Pra Quem Não Sabe! Um pouco de Evolução?

Desde Quando eu comecei a freguenta essa categoria eu sempre vejo esse pergunta: " Se viemos dos macacos por que ainda existem macacos" então vamos tira esse dúvida?

Essa pergunta (e suas variantes) é uma das mais comuns feitas por leigos em evolução, principalmente por criacionistas cristãos. A pergunta parece fazer sentido para quem pensa que os humanos são o pináculo da evolução, mas não para biólogos ou alguém com mais conhecimento sobre o assunto.

É o equivalente a perguntar “Por que as bananas não evoluem para maçãs?”.

Ocorre que os seres humanos não evoluíram de macacos, orangotangos, gorilas ou chimpanzés.

Todas os humanos, gorilas, símios, orangotangos são espécies modernas que seguiram diferentes caminhos evolutivos, se ramificando através do processo conhecido por CLADOGÊNESE, porém compartilhando um ancestral comum no passado remoto. A ideia de que macacos deveriam virar humanos é pretensiosa e está enraizada no conceito fundamentalmente errado de que a evolução tem um objetivo. A evolução maximiza a reprodutividade, as chances de sobrevivência, não uma caraterística específica como a inteligência. Os símios pelo mundo ainda existem porque seu ambiente propicia o sucesso reprodutivo de indivíduos com material genético diferente do nosso. Detalhe: somos mais aparentados aos chimpanzés do que estes aos gorilas.

Em resumo, a evolução é um processo contínuo de tentativa e erro, do qual os primatas modernos (incluindo os humanos) ainda fazem parte — assim como as bananas e as maçãs — mas cada um está sujeito às pressões do seu ambiente natural e social próprios, e são estas pressões trabalhando sobre as mutações que fazem a diferença na evolução.

Lembrando que o processo evolutivo costuma ser imperceptível aos olhos humanos, pois acontece a longo prazo em animais de grande porte.

Fonte: Aprenda Avalorizar

Comments

  • "Todas os humanos, gorilas, símios, orangotangos são espécies modernas que seguiram diferentes caminhos evolutivos, se ramificando através do processo conhecido por CLADOGÊNESE, porém compartilhando um ancestral comum no passado remoto. A ideia de que macacos deveriam virar humanos é pretensiosa e está enraizada no conceito fundamentalmente errado de que a evolução tem um objetivo. A evolução maximiza a reprodutividade, as chances de sobrevivência, não uma caraterística específica como a inteligência. Os símios pelo mundo ainda existem porque seu ambiente propicia o sucesso reprodutivo de indivíduos com material genético diferente do nosso. Detalhe: somos mais aparentados aos chimpanzés do que estes aos gorilas."

    Para o analfabeto emburrecido que perguntou se alguém viu isso, fica a resposta : vc mesmo, imbecil crente, pode ver isso acontecendo nos hospitais-maternidade para os humanos e para o nascimento de cada forma de vida. Mas já que pensar e raciocinar não fazem parte do seu espectro comportamental, o que se esperar de mais um criacionista burro feito uma pedra ?

  • Vc sim que Veio do macaco. Afff...Teu pai eh um chipanze e sua mãe uma gorilla.'kkkk aushaushaush

  • Queeee booooom.... agora.. pq nao continuamos evoluindo ja que o ser humano ja esta nesta mesma cadeia evolutiva a muuuuitos anos???

  • Ok, agora faz um blog, tira as calças e

    sai correndo no meio da rua

  • Bom dia,

    Estou graduando em biologia.

    E isso faz parte do meu cotidiano.

    Acho um assunto super interessante.

    Att,

    Felipe Ajame

    Como obter uma renda extra: http://bit.ly/YV0eV5

    Entre e tire sua própria conclusão.

Sign In or Register to comment.