Reflexão: Todo ser humano nasce limpo ou com pré-disposição a alguma coisa?

Reflitam comigo e respondam:

Alguns dizem que nascemos ateus

Outros dizem que o homosexual nasceu homosesual

Aqueles dizem que o religioso nasceu religioso

Mas qual é a verdade afinal?

A criança nasce como um vaso vazio, como a água cristalina, transparente, sem qualquer conteúdo a não ser a faculdade de receber o alimento da instrução e decidir entre certo ou errado, entre querer ou não querer. Posso compará-la a grosso modo a um HD (disco rígido) quando sai da fábrica, não tem nada dentro, apenas o mecanismo de assimilar, armazenar, deletar e sobrescrever dados.

Nascemos vazios, limpos, cristalinos e a nossa vivência vai nos preenchendo de conteúdos e entre esse e aquele conteúdo escolhesmo continuamente. Ninguém pode dizer aqui que uma criança nasce se requebrando e desmunhecando ou gritando Jesus, nietzsche, pai ou mãe. Nascemos espantados e curiosos, com medo, com fome, talvez o choque do nascimento seja até mais cruel e maravilhoso do que o choque da morte.

Então começamos a colocar conteúdo em nosso ser, assimilar os ensinamentos e começamos a fazer escolhas e essas escolhas surgem a partir do momento em que nossa consciência começa a ser trabalhada.

E você após analisar minha interpretação e análise do surgimento de nossa existência o que pensa? Concorda ou não, se não concorda, argumente sobre o que pensa.

Todos nós ja vimos crianças recem nascidas ou ainda em fase de desenvolvimento psíquico e lembrando e analisando o que você pensa a respeito?

Acho essa questão fundamental para poder entrar em uma discussão sobre a natureza do ser humano quanto as escolhas que ele tem feito que consideramos certas ou erradas de acordo com nossa ideologia.

O que você pensa a respeito?

Comments

  • É um assunto bem amplo e bem dificil de se dissecar.

    Pois,se afirmar que uma pessoa já nasce com pré disposiçao,conclue-se que o homosexualismo nao é algo escolhivel ou influenciavel pelo meio e sim algo da criaçao.

    Mas,ao mesmo tempo vemos crianças que desde pequenas se mostram aptas a certas coisas sem que isso lhe seja imputado.

    Algum dom pra musica,artes,ciencia.....

    Creio que,todos nascem pré dispostos a conhecer os caminhos de Deus,mas muitos insistem em se desviar dele.

    Nao que alguem seja salvo desde o nascimento nem condenado desde o nascimento.

  • A criança, ao nascer, recebe, por tradição a Religião de seus pais. Não só a religião - mas a raiz de toda a formação humana vem, primeiramente, da família, depois dos grupos sociais que ela faz parte. O homem é produto do meio.

    Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. Provérbios 22:6

  • Essa é uma pergunta que eu respondo por mim. Eu tive uma índole cética desde criança e uma sensibilidade muito aguçada para questiionar, e carrego isso comigo...

  • Somos quem podemos ser .

  • Eu acredito que as pessoas já nascem com pré-disposição para certas coisas.

Sign In or Register to comment.