As pessoas querem o bem para os outros? Existe algum padrão de bondade?
Existe um sentimento de querer o bem para os outros, mesmo que não os conheça. Isso é entendido de diversas formas nas diferentes culturas, inclusive como algo ruim. Fora a visão religiosa de bem e de bondade. Como se entende hoje esse sentimento? O que é bondade?
Comments
Acho que o padrão de bondade é aquele divulgado por algumas igrejas: perdoar sempre, dar a roupa do corpo para o próximo, pensar mais nos outros que em si, enfim, ser um santo.
Na minha opinião, a "melhor bondade" se é que isso existe, é ajudar alguém a ser o melhor que pode ser.
Ou deixar alguém ser o melhor que pode ser.
Ajudar essa pessoa a ser o mais completa e independente que ela poder ser.
Acho que o antigo dizer mais bondoso que existe é:
"Não dê o peixe, mas ensine a pescar."
Veja que muitas pessoas ditas "boas", só usam sua bondade para ter poder.
"Se não fosse pelas minhas doações, fulana estaria passando fome...."
Não seria muito mais bondoso, ao invés de dar o pão para fulano ou fulano, ajudá-lo a conquistar o próprio pão com o suor do seu rosto e uso de suas habilidades?
Vc não estaria sendo bom ao ponto de contribuir para que uma pessoa tenha mais auto estima e auto dignidade?
Acho que as pessoas que mais marcam a nossa vida pelo bem são aquelas que nos ensinaram algo que nos tornaram mais auto suficientes.
Olá;
Bondade na relação com os outros, pode ser resumida em uma postura ética, civilizada e de um profundo respeito as diferenças de idéias, raça, religião e outras; fazer as coisas que envolvem outras pessoas sempre com zêlo e capricho é uma maneira de bondade.
Abraços
Uma prece, por favor, diga uma prece por mim.