Paulo Coelho é falcatrua?
Tipo gosto dos livros do Carlos Castaneda, livros sobre espiritismo em geral, mas nunca consegui me interessar por nenhum livro do Paulo Coelho, no maximo tres frases de um e outro livro dele... muita gente fala q ele chupa (copia) direto de obras de terceiros...
Comments
De alguns livros de Paulo Coelho li o primeiro capitulo numa espécie de penitência. Sente-se, depois de anos de boa leitura, a falsidade e logo vêm lembranças de outras histórias lidas na infância. Sim, pois só na infância se poderia de bom grado ler tantas bobagens. Eu, ao menos, passei dessa fase; outros, não. Mago? Sim. Prestidigitador, ilusionista, escamoteador. Li em Zero Hora, crônica de Moacyr Scliar: "Paulo Coelho consegue a mágica de plagiar textos inteiros de outros autores." Nossa pobre Academia Brasileira de Letras faz coisas como colocar um político no lugar de um Mário Quintana e, é claro, não deixaria de lado Paulo Coelho. Aí o Fantástico o acompanha num tour pela Rússia, também a Globo explorando um filão de audiência, e assim vai aumentando a sua fama. Dizem que uma mentira muitas vezes repetida torna-se mais verdadeira do que a verdade. Daí a afirmação do nome desse senhor.
Cristina I,
Muitas vezes, as pessoas que cercam(servem) certas celebridades são mais arrogantes e dissimuladas que seus famosos patrões...Por consegüinte, alimentamos idéias e impressões muitas vezes errôneas a respeito de algumas celebridades que talvez até sejam pessoas simples e simpáticas. Aprecio as obras do Paulo Coelho, apesar de não considerá-lo o melhor nem o pior dos escritores cujos livros até hoje tive oportunidade de ler.
Abraços!
Eu li quase todos os livros do Paulo Coelho, os mais antigos, parei naquele do Rio Pedra não sei o que...
Eu gostava, mas de repente comecei a sentir uma antipatia por ele, parece que ele se acha superior e poderoso, não gosto disso, acho que ele perdeu a humildade, prefiro mil vezes ler Zibia Gaspareto que tem lições de vidas que acontecem no dia a dia e não coisas inatingÃveis e impossÃveis.
Falcatrua das brabas mesmo...
Se chupa ou copia quer dizer que ele pesquisa o assunto sobre o qual vai falar talvez até você tenha razão mas sem ler como você pode não gostar?
Eu nunca consegui ler jorge amado que todo mundo diz que é um gênio mas quando começo a ler tenho a impressão que ele começou pelo fim e depois eu vou ter que ler o meio ai eu desisto e pego outro livro.
Será mesmo????
Eu desconsidero esse tipo de informação!
Claro que cada um é cada um.
E todos nós temos gostos diferentes, mas acho que só devemos rotular algo quando temos os conhecimentos básicos sobre o assunto.
Eu já li mais ou menos 10 livros do Paulo Coelho dentro de uma série de mais ou menos 18 dos mais famosos.
O considero um escritor fantástico e muito talentoso.
Apesar disso, concordo de que a mÃdia o promove demais.
Mas será que por traz de toda essa fama, só há a real promoção???
Discordo!!!!
Cada um tem um talento e não devemos desmerecer ninguém quanto ao seu.
Se ele ja vendeu esse tanto de livros que a mÃdia coloca, é certo de que ele tem um público fiel e muito interessado.
E além disto, não vale nada lembra-los que a sucesso sem o mÃnimo de talento não dura muito.
E não é isso nos que mostra o autor....
Que há anos se encontra entre os autores mais lidos e vendidos do mundo.
Devemos o mÃnimo de respeito a este grande autor. Afinal, mesmo que ele seja "falcatrua", levou o nome do Brasil em berço dourado a muitos paÃses do mundo atravez da literatura.
Ugo Fraga -
Nada contra Paulo Coelho...
Mas, não se compara Carlos Castañeda com Paulo Coelho, conheço bastante o trabalho de Castañeda e li "O Alquimista" de Paulo Coelho, (o único que consegui) e neste livro ele narra uma história que li quando era adolescente, em um livro chamado "jóias do Conto Russo", uma coletânea de contos e no original russo o nome do conto chama-se "O Jogral de Nossa Senhora" infelizmente esqueci o nome do autor, sei também que Anatole France também tem um conto com esse mesmo tÃtulo, pois bem; esta história aparece no livro "O Alquimista" e no rodapé da página não tem referência alguma seja ao conto russo ou o de Anatole France. Sendo assim é FALCATRUA.
Abraços.
Pena que o Raul Seixas já morreu. Poderia responder com conhecimento...
Para a sorte dele, o ser humano é carente de palavras, de frases de efeito.
Ele teve a iniciativa de descobrir e explorar o filão.
Para meu gosto literário nem pensar...
acho q ñ.
vc sabe como são esses artistas e ele sempre em busca de aprender e crescer.
acho q ele se inspira em outros escritores e por isso fica parecendo cópia.
sei lá td pode acontecer !!!!