No jogo da dama, realmente existe o "sopro"? E é obrigatorio comer a peça adversária?

Ouvi falar q o sopro n existe, e se for verdade, gostaria de saber entao nessa situaçao:

eu tenho uma peça, na diagonal dessa peça tem outra peça adversaria, mas na outra diagonal o caminho é livre (obs:se eu comer essa peça adversaria tem outra peça adversaria q eu n posso comer e ela podera me comer), oq eu posso fazer nessa situaçao?

Comments

  • Existe sim o tal sopro, como é conhecido popularmente, mas este naum eh extamente o nome, mas use sopro q tah d bom tamanho. bom, o jeito eh nao deixar isso acontecer, c acontecer vc comer msm assim, pois c "soprarem" sua peça, das peças envolvidas(2 do adversário e uma sua)ele fica com duas e vc nenhuma.

    bem pior do q ele ficar com uma e vc nenhuma

  • Pelas regras oficiais, não existe o chamado "sopro", ou seja, todas as capturas são obrigatórias. Assim, se você pode capturar uma peça adversária e não o faz, seu oponente é obrigado a adverti-lo. Você tem de comer a peça mesmo que quando irá perder duas ou mais. Inclusive, isso é uma boa tática: colocar o tabuleiro numa situação em que seu adversário seja obrigado a comer sua peça, mas você poderá pegar duas ou três peças dele na seqüência.

  • Sim, porque se você não prestou atenção na jogada do seu adversário e foi uma jogada que você poderia comer e você não comer, jogar outra pessa para comer a do seu adversário você tem que voltar a jogada e comer a que você não viu.

  • Sim . Tem pessoas q jogam sendo obrigatório comer a peça.E tem pessoas q jogam valendo o sopro . Mas eu não sei se é obrigatório.vlw

  • Seguinte a dama existe uma regra básica, o que segue a partir dele é de acordo com combinado entre seus jogadores (a mesma coisa com a maioria dos jogos de baralho) o negocio e a combinação entre vocês! Eu já joguei com vários jogadores de dama, e cada um segue uma regra, eu aprendi sempre que vou jogar perguntar antes para não passar raiva.

Sign In or Register to comment.