Como Saber?

Gostava de seguir psicologia, mas ultimamente tenho tido alguns problemas e não consigo resolvê-los. Agora me pg, se não consigo resolver os meus como vou ajudar os outros?

Comments

  • acho que de maneira nenhuma vc deve pensar assim, neste primeiro momento vc acha que sua vida está um caos não é mesmo? Nossa de vez em quando passo por isso tbem, cheguei a pensar que era um ser a ser estudado porque "quase" tudo dava errado.

    não desanime aprenda a crescer com suas experiencias negativas, leve delas o conhecimento e bola prá frente.

    a propósito tbém estou iniciando o curso de psicologia e tenho certeza que ajudarei muita gente sim, e vc também estarei torcendo pelo seu sucesso. abração

  • Tenho assistido a comentários, que só não me deixam o cabelo em pé, porque sou careca.

    Onde se foi buscar essa ideia que o psicólogo tem que ser um Deus para exercer a profissão ?

    Obvio que como ser humano também tem os seus problemas.

    O que se coloca em causa é o tipo de problemas que o psicólogo tem e que podem afectar a profissão, mas como não existe supervisão para além da faculdade, e nem existe teste de avaliação para se perceber algumas qualidades e defeitos, que a meu ver deveriam ser feitos antes do vestibular, detona-se uma profissão que é das mais nobres, ajudar o próximo.

    È diferente por exemplo, gostar de crianças do que saber lidar com elas.

    Perante esta minha afirmação, e se não existir recusa de quem me lê, devido a um caracter intolerante, que neste caso não deveria ser psicóloga, psicanalista, professora ou pedagoga, podemos começar a reflectir, com o fim de aumentar os nossos conhecimentos sobre a matéria que desejamos saber em profundidade.

    Quem empurra os outros por um determinado caminho, deveria se sentir responsável, mas tal não se verifica, e o sistema psíquico é demasiadamente complexo para se entender através de um simples curso, com matéria pré determinada, exceptuando a àrea do comportamental, apresenta algumas dificuldades na prática, porque cada caso é um caso, e o analista tem que ter uma flexibilidade psíquica e apresentar dentro de si a curiosidade pelo estudo e investigação, estando em formação constante.

    O problema se coloca quando interiorizamos que sabemos tudo, quando não sabemos nada, que nos mantém na ignorância, convictos que sabemos alguma coisa.

    È essa superioridade, que denota um complexo de inferioridade, que alguns apresentam, que os limita na profissão, sem que exista uma triagem prévia para ingresso nesses cursos.

    A isto chama-se zelar pela qualidade do ensino, mas infelizmente não existe muita gente interessada nisso. O mesmo se passa na educação, e a teimosia, a intolerância de que fala Paulo Freire, continua a se passear pelos corredores das nossas instituições de educação e ensino, sem que se altere coisa nenhuma na realidade.

    Parece normal reclamar por um bem que não possuímos, por isso desejamos tirar um curso que nos dê a oportunidade de ter o que nos está faltando, e nisso não vem mal nenhum ao mundo. O problema continua a colocar-se nas aptidões para tal.

    E será que vc tem ?

    Os testes de avaliação tal como são feitos indicam tendências, e estas são determinadas por uma relação psíquica complexa, cujas possibilidades podem nascer de desejos e necessidades interiores, mas para os quais podemos não ter condições para gerir, devido a outros factores, como os apontados atrás, intolerância, prepotência e teimosia, que são pertença de uma construção psíquica de difícil remoção.

    Não basta ler para se perceber, ou seja pode-se entender o que está escrito, mas aquilo que se propõe é que se entenda e se bata com as ideias do autor, como se estivesse presente, num processo de reflexão das suas ideias e das do autor, porque nem sempre o que se escreve como ideia está correcto, e nem sempre nós temos um pensamento válido.

    Está na moda Freud, mas poucos estudam a ideia de Freud, limitam-se a ler e a dizer que são Freudianos, pelo que na prática prestam um péssimo serviço e detonam os estudos de Freud por ignorância.

    Eis alguns exemplos, que se pode perceber que não é fácil abordar este assunto, porque as coisas da alma são bastante complexas, para se darem respostas de forma irreflectida.

    Um abraço

  • Você está é arranjando uma desculpa para não se libertar dos problemas que tem. Você está dizendo que um favelado nunca poderá ser um engenheiro e construir uma mansão ?

    Procure um psicólogo. Se não puder pagar as faculdades de psicologia dão atendimento gratuito supervisionados por professores.

    Basta querer.

    .

  • Para se tornar um bom psicologo alem de estudar bastante precisa fazer terapia. Assim voce aprende a se conhecer melhor e a resolver seus problemas antes de tentar ajudar outras pessoas.

    Durante o curso voce sera orientado a fazer psicoterapia.

    Boa sorte!

  • Faça sua faculdade de psicologia. Antes de formar todos os alunos passam por uma série de vivências, de análises e saem se conhecendo bem melhor. O normal é saírem bem mais equilibradinhos do que quando entraram.

    Quanto a resolver nossos problemas, é impossível, mas temos é que aprender a lidar com eles. Nunca que vc vai encontrar alguém que não tenha problemas, a diferença é a forma como se lida com eles

    Dentro dessa sua idéia, o médico nunca poderia ficar doente, dentista nunca poderia ter dor de dentes...

    Faça sua faculdade e vá em frente

  • Amiga,então primeiro resolva os seus problemas, qdo estiver em equilíbrio ai pode ajudar ao seu próximo!

  • Prata da casa não faz milagre.

  • Perfeito. Acho, primeiramente, que você deve resolver os seus problemas. Psicologia é uma área onde a pessoa tem que ser muito segura de si... Acho que vc se colocou muito bem. Quando vc resolver seus problemas (e achar o caminho da resolução), vc poderá, tranquilamente, seguir a psicologia. Um abraço.

  • Vc não é a única psicóloga com problemas, está na hora de ser ajudada por outra que tem menos problemas que vc, basta que saiba partilhar eles. Eu sou um pouco tb,se puder ajudar...

  • Você nunca ouviu dizer que: "Santo de casa não faz milagres" ou que "Em casa de ferreiro o espeto é de pau.".

    Geralmente os psicólogos não conseguem resolver os problemas e erros dos próprios filhos para não "traumatizar".

    Siga a sua vocação, faça um teste vovacional para saber se é isso mesmo que vc quer. Acho que vc está em dúvida.

    Boa sorte!

Sign In or Register to comment.