Quais cursos eu posso fazer pra aumentar meu curriculo de piloto? POR FAVOR respondam!?

Quero saber quais cursos eu

posso fazer para aumentar

meu currículo de piloto de

avião (Quero ser piloto de

linha aérea)

Eu ja vou fazer ciencias

aeronauticas e tambem

estou investindo no

aprendizado de idiomas..

quais outros cursos eu posso

fazer para aumentar minhas

chances de contratação no

mercado de trabalho?

Valendo 5 estrelas e um like pra melhor resposta!

Comments

  • São várias as etapas que terás que passar afim de tornar-se piloto de aeronaves. Basicamente temos dois estágios: PP (piloto privado) e PC (piloto comercial).

    Após concluir o curso de PP e tirar o brevê do mesmo, só poderás pilotar aviões de um só motor, em específicas condições meteorológicas, sem remuneração e para o lazer. Ainda nesta etapa da vida de um piloto, este só é autorizado a voar somente incluso nas regras de voo visual (VFR), ou seja, na teoria você só pode voar com tempo bom (céu CAVOK).

    Caso queiras levar a aviação como um profissão, e não apenas como um lazer/hobby nas horas vagas, você terá que concluir o curso de PC e tirar o brevê do mesmo. Esse curso possui um grau maior de complexidade em relação ao de PP. Com o brevê em mãos, estando apto a voar, a realidade começa a mudar: você sai do grupo de ''gastos'', e passa a estar incluso no grupo de ''receita'', ou seja, aqueles que podem cobrar para pilotar.

    Com o brevê de PP e PC em mãos, com tudo bem organizado, se você estiver com pressa para ingressar no mercado aeronáutico pode optar por não fazer um curso superior (no caso, ciências aeronáuticas). Você também pode fazer um ''ground school'' (basicamente, conforme for o avião; quantidade de motores e tipo de asa, por exemplo, você pode fazer uma espécie de curso para um modelo específico de aeronave, que este servirá para outros modelos congêneres).

    O curso de ciências aeronáuticas não é uma obrigatoriedade para quem quer se tornar piloto de avião, porém, grandes cias (TAM, GOL, Azul/TRIP...) dão preferência na hora de contratar para quem o tem no curriculum. Falar um ou mais idiomas, além do nativo da pessoa, também é importante. Falar principalmente o inglês é fundamental por um simples motivo: os manuais de manutenção das aeronaves comerciais estão em inglês, até mesmo se a aeronave for da brasileira Embraer.

    Acima, procurei não fazer um texto enorme para não tornar sua leitura cansativa, mas é basicamente isso. Mas, se realmente quer se tornar um piloto, lhe aconselho a não fazer tudo afobadamente, se preocupando em ''aumentar seu curriculum profissional''. Pesquise sobre o curso de PP, PC, o que irá fazer neles, custo total da formação (incluindo ou não um curso que interaja com o meio; curso de graduação), reflita se é realmente a aviação que queres como uma profissão e considerar o aeroporto como uma ''segunda casa'' ou até mesmo uma ''família''.

    Na aviação, não é seu curriculum quem dita se és um bom ou péssimo profissional, isso vem de você. Faça tudo por etapas, não coloque a ''carroça na frente dos bois''. Não sei quantos anos tem, mas dependendo da idade já pode começar a estudar uma segunda língua (preferencialmente a língua inglesa) e iniciar o curso de PP (ou pode primeiro aprender uma língua secundária e depois iniciar o PP, ou vice-versa), depois fazer o PC (claro, após concluir o PP), e depois ver se opta por fazer um curso de graduação (no caso, ciências aeronáuticas). Você falando um segunda língua (preferencialmente a inglesa), com brevê de PP e PC em mãos, estando tudo certinho, e com ou sem um curso de graduação e sendo um bom profissional, acredito que não terás muitas dificuldades para arrumar um emprego como copiloto em uma pequena, média ou grande cia. Para isso, só dependerá do quão esforçado serás!

    Bons céus!

  • voce tem que fazer o curso pra piloto privado depois para piloto comercial, teórico e pratico e depois fazer o curso voo por instrumento

Sign In or Register to comment.