Como fazer um plano de aula para crianças de 3 anos?

Começei agora sou nova e naum tenhu muita pratica com isso se alguem poder me da alguma dica..

Comments

  • Vou dar um exemplo bem simples!!!

    Atividade: Boliche

    Público Alvo: crianças de 3 anos

    Duração: 40 minutos

    Objetivos:

    - Estimular a contagem oral;

    - Obter noções de quantidade;

    - Reconhecer cores.

    Desenvolvimento: é um jogo de boliche comum onde as crianças terão que contar, coletivamente, os pinos derrubados e suas cores.

    Avaliação: envolvimento do aluno na brincadeira.

    Aqui tem planos de aulas mais elaborados! Vale a pena conferir!

    http://www.vivenciapedagogica.com.br/planoseprojet...

  • O Referencial Curricular p as séries iniciais dão dicas de como trabalhar com crianças de acordo com a idade e vc pode pesquisar em sites de educação na net e só acessar o google.

    a uoleducação é bom. revista nova escola... e outros que tem até planos prontos e vc pode pesquisar e fazer o seu próprio plano... o que é mais interessante...

  • Luzimara Comunidade do orkut :prazer de ensinar com Luzimara

    PROJETO PLANTAS

    JUSTIFICATIVA:

    No intenso processo de urbanização que passa nossa sociedade, cada vez mais nos afastamos do contato com a Natureza. A infância vivida nos quintais, o gosto das "verduras e legumes, plantado por si próprio”, vivências únicas para quem teve a oportunidade de ser "criança de quintal", têm se transformado em coisa rara, já quase inexistente.

    Compreendendo todo o espaço escolar como meio de interação e construção contínua de conhecimento, as aulas de Ciências poderão ocorrer aliando teoria e prática.

    QUESTÃO DESENCADEADORA:

    A partir da história “João Pé de Feijão” plantamos e cultivamos nosso feijão, e fizemos grandes descobertas com sua geminação. 16 mar Luzimara

    CONTEÚDOS NORTEADORES:

    Quais são as partes das plantas?

    Porque elas têm raízes?

    O que elas comem?

    Elas tomam água?

    Como elas crescem?

    OBJETIVOS:

    LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:

     Pesquisar em livros, , revistas e jornais, formas e cores trabalhadas no projeto;

     Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências;

     Expressar-se;

     Familiarizar-se, aos poucos, com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato no cotidiano com os livros, revistas, histórias em quadrinhos, etc;

    MATEMÁTICA:

     Seqüenciar fatos;

     Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relações espaciais, etc;

     Manipular e explorar objetos e brincadeiras, em situações organizadas de forma a existirem quantidades individuais suficientes para que cada criança possa descobrir as características e propriedades principais e suas possibilidades associativas: empilhar, rolar, transvasar, encaixar, etc 16 mar Luzimara

    NATUREZA E SOCIEDADE:

     Aprimorar os cinco sentidos através de atividades com materiais concretos e lúdicos;

     Aproximar os acontecimentos da atualidade, do mundo que nos cerca, com a sala de aula,

     Caracterização dos vegetais e preservação do meio ambiente;

     Desenvolver progressivamente hábito de higiene pessoal (escovar os dentes, lavar as mãos, tomar banho e lavar o rosto);

     Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse;

     Contato com pequenos animais e plantas;

     Estabelecer relações entre fenômenos da natureza.

    ARTES VISUAIS:

     Observar o limite disponível para os desenhos, pinturas e colagens;

     Fazer uso dos pincéis do tipo grosso, de maneira adequada;

     Manipular sementes para colagens;

     Dramatizar trechos dos contos de fadas;

     Iniciar recortes livres com tesoura;

     Ampliar o reconhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística;

    SÓCIO AFETIVO:

     Criar combinações para o desenvolvimento da rotina; respeitar regras pré-estabelecidas;

     Esperar sua vez de expor idéias e pensamentos;

     Ouvir os que os colegas têm para falar;

     Solucionar de maneira pacífica os conflitos surgidos durante o dia;

     Desenvolver de maneira tranqüila trabalhos em grupo;

     Conhecer regras de sociedade;

     Utilizar linguagem cordial nas diferentes situações; 16 mar Luzimara

    MOVIMENTO:

    Grandes Movimentos:

     Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;

     Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;

     Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular, etc..., Desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras;

     Locomover-se pela escola com mobilidade;

     Reconhecer as suas próprias capacidades motoras e possibilidades cinéticas.

    Pequenos Movimentos:

     Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc..., para o uso de objetos diversos;

     Modelar livremente com massinhas e argila;

     Aperfeiçoar gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento, etc..., por meio de experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações do cotidiano.

    MÚSICA:

     Participar de brincadeiras e jogos cantados e rítmicos;

     Participar

    ATIVIDADES PREVISTAS:

     Plantar Feijão;

     Observar o crescimento das plantas;

     Conhecer vegetais;

     Escutar histórias;

  • vc poderia fazer brincadeiras educativas, pintura, vc pode dar um sulfite A4 e pede pros pequenushos não colarem linhas, bolinhas de papel pequenas, rabiscar (pintar) o desenho... assim, eles ganham coordenação, jeito pra eles escreverem num futuro próximo.

    uu'

    espero que eu tenha ajudado, eu nunca entrei nesse tema de "pré-escola" aqui no YR, e somente disse oque eu lembro que fazia, e oque vejo nos meus trabalhos do maternal.

  • oi, tambem sou professora e vc pode contar comigo sempre!

    vamos lá .Em primeiro lugar vc precisa ter uma seqüencia como conteudo : nele vc colocará o q vc vai trabalhar com sua turma,2º Objetivo: Aki vc irá relatar o q vc pretende alcançar dos seus alunos.3ºestrategia: agora vc vai relatar o vc fará na sua aula , como seu s alunos são pequenos sugiro q vc comece com uma história ou especulando como foi o dia deles ou procurando saber o eles gostariam de fazer hoje ? assim alem d vc saber como buscar o interesse dos alunos vc tambem irá desenvolver a criatividade deles.4º avaliação nesse quisito vc irá definir como avaliará seus alunos. E por ultimo vc colocará o tempo q irá usar.ñ esqueça de envolver varias brincadeiras, criatividade e muita sucata.bjus!

Sign In or Register to comment.