O que quer dizer a palavra "Preconceito" ???
Até que ponto , é mau ser preconceituoso, e porquê???
Onde está o limite do preconceito???
Até onde devemos ser preconceituosos?
E quais as matérias ou temas, em que é mau ,ou bom ser perconceituoso?
É mau ser preconceituoso, ou é bom? porquê?
Update:gostei das respostas, a da maria b tb foi boa, mas escolho a do quin, mais completa.
obrigado a todos q responderam.
até sempre.
god bless yu.
Comments
Caro colega!
Para o pré - conceito, ou seja, vc antecipadamente faz juízo sobre algo que realmente não conhece - preconceito!
Acredito que essa atidude só empobrece o ser humano, vc deixa de aprender ou conhecer algo. Isso não quer dizer que vc terá que fazer isso ou aquilo, ou mesmo experimentar para saber....rsrsrsrsrs........porém, quando vc passa a saber do que se trata tal assunto, com certeza vc poderá opnar e decidir se serve ou não a vc! Tal modo de vida, por exemplo, não serve a vc, porém, vc respeita as pessoas que acreditam o oposto de vc.
As pessoas costumam confundir preconceito com opções!
Um grande exemplo disso nos dias de hoje é sobre a opção sexual de cada um. Vc não é gay, mas conhece pessoas que são, convive com elas em seu trabalho, escola, etc, e as respeita. Essa é sua posição. Agora, se por sua opção vc passa a agredir essas pessoas, vc então é preconceituoso.
Não existe limite ou temas que permitam vc ser ou não preconceituoso. O que vc deve saber é qual a posição que vc assume diante dos fatos, firmar o pé, respeitar e exigir respeito!
Lembre-se, o preconceito gera intolerância e violência, sejam elas físicas ou morais!
O melhor lugar para o preconceito é fora do nosso coração, seja ele qual for!
Sucesso!
Pré-conceito. à uma conceitualização de algo que não conhecemos. O ideal é que não sejamos preconceitusos de forma alguma, mas isso é impossÃvel, graças a uma "qualidade" humana chamada "percepção social". Percepção social acontece quando vermos certas caracterÃsticas fÃsicas numa pessoa que não conhecemos e já imaginamos coisas sobre elas.
Por exemplo: quando vemos uma pessoa de mais idade com objetos de estudo na mão e pensamos que é um professor. Essa percepção que leva ao preconceito. Essa pessoa no exemplo poderia ser uma aluno. O preconceito de forma mais grave, leva a imaginarmos coisas que vão mais além (como caráter, opção sexual, etc.) baseados em caracterÃsticas simples (raça, credo, forma fÃsica, sexo).
Esse preconceito que leva a discriminação, que é considerada um ato ilegal.
Preconceito é um juÃzo preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória que se baseia nos conhecimentos surgidos em determinado momento como se revelassem verdades sobre pessoas ou lugares determinados. Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de preconceito é a social, racial e sexual
essa resposta vale 10 pontos
Cara, opinião formada sem reflexão.
Há coisas boas e coisas más.
1º ) Mau - é quando uma pessoa rica,gosta de um cara pobre, mas devido ao preconceito,familiar não aceita o cara, porque o preconceito familiar não deixa a pessoa ser feliz.
2º) Cada pessoa tem o seu limite de preconceito.
3º) Devemos ser preconceituosos, para não ofendermos a nossa moral e a dos outros.
4º ) à mau no amor haver preconceitos e bom para não existir devassidão.
5º) Tem que existir o meio termo. para não ser mau e para conservar o que o preconceito tem de bom. Porque o relacionamento entre todos os seres humanos, é muito importante, pertençam a que classe pertencerem, tenham o canudo que tiverem ( grau de instrução).
O mau preconceito em relação às pessoas que pensam e gostam de coisas diferentes que nós. No caso dos gays, temos que respeitar.
Bjs.
discriminação, não aceitação......o preconceito jamais será uma coisa positiva
O preconceito na minha opinião é sempre ruim; ruim porque são idéias pré-concebidas, não elaboradas e não vivenciadas.
Como julgar alguem sem conhecer; como generalizar um julgamento a partir de um dado único e insignificante?
Por que usar essa lógica medÃocre de rotular um todo a partir de uma parte que na verdade não quer dizer nada?
Pré-conceito ou conceito prévio de algo que não se conhece.
à ruim porque se trata de uma idéia normalmente negativa sobre alguém ou alguma coisa. També é ruim quando se trata de um idéia positiva, pois com isso se baixa a guarda do bom senso.
Paz e Luz!
a palavra ja diz, preconceito, ouseja, vc não conhece a causa e ja vai logo conceituando sem saber o que é na verdade exatamente. ex: conceituar uma pessoa de antipatica sem a conhecer, somente por cara sem nunca ter falado com ela antes é um preconceito.atualmente estou sendo vitima de um. tenho 23 anos e dou aula, então a diretora da escola vive a implicar comigo sem ao menos conhecer meu trabalho, vive me dando piada e isso sem eu fazer nada. a unica justificativa que tenho é que ela me ver apenas como uma jovem e nada mais. por isso é muito ruim ter preconceito e ser vitima dele.
kaoguro ao sol,
Preconceito é um juÃzo preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória que se baseia nos conhecimentos surgidos em determinado momento como se revelassem verdades sobre pessoas ou lugares determinados.
Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de preconceito são o social, racial e sexual.
Um abraço, Helda
A palavra Preconceito como o próprio nome diz é um conceito formado antecipadamente, sem conhecimento para formula-lo e tem a caracterÃstica de generalização, você formula uma idéia sobre determinado assunto e abrange para os semelhantes a ele.