Você é contra ou a favor do uso de células tronco? Por quê?

Quando o espermatozóide se une ao ovócito, formando o zigoto, as células se duplicam cada vez mais e são totipotentes, capazes de formar qualquer parte do corpo, transformam-se em mórula e finalmente em blastocisto, formado pelo citotrofloblasto (camada externa de células), blastocele (cavidade blastocística) e embrioblasto (células pluripotentes no interior). Doar uma única dessas células não irá matar o embrião que, se for emplantado no endométrio, irá nascer normalmente. Pense na doação de sangue: as pessoas continuam vivas após doar um pouco de sangue e ainda ajudam a salvar outras. Do mesmo modo, doar uma célula não irá matar o embrião e ainda ajudará a salvar outras pessoas. Por que, então, a igreja católica insiste em se meter em questões alheias, sob pretexto de valores morais, pois não podem dizer que é pecado como argumento, até porque a bíblia não diz isso e, mesmo que dissesse, não seria levada em conta pela justiça humana, e políticos católicos usam o cargo para tal coisa.

Update:

José Benedito, as células adultas só são mais eficientes porque brecaram o estudo das células embrionárias, porém, as células adultas já estão diferenciadas, enquanto que as células do embrioblasto são totipotentes, isto é, pluripotentes, ou seja, podem dar origem a qualquer parte do corpo em sua diferenciação. Uma pessoa com uma deficiência não pode usar sua própria célula deficiente para regenerar-se, mas pode usar sua célula tronco para diferenciar-se no tecido defeituoso e restaura-lo.

Update 3:

Site confiável eu não conheço, pois estudo embriologia em primeira mão na Universidad Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). O que pode fazer é escrever células tronco no google e buscar arquivos em pdf, pois assim achará artigos científicos confiáveis sobre isso com maior facilidade.

Update 5:

Tem toda razão Romildo! Também acho uma tremenda sacanagem poder jogar embriões fora, mas não poder usar suas células para salvar vidas.

Comments

• O negócio é o seguinte: quem não joga o jogo, não deve ditar as regras. E a igreja faz justamente isso.

Não deve ter nenhum parente do Papa numa cadeia de rodas ou com uma doença degenerativa. Aqueles embriões não possuem atividade cerebral e não servem mais pra nada (com o perdão da má palavra). E acho que uma vida humana (um ser humano, alguém que já nasceu e tá aí vivo) vale mais que embriões.

O Brasil tá ficando pra trás na pesquisa por causa da igreja. Eu só voltarei a frequentar missas quando essa lei for aprovada. Do contrário, NUNCA MAIS.

É ignorância e egoismo dizer que isso é pecado.

obs: Pecado pra mim é esconder das autoridades que um padre abusou sexualmente de uma criança e "penalizá-lo" apenas transferindo ele de paróquia. (Geralmente ele acaba repetindo o mesmo ato).

• eu sou da área da saúde e sei da importância das células tronco, como meio de cura para várias patologias

a questão ética é de difícil discussão, pois ninguém vai convencer ninguém

agora jogar embriões não aproveitados na fertilização in vitro no lixo, como é feito hoje é um descalabro

já que a lei permite jogar esses embriões no lixo, deveria dar uma destinação mais nobre a esses embriões, a pesquisa

beijos e boa sorte..♣

• "...Doar uma única dessas células não irá matar o embrião que, se for emplantado no endométrio, irá nascer normalmente..."

Nunca ouvi falar disso, vc poderia me indicar um site confiável para eu ler a respeito? Até onde eu sei, os embriões são descartados depois de lhes retirarem células.

• eu sou a favor, qtas pessoas dependem de um tratamento para poder lutar para a vida, ser feliz, e a celula tronco é vida, eu mesma se tivesse essa chance abraçaria sim sou diabética, e vcs podem imaginar o que é a vida de diabético; é um sofrimento , por mais que siga a risca o tratamento e dietas , sempre esta com problemas, sem contar as complicações que podemos ter futuramente, imaginem uma criança com diabetes que triste, mas a célula tronco não é a cura só para diabéticos, qtas pessoas iriam se beneficiar com esse tratamento, e nesse caso não estão sendo tirado vidas para salvar outras vidas, eu acho que não é visto como pecado discordo com a decisão da igreja católica, pq até onde eu posso entender, deus é amor, e ele entregou seu único filho para salvar vidas, onde ele cometeu o pecado aí ?

• Olha te garanto que se um dos presentes tivesse um filho com uma doença degenerativa ia dizer que aceita o uso de células tronco, porque só quando a gente sente na pele o mal é que a gente busca auxílio em tudo que é buraco.

OBS: os embriões não vão ter 'vida' sem a barriga da mãe se não forem aproveitados de forma inteligente vão mesmo para o lixo.

célula é vida sabia, se o meu cabelo cai quando vou cortar o cabelo e ele vai para o lixo sou assassina? me faça o favor a vida é um amontoado de células e todas possuem vida.

• Concordo que a Igreja católica e o Papa não deveriam criar uma lei (que agora é conciderada pecado capital) sobre esse assunto!!

No entanto esse assunto ainda é muito polêmico até entre os cientistas!! Pois ao usarem uma célula tronco, eles não matam um ser vivo, eles o impedem de nascer!!

A Igreja católica concidera esse impedimento como desrespeito à vida!!

Juntamente com essas discussões sobre moral, vem o problema de que enquanto toda essa confusão ocorre, muita gente morre precisando de doações de órgãos!!

Mas, em minha opnião, a decisão deveria caber a quem doa as células para essas pesquisas!!Pois essas têm ja uma opnião formada e decidem ajudar quem precisa de transplantes!!

É tudo uma questão de moral!!

Bjs

• O uso de células tronco adulta tem resultados mais satisfatórios do que as embrionárias e é aceita normalmente e há estudos de outras técnicas bem mais eficazes.

Sign In or Register to comment.