A Faculdade faz o Aluno??ou o Aluno faz a faculdade?

Tive que interromper meus estudos por motivos pessoais, e agora estou buscando uma faculdade e universidade para me graduar em um curso superior, analisando a possibilidade de não passar em um federal e não conseguir uma bolsa, eu estou vendo faculdades e universidades dentro das minhas possibilidades Monetárias..

E assim sendo eu vejo varias não tão conceituadas, instituições que são discriminadas e vitima de piadinhas..

Sendo assim a minha pergunta:

Você acha que O nome da faculdade faz a diferença??

Ou o aluno que faz a diferença???

Update:

Nossa gente, as respostas estão tão completas, que esta dificil decidir qual a melhor.. todas me ajudaram =]

Qual eu escolher, não significa que ignorei as outras pois li todas e comparei os pontos e os criterios.. Brigada desde ja.

Comments

• Creio que é o aluno quem faz a faculdade e não o contrário. Claro que, não podemos fechar os olhos para a qualidade do ensino, que é fundamental, com bons professores e boa estrutura. Nada disso impede que o aluno estude e se esforce.

Evidentemente que, numa faculdade de Direito, qdo se têm notícia de um aluno que, após a sua formação, tornou-se um Juiz ou um Promotor, isso traz mais crédito para a instituição em questão. Na faculdade de Direito em q me formei, há 1 professor q é Promotor e ele, no concurso q fez p/ a MP, ficou em 1º lugar em todo o Estado; depois, outro q se formou comigo, hoje é Juiz do Trabalho.

• Vou ficar te devendo essa.

• Vou ser a diferente daqui... rsrs...

Olha, estou na mesma situação que você. Acabei o Ensino Médio e interrompi meus estudos. Nesse meio tempo, vivi uma união estável, tive uma filha e me separei. Voltei a estudar. E como já tinha passado algum tempo de formada no Ensino Médio, nem tentei vestibular para as públicas, porque não ia conseguir estudar com um bebezinha em casa e não teria como pagar um pré-vestibular... Enfim, ingressei numa faculdade particular barata e de conceito ruim no MEC, mas, ao contrário do que se pensa, meus professores são mestres, doutores, juízes, delegados (faço Direito) e muitos deles, dão aulas na UERJ e na UFRJ também. E sabe o que mais? Muitos deles são formados pelas públicas e dizem que tiveram que estudar sozinhos, porque embora os professores fossem os mesmos das doutrinas que estudamos, poucos eram os que realmente davam aulas, pois nas públicas, entende-se que o aluno tem que ser auto-didata. Outro professor, que dá aula da UFRJ também, disse que os alunos das públicas são loucos para terem aulas e que ele já substitui colegas em salas por pedido dos próprios alunos, porque o tal professor quase nunca aparecia para dar aula e quando aparecia, mandava ler de tal a tal página para a prova e ia embora...

Já nas particulares, as aulas são completas. Tenho um professor, que é delegado, que além de encher o quadro de matéria, explica ponto por ponto, exigi a leitura do código em sala, exigi que leiamos doutrina, ainda passa trabalhos de pesquisa semanalmente, na qual somos obrigados a ler muita doutrina e jurisprudência. E ele não é o único. Posso garantir que 90% dos meus professores são excepcionais. E eu sei o que são professores bons, porque fiz o Ensino Médio num dos melhores colégios do RJ.

E eu não vejo tantos alunos que só querem curtir nas privadas... O que eu vejo, são alunos cansados e que acabam se desinteressando pelas aulas pela vida dura de ter que estudar e trabalhar. Muitos trabalham a noite toda para terem aula de manhã ou trabalham o dia todo para ter aula a noite... É dureza. Vejo mais alunos querendo curtir nas públicas... Como diz uma conhecida minha que faz enfermagem na UniRio: "Achei que, por causa do vestibular difícil, ia entrar na faculdade e não precisar estudar mais"... Quebrou a cara, porque teve que apreder a estudar sozinha, porque a professora chegava para dar aula quando faltava meia-hora pra acabar e cobrava todo o conteúdo programático nas provas... Mesmo assim, essa minha conhecida vive em choppada das públicas e faz cola na véspera da prova pra poder passar.

Então, o nome não faz tanta diferença assim... O seu esforço é que vai fazer. E como dizem meus professores formados pelas públicas: "Eu passo muito mais conteúdo pra vocês do que jamais me foi passado nos meus tempos de faculdade. Aproveitem!".

