Tem que pedir desculpas?

Por que as pessoas quando respondem à alguma pergunta q vaide encontro a outras opiniões pedem desculpas?Ou quando não gostam de alguma coisa,também pedem desculpas?

Update:

Desculpem mesmo,eu não precisava ser tão mal educada.Agradeço a todos que responderam

Valeu.

Comments

  • Meg entendo que estás certa.

    É um hábito cultural, como é o hábito de dizer saúde quando a pessoa espirra..

    Muitos dirão que é por educação por estarem tentando fazer o melhor.. até concordo que muitas vezes seja por intenção gentil ou de civilidade..mas educado mesmo é não dizer.

    Não precisas, e entendo que não deves.

    Teve uma resposta acima que falou bem uma coisa, é uma antecipação.. à incultura do outro adiantar-se e pedir desculpas.

    Ou seja, estás subestimando alguem quando fazes isso.

    Se for uma pessoa de mais fino trato e inteligência se ofenderá, e com razão.

    Aliás conheço pessoas que frente a essa indelicadeza, te retribuiriam a indelicadeza com a pergunta constrangedora:

    - Por que me pedes desculpas, tu te ofendes com divergencias??

    (daí tu responderias que não) e a pessoa acabaria contigo assim:

    -Ah sim, esqueci não sou tão evoluído como és..

    Palavras como com licença, obrigada, desculpas são ótimas sim, mas todas elas tem seus momentos de contra-indicação rss

    Pode ser uma surpreendente indelicadeza agradeceres em alguns momentos, podes criar situações até de tensão rude.

    Como se a pessoa fizer algo que te dará um prejuízo, com o qual naturalmente não concordarias.

    É de bom tom usar essas palavras com sinceridade;)

    Beijokas.

  • Porque muitos se ofendem com tanta facilidade, têm tanta dificuldade de aceitar opiniões diferentes, achando que são agressões, e pessoais. Por isso, alguns já imaginando causar melindres com suas opinões, já pedem desculpas por antecipação.

  • Por uma mera questão de civilidade. Gentileza no trato com as pessoas distingue o indivíduo em qualquer circunstância. Na dúvida, por que não acrescentar um "desculpe", um "por favor", um "com licença", um "obrigado". Por mais difícil que seja a situação em que se está envolvido, esse tipo de gentileza sempre dá uma "amaciada". Tive oportunidade de verificar no exterior, que quando fazemos uma pergunta e o interlocutor que tem dificuldade em nos compreender, no caso dele identificar o equivalente a, "por favor" , na sua Língua, ele tem muito mais paciência e conseqüentemente faz um esforço maior para nos entender e auxiliar.

  • se o autor da pergunta nao gostar... para nao parecer chato,e nao ofender.

  • desculpa sim?desculpa nao? eis a questao!

  • Isso se chama cortesia!!!!

  • desculpa é caso de educação , vc pede antes para a pessoa se desarmar e evitar uma irritação !

  • Desculpe-me, mas sou palmeirense..rss

    É uma forma de avisar, não me encha o saco, vou contrariar as suas expectativas e não quero saber de comentários..

    Entendo assim..

    Me desculpe, mas não consigo me extender mais, mas a pergunta é boa..

    Beijinhos

  • Pode ser cultural, ou educação. Tb os dois...

  • por educação.

Sign In or Register to comment.