para lhe satisfazer espiritualmente.

Comments

  • Nenhum dos dois configura a inexistência dele. Concluir o contrário é falácia genética. Sua "pergunta" não serve pra nada, é só ofensa gratuita

    ====

    Se não entrou nesse detalhe, fez a pergunta pra quê? Não sou de família cristã. Prove que eu acredito em Deus por fraqueza, caso contrário é falácia da falsa dicotomia. Não é comparando com o papai noel que vai se safar do "argumento" inválido

    ====

    E quem disse que argumentos deixam de ser provas subjetivas? Se esse é o critério, posso te enquadrar na categoria dos fracos também

    ====

    Argumentos servem para convencer outrem. Como eu não tenho interesse em fazer proselitismo, pode concluir o que quiser, estou pouco me lixando. Você não acredita em Deus porque é revoltado com a sociedade. Prove o contrário

    E vou repetir: Apontar o que leva uma pessoa a crer em algo é irrelevante em termos de lógica. Ausência de evidência não é evidência de ausência. Se não houver argumentos para Deus, é motivo, no máximo, para tornar-se agnóstico. A menos, é claro, que você levante argumentos contrários a ele.

  • Louis Paster, bioquímico, atestou a Lei da Biogênese :

    " pouca ciência nos afasta de Deus, muita ciência nos aproxima..."

    Francis Collins, líder do projeto genoma, ex-ateu, se torna um dos maiores defensores da fé cristã.

  • John, cuidado que o Antiateu está na área!

    hoje ele está de TPM e está deletando todas as perguntas!

  • Mas creio e não é por nenhum dos dois motivos citados. Creio que o Universo, a força para que houvesse um Big Bang não veio do nada. Seria absurdo. Não creio para me sentir mais confortável.

  • está deduzindo q não há deístas ?

    não esperamos nenhum tipo de conforto nem cuidados especiais

    só aceitamos q possa ter um criador , e mais nada .

    ps : minha familia não é religiosa

  • John, comigo não é bem assim...Pois cresci em meio a uma familia religiosa. Mas, depois de casada, resolvi conhecer a Palavra de Deus, pedindo orientação ao Espírito Santo e qual não foi minha surpresa...Deixei de ser religiosa. Não aceito imposições de homens, mais. Hoje, sou instrumento nas mãos de Deus e levo a Sua Palavra a todos os lugares por onde vou. Não sou "alienada cultural" como você expressa, sou contadora, formada em ciências contábeis, e tenho amigos médicos, dentistas, que são irmãos em Cristo. Uma coisa não tem a ver com a outra. Pois quem julga sábio, se perde. E quem mostra-se humilde querendo o Senhor, é saciado e elevado. Paz!

  • procura a biografia de C. S. Lewis, veja o 3º motivo

    ah, tem outros, sim...

  • Eu acredito por uma forma diferente

    Se crê em Deus são pelas criações como o universo trabalhando em um regime totalmente sustentável, e um dependendo de outro, ou seja, é inexplicável uma criação de tal grandeza e perfeição ser creditada em apenas uma explosão circunstancial, e desta aparecer matérias e seres de uma enorme complexidade, assim sendo só pode ser de um ser supremo.

  • Bem..... eu creio pq me ocorreram fato em que me foi provado (circunstancialmente, claro) que existe uma "espiritualidade", o que me leva a crer que exista algo superior, digamos assim. Se não fossem esses episodios , hoje eu seria ateia convicta. Acredito muito na ciencia.

  • Concordo plenamente.

Sign In or Register to comment.