Acho que mais importante do que o nome da faculdade, é saber o que você vai fazer com o que aprendeu ao longo dela. Numa entrevista de emprego, há preferência por quem se formou na pública, mas se o da particular mostrar ser mais eficiente e ter mais conhecimento, com certeza, a vaga é dele. Em tempos de capitalismo, a eficiencia é a grande diferença!

Enfim... Desculpe qualquer generalização, espero que ninguém tenha ficado ofendido, mas numa discussão de idéias, o interessante são opiniões divergentes, né? E como a maioria estava "metendo o pau" na particular, resolvi mostrar o "outro lado da moeda"... Até porque, muitos dos que falam mal das particulares, nunca colocaram os pés dentro de uma e possuem a mente doutrinada pelas opiniões dos professores do Ensino Médio ou do Pré-Vestibular, onde o importante é o n° de aprovados nas públicas, para poder colocar nos outdoors e fazer propaganda do estabelecimento de ensino...

Beijos!

• Não podemos esquecer que essas boas Universidades só são boas assim porque recebem os melhores alunos, que tiveram a melhor formação, nas melhores escolas de ensino médio... não teria como ser ruim. O processo é muito seletivo.

Eu estudo em uma Universidade Estadual no estado de São Paulo (UNESP). Saí da minha casa, mudei para o interior do estado (sozinha) para poder me graduar, justamente por acreditar que a instituição é muito importante. A UNESP está entre umas das melhores do País e é a terceira melhor do estado, ficando atrás da USP e da UNICAMP....

Então. Eu acho que é importante sim uma boa instituição. Que te dê subsídio: (projetos científicos, por exemplo), que tenha bons professores mestres, doutores... olha esse é meu primeiro curso superior mas eu acredito no particular não existam as mesmas vantagens.

Porém.... existem os poréns.rsrsrs. Eu sou pobre. E como todos já sabem, a universidade pública não foi feita para pobres. Existem vários projetos mas vc precisa de tempo para realiza-los e um aluno pobre que precisa trabalhar é um pouco complicado: a carga é tão pesada que é um pouco difícil acompanhar.

Sem falar que pra mudar de cidade vc precisa ter uma graninha guardade, alugar casa, vai ter despesa... sabe... é complicado... mas eu estou aqui em nome do meu diploma ( não sei até quando tb )... Mas pensa bem ... faz um cursinho, se esforça com as provas... se vc quiser mesmo uma pública, vc consegue .

• Olha, eu acho que no fim o que importa mais são os contatos, indicações, é isso que vai facilitar o ingresso no mercado de trabalho...

Universidades federais ou estaduais tem peso sim, mas não é tudo!

• Bom, não adianta a faculdade ser boa e o aluno não mas se o alunop for dedicado e a faculdade for muito fraca também não é legal, os 2 são importantes.

• Com certeza, lugar de obre estudar é nas Federais.As possibilidades de se ingressar no mercado c mais facilidade estão nas Federais. Elas ainda são mais confiáveis por causa dos intercâmbios, das possibilidades de mestrado,doutorado e até pós e de pesquisa. O bom nome de uma Universidade pode levar o aluno dedicado a uma posição invejável no mercado de trabalho, pq há um peso de qualidade maior q nas particulares. Pode até ser q haja escolas particulares boas, mas não é fácil conseguir uma bolsa, há mta politicagen.E como irá sobreviver? Se onde vc mora não tem Universidade aconselho fazer como eu fiz, se prepare, fique por dentro dos macetes dos vestibulares, como fazer tdo p não zerar nenhuma prova, aprender mto bem redação, escolha um curso dentro de suas possibilidades conteudísticas e procure uma Federal q lhe proporcione tbém alojamento e alimentação, como a UFV (3ª melhor do Brasil oficialmente). Eu consegui passar em Pedagogia depois de 28 afastada das salas de aula, numa concorrência de 8 por vagas. Hoje já sou pós em Educação, mas estou me aposentando e se der quero fazer complementação em Direito q sempre foi o meu sonho. Não desanime e não deixe de tentar nas federais mesmo q já esteja em alguma particular. Vc não vai se arrepender. Vasculhe os sites das Federais e confira.

• Sempre respondo aqui dizendo que o aluno é que faz a diferença.Um abraço.

• VC pode estudar onde for, mas se não dedicar-se vai ser um profissional apenas de nome de faculdade.

Sign In or Register to comment.