Shuai Jiao (Judô Chinês) é um dos estilos de Kung Fu e o que vocês acham?

Amigos, temos diversos estilos de Kung Fu, obviamente se remetendo a todas as artes marciais Chinesas. Gostaria de apresentar o Shuai Jiao ou Shuai Chiao (Judo Chinês). Shuai-Jiao é o estilo mais antigo de Wushu (mais conhecido no ocidente como Kung Fu), podendo-se encontrar na história escrita da China registros da prática de suas técnicas mais primitivas há quase 5.000 anos atrás (aproximadamente 2.700 a.c.), nos tempos do Imperador Amarelo, Huan Ti.

Os combates são normalmente vencidos por quem arremessou o adversário ao solo do que por “Knock Out”. Vários mestres são unânimes em dizer que boas técnicas de derrubar (Shuai) representam 40% de um bom lutador, completado por 30%, respectivamente, de técnicas de chutes e socos

Vejam dois vídeos.

Por isso tenho duas perguntas a fazer.

1ª Será que o Judô ( fundado por Jigoro Kano em 1882) pegou os princípios do Shuai Jiao e desenvolveu o Judô que conhecemos hoje?

2ª Artes desconhecidas e que pouco foram divulgadas podem ser tão boas quanto as que tiveram forte divulgação?

Abraços a todos.

Sai limbo

Sai limbo

Sai limbo

Comments

• Shuai Jiao é uma arte marcial super antiga, perdendo só em tempo pro Kilari indiano, as antigas lutas os lutadores usavam capacetes com chifres e as lutas eram travadas até a morte na china imperial mais vamos la a sua pergunta.

1 -. creio que não por que no Shuai Jiao, o princípio de queda não visa jogar o oponente de costas no chão e a pegada, é totalmente diferente da do judo, sendo assim acho pouco provavel.

2-. Bom nisto eu tenho certeza como Chin Na, Small Circle Jujutsu ( a arte suprema contra judokas e jiu jiteiros), o lendario Kilari da india, o pankation da grécia, o systema da russia que rala pau a pau com o karv maga dentre outras, mais o legal não é se ater a uma só arte pois todo lutador deve dominar a luta em pé, agarrando e no solo, que é o fundamental para se avaiar as possibilidades num combate, é o que eu chamo de um lutador hibrido.

• Cara conheço pouco deste estilo de kung fu mas me pareceu uma otima arte.

Quanto a sua pergunta sobre se ele influenciou jigoro kano no judo eu posso responder que não.

Jigoro kano é o criador do judo mas não das tecnicas dele. Na verdade jigoro kano estudou numa escola renomada de jujitsu antigo japones onde aprendeu as tecnicas usadas hoje no judo.

Ele nao criou as tecnicas mas sim criou umaa metodologia de ensino pedagogico e uma filosofia que fez do judo ainda hoje uma arte procurada por pais que desejam que seus filhos aprendam para o desenvolver do carater e moral

mas acredito que tanto este estilo de kung fu como o jujitsu japones antigo tenham se influenciaram mutualmente como tambam tiverem origens comuns no desejo dos religiosos tibetanos que buscavam uma arte para se defender sem causar trauma no seu adversario.

Porem o jujitsu teve um desenvolvimento mais especifico nas tecnicas de grapper nos samurais

como os samurais usavam armaduras os golpes hoje chamados de tecnicas de strikes nao surgiam efeito o que levava a luta a outra realidade de combate

• O Shuai Jiao é uma das mais antigas artes marciais chinesas. Costumava ser algo extremamente brutal, quase uma luta de PW (mas de verdade rsrsrs). Hoje esse é um esporte com regras, que com certeza será praticado por grande parte dos lutadores das próximas gerações de MMA, tanto por sua eficiência, tanto porque em breve os orientais estarão muito mais presentes que hoje nesse tipo de evento.

1 Sim. O Shuai Jiao influenciou o Chin'na, que foi utilizado como base para os indianos que fundaram as formas rudimentares do Jujutsu. E como todos nós sabemos, o Jujutsu deu vida ao Judô, que por sua vez serviu de base para o Jiu-Jitsu Brasileiro.

2 Na minha opinião sim, mas nem sempre é o caso. Outro dia nós tivemos aquela conversa naquela outra pergunta. 90% das artes marciais não merecem ser chamadas assim devem ser chamadas de picaretagem. Mas tem muita coisa boa que pouca gente conhece. O Kombato, que para mim não fica atrás o Krav Magá por exemplo só é conhecido aqui. Acho que mesmo aqui na categoria muita gente não conhece o Viet vo Dao, que é um termo genérico (assim como Kung Fu e Karatê) para diversas artes marciais. Algumas muito eficientes, outras menos

• Bom se o Shuai Jiao é mais Antigo que o Judô

Não podemos Descartar a Ipotese de que O Judô foi Baseado nesse Estilo de Kung Fu

Quanto a Segunda Pergunta,eu Concordo

É só Olhar o Pencak Silat,Muay Boran,Qwan ki do....

Artes Pouco conhecidas mais que São Super eficientes e Completas.

Falow

Abraço

• A sua primeira pergunta eu nao posso afirmar mas creio que sim.

Ja sua segunda pergunta: sim eu concordo eu pratico kung fu e o meu estilo e li siu long pouco conhecido mas acredito que seja melhor do que qualquer outro conhecido( isso fica a opiniao do praticante). lembrando que divulgacao e papo no kung fu nao valem nada o que vale e aforca de vontade e o controle que o praticante tem sobre o corpo.

ai vai o video do meu estilo:

digite no youtube:

Quebramento de Palma de Buda Kung fu li siu long e da minha academia....

espero ter ajudado.

• É bem legal!

Sign In or Register to comment.