Porque os médicos e ou advogados exigem e são chamados de doutores só tendo graduação??
Vc concorda com isso ou vc acha que só é doutor quem é realmente doutor ,ou seja, quem se empenhou para fazer o doutorado...e não quem acha que a graduação dele é tão nobre que valha mais que as outras...??
Update:Prezado médico vc deveria pesquisar um pouco mais antes de afirmar coisas(essa é uma coisa inerente a profissão) ....Vc deveria um dia entrar em uma universidade federal e procurar um, um que seja projeto de pesquisa que não tenha cunho social, mesmo que indireto..as agências de fomento exigem isso... Eu por exemplo trabalho em um laboratório de pesquisa e temos inúmeros projetos voltados para o SUS... Tecnologias diagnósticas para o SUS.. é assim lá bem como em todos os outros da minha Faculdade... Portanto pesquise um pouco não fará mal....
Comments
Os médicos eu até concordo, pq já virou costume chamar médico de doutor, e tb em consideração ao tempo de formação, que é bem mais longo. Mas os advogados, eu não concordo, acho que a grande maioria é pedante e prepotente, basta ler qualquer petição para confirmar. Tirando os médicos, chamar de doutor, só p/ quem fez doutorado.
Só é doutor quem se graduou, quem cursou o doutorado e defende uma tese.
SOU MÃDICO, nunca fiz questão de ser chamado de DOUTOR, embora a SOCIEDADE, em todo o mundo chame os médicos de Doutores ( em inglês o diminutivo é DOC ) e vc precisa lembrar que os tÃtulos de Mestre (Master ) e Doutor (Ph.D. ou Ed.D.) são tÃtulos ACADEMICOS, UNIVERSITÃRIOS, e as universidades em geral estão isoladas e se lixando para a sociedade, principalmente aqui no Brasil; outrossim todas as profissões de saúde hoje fazem questão do Doutor...
para os advogados ... in verbis um artigo :
O decano dos advogados de Campinas - Dr. João Ribeiro Nogueira -
estimado amigo, pesquisador incansável, lembra muito bem em artigo
publicado no "Correio Popular" de 3 de agosto de 1971, um alvará régio
editado por D. Maria I, a Pia, de Portugal, pelo qual os bacharéis em
Direito, passaram a ter o direito ao tratamento de DOUTORES ! Ora, todos
sabem que uma lei só perde sua vigência quando revogada por outra lei.
Assim, está plenamente em vigor no Brasil esse alvará que outorgou o
tÃtulo de DOUTOR aos advogados!
Não consta nesse alvará legal, que tenha sido estendido a nenhuma outra
profissão ! E tanto isto é verdade, que à época, um rábula, de notável
saber
jurÃdico e grande honrabilidade, obteve também a honraria, por exercer a
profissão, mas foi necessário um alvará régio especial, sendo doutorado
por
decreto legislativo, pois não era advogado diplomado em Faculdade de
Direito. Foi o caso do rábula Antonio Pereira Rebouças...
A lei está em vigor, assim como tantas outras da época do Império,
que
não foram revogadas, como o nosso Código Comercial de 1850.
Não creio que seja exigência desses profissionais, mas um costume enraizado em nossa cultura.
Perfeita colocaC'C#o. E vale a mesma coisa para os mestres: tem que ter concluido o mestrado. Mas os tC)cnicos de futebol nC#o sC#o chamados de professores? Deus nos livre dessas pragas.
Um bom profissional ,mesmo tendo o doutorado , não faz questão disso, só os prepotentes e arrogantes
Bom dia
Habitos que não fazem os monges.. todos nós somos engenheiros, medicos, doutores, escritores, qualquer coisa..
O titulo não tem a minima importância. nem deveriam existir.
Porém, quem se intitular engenheiro por exemplo, tem que ser muito bom e dar provas disso... e a prova são os diplomas que não são comprados..
>
Eu não concordo com isso. Por ex.: 1) psicólogos não são doutores. 2) pedagogos não são doutores, para serem doutores em educação, têm que estudar muuuiito.
Já me disseram que é um privilégio adquirido por serem cursos muito antigos.