Você sabe o que é CONSELHO ESCOLAR?

Qual é sua experiência com Conselho Deliberativo de Escola?

Comments

• Conselho escolar(em Minas chamamos de colegiado) é um grupo de pessoas com representação de toda comunidade escolar(pais de alunos, professores, serviçais, alunos, direção entre outros existentes na escola) que reunem para definir e deliberar estratégias para elaboração do Projeto Político Pedagógico da Escola. Têm que se ter o cuidado que durante o processo de discussão e elaboração das metas, todos sejam envolvidos atraves de reuniões. Depois o conselho tem o papel fundamental de acompanhar o desenvolvimento das ações propostas e rever as que não deram certo. Ainda, acompanhar a aplicação dos recursos financeiros disponibilizados pelos órgãos públicos. Dizendo quais as prioridades.

Além de fazer parte do conselho da escola em que meus filhos estudam. A minha experiência como pedagoga de um órgão da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais é de acompnhar o processo eletivo dos conselhos nas escolas e, também de capacitá-los de acordo com as resoluções expedidas pela SEE. Do seu papel e da importância da participação da comunitária na construção de uma EDUCAÇÃO DE QUALIDADE com o objetivo de forma cidadãos reflexivos, participativos, críticos e acima de tudo leitores e produtores do conhecimento. FERRAMENTA PARA ALAVANCAR O DESENVOLVIMENTO DE UMA NAÇÃO. Acredito nisso e as minhas ações como pedagoga são nesta limha.

Acredito ter contribuído e caso queira maiores informações é só pedir pelo e-mail

• Sou professora de escola pública e atualmente estou como vice-presidente do conselho escolar. O conselho é um órgão colegiado que dirige a escola com o diretor do estabelecimento. O conselho discute e define as ações na escola, garante a efetivação do projeto político pedagógico. O conselho é composto por pais, alunos, professores, funcionários e membros da comunidade escolar. Mas ter um conselho participativo e que garanta uma gestão democrática é um desafio.

No site abaixo vc vai encontrar informações e materiais sobre o conselho escolar.

• Não

• serve para decidir melhorias na escola

toda escola tem

acho que as particulares eh que mudam um pouco

• reunião geral com diretores professores e país de aluno

Sign In or Register to comment.