Arriscaria uma alteração de preço num comércio em plena fase de crescimento?
Olá, no bairro onde moro existe um tipo de comércio voltado somente a venda de salgados e algumas opções de lanches, seu nome é Ponto dos Salgados, que oferecia seus produtos por apenas R$0,50 e nada mais. Mais seu dono e responsáveis tiveram a brilhante "idéia", dê fazer uma alteração de preço nos produtos que são vendidos, e elevaram a R$0,70 todos. E como poderia ocorrer com qualquer comércio: perca de clientes, não se existe uma justificação para alteração no preço, por isso o pessoal no bairro onde moro que não é "bobo" (e conhece seus direitos), parou de ir lá, assim aos pouco o lugar tem pouca movimentação de público. Já mais tentaria uma estratégia dessas, porque é como arriscar tudo e ter a obtenção de somente obter mais lucros, claro! Todo comerciante deve te este objetivo, mas tendo certeza e de uma maneira estratégica.
Comments
Depende das circunstâncias.
É possível que seus custos tenham aumentado e ele não foi capaz de manter os preços como antes.
Pode ser que ele resolveu aumentar sua margem de lucro com vistas na ampliação futura do negócio.
Ele pode ter percebido que estava tendo prejuízo e resolveu rever seus preços.
Quem sabe esta repassando ao preço de seu produto algum ajuste em seus insumos, como aluguel, maquinário, multas, impostos, matéria prima, etc.
E é óbvio que ele pode ser um pilantra e um péssimo estrategista, mesmo.
Enfim é difícil mensurar tal atitude, sem conhecer os motivos reais pelo qual ele resolveu fazer isso. Mas há uma chance considerável de ele ser inocente e estar apenas se adequando ao mercado. Como exemplo, cito o preço do leite, que desde o começo do ano não para de aumentar. Nem todos os empresários aumentam preços para obter lucros maiores, muitas vezes, para sobreviverem, são levados a isso.
Valeu?
Barbosa
O mais importante disso tudo foi que, o seu pessoal mostrou que está alerta pra este tipo de comerciante.Ele confiou na qualidade do seus produtos (que não deve ser lá essas coisas), daà o aumento. Ele achou que o pessoal não ligaria para um " pequeno reajuste" (R$0,20 ) mas que na verdade é um aumento 40%.
Nós Brasileiros não estamos mais dormindo de touca, quando o assunto é preço.
Parabens pelo boicote, que sirva de exemplo.
Bom dia dos pais.
Aparentemente o que revela é que com a subida em 40% do produto que vendia, caÃu o mercado populacional e consumidor ou seja a freguesia, foi-se.
Aconteceu que se não preparou uma estratégia para este objectivo, terá que repensar agora e mais dificil como recuperar a clientela perdida.
Não se trata se o pessoal é bobo ou não - não é impeditivo de atitudes do comerciante neste género de coisas, aliás é até vulgar isto acontecer - mas é aqui que o comerciante deve revelar, se é um nabo - ou é mesmo comerciante - e se fôr um nabo ( comerciante por acidente) - já tem as respostas da sua freguesia (pessoal) - se fôr mesmo um comerciante - ora - espera para vêr se ele á capaz de planear alguma estratégia de recuperação, ou ainda será que se deve questionar - qual o tipo de freguesia, que ele quiz afastar - já pensou ?. e utilizou um método pouco ortodoxo, para atingir os seus fins.
Bom em primeiro lugar temos de saber se a qualidade do produto oferecido era boa e se a mesma qualidade foi mantida ou melhorada . pois Hoje em nosso pais eles dizem que não tem inflação mas não é isso que vivemos pois basta ir no mercado e ver os preços aumentando.
deveria primeiro tentar reduzir o custo principalmente o variável e minimizar o custo fixo depois agregar outros produtos aos produtos que já comercializava tendo assim uma receita maior e conseguentemente maior lucro. Só deveria aumentar os preços caso tivesse feito uma pesquisa de mercado e constatasse que teria mercado para tanto.
Amigo infelizmente os preços despencaram, imagina, 0,50 centavos e muito pouco, infelizmente eles precisam repassar os custos para os clientes, e uma pena mas eles não podem fazer nada.
Bom, digo isso porque eu é que faço compras aki em casa e tudo subiu, minhas compras ficava no valor de 450,00 a 500,00 reais, agora ñ fica menos que 650,00, isso cortando os supérfluos.
Bjs
Esse pessoal deveria conhecer o ditado, "Em time q se ganha não se mexe...!" Mas como sempre acontece , acharam q poderiam lucrar mais...é sempre a mesma coisa...lucro. Não levaram em conta a "consideração" com os clientes...! Acho q vcs agiram certo em "boicotá"...se todo mundo fizesse assim, em qualquer lugar, não existiriam preços tão abusivos, como se vê por aÃ, e o pior é q as pessoas continuam comprando né...? Ãs vezes não têm outro jeito, como é o caso do remédios. são necessários reajustes, mas se souberem fazer a coisa certa, fazer pesquisa de opinião...consultar os clientes, explicar os motivos com cartazes...panfletos, acho q até q conseguiriam aumentar os preços sem perder os clientes. O q falta hoje em dia nas pessoas é a famosa "Consideração"...isso sim , faria toda a diferença. Abração.