Você acha que mudaria alguma coisa...?
Se os crentes finalmente assumissem:
"É verdade, não há nenhuma evidência da existência de Deus, mas mesmo assim eu prefiro crer, porque é algo que vem de dentro de mim."
E se os Ateus dissessem:
"É verdade, existe a possibilidade de Deus existir, mas nada indica isso até o presente momento. Prefiro seguir minha vida livre de achismos."
Mudaria alguma coisa?
Update:====================================
Daniel,
"Trata-se ao meu ver da necessidade de existir opostos e de se equilibrarem."
Não sou chegado a analogias do humano com a ciência ou o universo, isso para mim é coisa de místico e supersticioso, e no fim, nada funciona.
Não sei se existe a real necessidade de ter opostos se atracando, se podemos ter opostos se compreendendo e aceitando.
Acho que uma guerra termina quando ambos baixam suas armas e sua defesa...
Comments
O que acho que realmente mudaria, seria todos nós assumirmos as nossas crenças, os nossas virtudes e os nossos defeitos e ao mesmo tempo aprendessemos a respeitarmo-nos uns aos outros.
Crer ou deixar de crer em algo não significa desmantelar a crença alheia.
Não afirmo nem contesto a existência ou a inexistência de Deus e também não em preocupo com isso. As vezes acontecem coisas na minha vida que eu gostaria de acreditar que sejam obra de Deus, outras vezes que vejo algumas coisas no mundo que me fazem me perguntar onde Deus estaria naquela hora.
Crer ou não em Deus é indiferente quando nao se tem respeito pelas pessoas.
Se todas as crenças, todas as religiões, todas as filosofias de vida, se tudo isso fosse substituído por "Respeito ao próximo" aí sim nós iríamos conhecer a Deus.
Abraço.
Não sei. No fundo, um só quer convencer o outro de que está certo.
Ninguém admite que possa estar errado e que a verdade é relativa, cada um tem a sua.
Prezado companheiro.
Concordo quanto a inexistência dos "opostos se atraem" - é um engôdo.
Os iguais se atraem e se unem.
Acontecer a mudança citada é tão remota e utópica que nem dá para imaginar.
A guerra continuará sempre...
((
))
Bem eu já pensei muito nesta possibilidade quando me considerava agnóstica...
Mas chegou um certo momento que essa possibilidade minha, passou a ser apenas uma necessidade...
De me ver na obrigação de ter que "deixar em aberto", um "pode ser", por não querer me comprometer e assumir que nem essa possibilidade eu considerava mais...
A questão é que foram fases da minha vida...que não voltam mais...
Deus não existe é um fato... uma certeza que não existe e que eu não desejo ou admito viver de possibilidades.... ou existe, ou não....e no meu caso
Não interfiro e nem julgo o posicionamento agnóstico, justamente porque já pensei assim..
Mas observo que aqui alguns que se dizem agnósticos fazem fortes crÃticas ao posicionamento ateu... não entendo o porque disso...
Mas...cada um pensa e se expressa como quer....só espero ter o meu direito respeitado de ser atéia..
Abraços!
Shaiya
acho que nao mudaria nada
pois poderiam se apenas palavras
o que tem que mudar é o intimo da pessoas
Fatos comprovam que uma pessoa que se apega menos a uma idéia tende a ficar mais distante do fanatismo e fica mais tolerante. E, realmente, não existem fatos que comprovem a existência ou não-existência de Deus.
Fatalmente seu, Fato.
Pô cara... Te acho chato prá caramba e vivo te dando as melhores respostas porque gosto de gente chata! Então, mano, te admiro prá cacete... e por isso te peço ajuda. Tô apaixonado mermo.
Ne ajuda aÃ. Me apresenta prá sua irma de fé ( a atéia loira) ou será irmã sem-fé? Num sei como chama o povo sem-deus... os ateus...
Como chego nela, cara???
Responde aqui:
http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Au...
Como chego nessa atéia maravilhosa?
To doidão por ela.
Mudaria muito... pelo menos diminuiria os ataques... eu acho.... heehehe
Beijos!
Oi amigo, não sei se mudaria algo.
O fanatismo se torna uma doença, e fica enraizado, 'persiste'.
A pessoa acaba criando essa necessidade de crer em alguma coisa.
Na verdade eu me coloco na posição 'agnóstica', mas sou quase atéia. Não acredito na existência de nada. Sou cética.
Quando me rotulo 'agnóstica', é pq pra mim tanto faz se tem criador ou não...
E se questiono 'posicionamentos' de deus, quero com isso dizer que esse deus inventado pela imaginação humana deixa muito a desejar.
Abraços!
Penso que é utopia.