Alguém pode me fornecer avaliações de crianças na educação infantil (4 anos)?

Adaptação, relacionamento, interesse nas atividades e coordenação motora ampla e fina. Preciso notificar os relatório de uma escola e gostaria de alguns exemplos. OK!!!!

Comments

  • Olá!

    Em meu site há um "modelo"... Dê uma olhadinha...!

    http://paginas.terra.com.br/arte/raiodeluar2004/Ac...

    Sorte e sucesso!

    Carmen

  • Segundo o Colégio Objetivo:

    A avaliação consiste em uma análise diária do desempenho da criança e de aspectos característicos de seu processo de aprendizagem em cada uma das áreas da programação adotada desde a Educação Infantil, respeitando o desenvolvimento dentro de cada faixa etária.

    Trimestralmente é elaborado um relatório de cada aluno, que retrata sua evolução nos aspectos físico-motor, emocional, intelectual, social. Esse procedimento é de fundamental importância, pois permite identificar as conquistas alcançadas pelo aluno, bem como deficiências no aproveitamento provocadas por agentes afetivos, orgânicos, sociais etc. Presta-se também a recomendar providências que conduzam à resolução do problema.

    Mas eu encontrei este roteiro:

    O relatório de avaliação apresenta critérios específicos observados nos alunos de 4 anos de idade. Eles foram definidos a partir das áreas do conhecimento propostas pelos R.C.Ns : Linguagem oral e escrita, Matemática,

    Natureza e Sociedade, Artes Visuais, Música, Movimento, além dessas áreas foram utilizados alguns itens que norteiam o professor em relação à avaliação dos alunos, perante seus registros e observações durante as aulas.

    Seguem 4 quadros que exemplificam as várias possibilidades de registros.

    1. Linguagem Oral e Escrita

    - Representação da fala oral em seus registros (como desenho, pintura, modelagem, etc)

    a) Utilização de elementos da linguagem escrita como letras e números em seus desenhos

    b) Percepção de que pode realizar registros (desenhos, pinturas, modelagens), para outras pessoas (pais, irmãos, colegas de classe, professor, etc). Ou seja, percepção do outro como interlocutor.

    e por aí vai... seria legal você dar uma olhada no artigo:

    http://cecemca.rc.unesp.br/ojs/index.php/educacao/...

  • VAI MAIS UNS...

    ALUNO(A): GABRIELLA PINHEIRO BUENO

    NÍVEL: INFANTIL V TURNO: MANHÃ

    PROFESSOR (A): HALINE VASCONCELOS

    SOCIALIZANDO APRENDIZAGENS – 1º BIMESTRE/2008

    O projeto pedagógico do Colégio norteia-se pela Concepção Sócio Interacionista para o processo de aprendizagem. Nesse processo, são consideradas as teorias simpatizantes de Piaget, Lev Vygostsky, Emília Ferreira e demais teóricos desta concepção.

    Dessa forma é que fundamentamos nossas ações pedagógicas, elaboradas com intervenção dos professores e professoras, tendo como objetivo a criação de situações nas quais os alunos e alunas sejam levados a pensar e escolher o melhor caminho para a resolução de problemas, constituindo um saber significativo.

    O Colégio trabalha a avaliação através de observações e registros diários, que acompanham o processo de aprendizagem dos alunos e alunas. Utiliza essa avaliação como um instrumento que possibilita a reflexão e a reconstrução do fazer pedagógico, tendo o aluno ou aluna como um indicador do que é necessário para promover seu desenvolvimento e aprendizagem.

    O objetivo deste documento é partilhar com a família da Gabriella o processo ensino-aprendizagem numa perspectiva avaliativa, a partir de um dos Eixos temáticos vivido pelo grupo no primeiro bimestre letivo.

    O período de adaptação transcorreu com tranqüilidade, logo interagindo com todos do grupo. No primeiro mês de aula, definimos a organização de nossa rotina através dos recursos pedagógicos do Colégio, como: Quadro de combinados (definição das regras da sala e do Colégio), Quadro de responsabilidades (definição das funções a desempenhar na sala) e Quadro de grupos (Organização dos grupos de acordo com as necessidades, afetivas, sociais e cognitivas). Foi percebido que Gabriella logo definiu um grupo de amigas e, dentro deste, exercia a função de liderança, sem levar em conta, na maioria das vezes, os combinados. Procurei nesses momentos, promover reflexões junto a Gabriela quanto à organização e a mesma aceitava apesar de retornar a realizá-los; o que ainda continuo trabalhando. Percebo ainda, que Gabriella tem dificuldade em assumir algumas atitudes negativas colocando justificativas nos outros pelos seus atos. Procuro também compartilhar com as crianças que somos responsáveis pelos nossos atos, não importando quem iniciou. Gabriella vem evoluindo quanto a esse aspecto. Nos momentos de roda (tempo de calendário, quadro de chamada, tarefas, conversas informais, dentre outras), Gabriella participa sempre relatando os acontecimentos que chamam sua atenção, sejam na escola ou em casa.

