Dúvida em uma questão de Biologia?
No calendário abaixo, um círculo marca o primeiro dia de um ciclo menstrual normal de 28 dias:Se houver fecundação, esta é a mais provável entre os dias.
Esta questão está nesse site:http://www.coladaweb.com/exercicios-resolvidos/exe...
Questão n° 6. No gabarito diz que a resposta é a letra (d) 14 e 18 dias, alguém poderia me dizer se está correto?porque num outro site que olhei diz que a resposta correta é a letra (a).
Comments
Na realidade num ciclo menstrual de 28 dias, o período fértil seria entre o 12º dia e o 17º-18º. Isso ocorre porque o espermatozoide pode sobreviver por cerca de 48h dentro do corpo da mulher, por isso 12º dia (a ovulação ocorre no 14º dia nesse caso). O ovócito secundário, por sua vez, pode sobreviver por cerca de 24h, por isso uma margem além do 14º dia. Vale lembrar que a ovulação não é completamente precisa, por isso é interessante dar uma margem de erro.
Pra te ajudar a responder seria bom saber as alternativas, mas a principio, a letra d está correta.
Resposta depende também do sangue do pai. Se tanto os pais são sangue AB X AB brand só podem ter filhos de sangue A, B ou AB Se a mãe é sangue A, ela é homozigota (AA). Então depende do tipo sanguíneo do pai. Para saber se houve troca de embriões ou apenas de um gametas só através de teste de dna entre os gêmeos, o pai e a mãe.
O gabarito é letra (d).
para determinar o período fértil da mulher, deve-se prever a próxima menstruação (no caso seria dia 30) e subtrair duas semanas dessa data (no caso dia 16 seria o dia da ovulação), como os espermatozoides sobrevivem em média 48 horas, contam-se dois dias para mais ou menos resultando no período sugerido pela alternativa (d) (14 a 18)
Não sei se está correta, pois o que sei a ovulação acontece normalmente entre 14 a 18 dias