    Em nosso Colégio trabalhamos com Eixos e Projetos pedagógicos com o objetivo de concretizar as aprendizagens nas quais os conteúdos são recursos para o desenvolvimento dos trabalhos.

    Na área de Ciências Sociais. Ao vivermos o Eixo: “A ESCOLA E MEUS AMIGOS”, que tinha como objetivos: conhecer os espaços do Colégio, funcionários e suas funções, materiais escolares dentre outros. Gabriella por ser veterana no Colégio nomeava muito destes lugares e já conhecia muito dos profissionais existentes. Observei que Gabriella sentiu entusiasmo ao cumprir esse papel de apresentadora do Colégio para o seu grupo; o que muito nos ajudou.

    No primeiro bimestre desenvolvemos os Eixos: “Carnaval”, “A escola e meus amigos”, “Eu e minha família”, “Meus brinquedos e minhas brincadeiras” e “Vida Saudável”.

    Vivenciando o projeto: Lendo você fica sabendo, que favorece a construção da escrita e da leitura, foram desenvolvidas diversas atividades da área da linguagem, tais como: construção de texto, coletivos e individuais; formação de palavras e frases, com e sem ajuda; escrita de palavras, com e sem modelos, sempre de acordo com o Eixo estudado.

    Em relação à escrita, Gabriella já escreve seu nome completo (não faz o uso da ficha modelo), e encontra-se no nível Silábico-Alfabético (esta hipótese é a transição entre silábico e o alfabético. Onde a criança introduz mais letras a partir da análise que faz dos modelos de escrita).

    AZUL ALU

    AMARELO ALARELO

    SILVANA SIVALA

    Ao elaborar uma frase, Gabriella passou tranqüilidade ao escrevê-la solicitando ajuda da professora apenas quando a escrita apresentava dúvidas (em algumas sílabas). Assim, a professora realizou a repetição da palavra com ênfase para que a criança a escutasse melhor, de tal modo, que pudesse escrever com mais facilidade.

    SILVANA É LOURA.

    SIVALA E LOURA.

    Suas hipóteses de escrita são compatíveis com seu nível de desenvolvimento. O objetivo da Linguagem é propiciar um trabalho de incentivo e prazer à leitura e a escrita e o prazer da leitura com diferentes gêneros textuais, ampliando as possibilidades de conhecimento do mundo letrado.

    Em Matemática realizamos jogos envolvendo pontos de vista diferentes, ordenação de elementos, classificação, entre outros. Gabriella já ordena cinco elementos, entendendo o comando da ordem crescente e classifica os objetos utilizando critérios como: tamanho, cor, espessura, utilidades, etc. Faz contagem mecânica dos números naturais até trinta e os identifica. Porém, foi percebido, ao realizarmos uma atividade de contagem das letras do nome completo e registro, que ainda encontra-se insegura quanto à escrita, e a faz por associações (ex.: quinze – um com cinco e assim a criança escreve quinze). Continuamos trabalhando para que avance quanto a esse conhecimento.

    Na área de Ciências Naturais, vivenciamos várias atividades que tiveram como foco os tipos de mistura e transformações, experiências de afundar e flutuar e etc. Em uma das atividades, culinária (mouse de chocolate), na qual os alunos e alunas executam a receita, vivenciamos a experimentação dos ingredientes, misturas necessárias e observamos as transformações que ocorreram. Durante a execução da tarefa, Gabriella demonstrou empolgação e fez questão de experimentar todos os ingredientes.

    Concluindo, Gabriella, a cada nova atividade, tem muita facilidade em assimilar o que é proposto e gosta de participar também oralmente. Observando suas brincadeiras, expressões, atividades, maneira de responder as situações, seu relacionamento com o grupo, foi percebido o quanto realmente se encontra segura. Solicito ajuda da família quanto à aceitação dos limites. Gostaria de parabenizar pela pontualidade diária e assiduidade, participação nas pesquisas, tarefas e organização com o material individual de Gabriela.

    Reafirmo a importância nossa parceria família X escola que tem proporcionado avanços significativos de Gabriella.

    Fortaleza, 25 de Abril de 2008.

    ________________________________________

    Professora

Sign In or Register to comment.