Já que estamos falando de protuguês.?

Algem conhece uma boa dica com relação a concordância

verbal e nominal,regência verbal e nominal,qual a diferença?

OBS:eu ñ fiz supletivo,oque acontece é que nunca gostei

desta matéria,mas agora vejo que devia pelo menos ter

prestado atenção, já matemática tiro de letra obrigado

quem puder me ajudar.

Comments

  • Regência

    É a parte da Gramática Normativa que estuda a relação entre dois termos, verificando se um termo serve de complemento a outro. A palavra ou oração que governa ou rege as outras chama-se regente ou subordinante;

    os termos ou oração que dela dependem são os regidos ou subordinados

    Regência Verbal

    1- Chegar/ ir – deve ser introduzido pela preposição a e não pela preposição em.

    Ex.: Vou ao dentista./ Cheguei a Belo Horizonte.

    2- Morar/ residir – normalmente vêm introduzidos pela preposição em.

    Ex.: Ele mora em São Paulo./ Maria reside em Santa Catarina

    Regência Nominal:

    Alguns nomes (substantivos, adjetivos e advérbios) são comparáveis aos verbos transitivos indiretos: precisam de um complemento

    O complemento nominal é para o nome o que o objeto indireto é para o verbo, e apresenta regência. (Assim como os verbos, alguns nomes apresentam mais de uma regência)

    Concordância Nominal

    Regra geral

    Os termos que dependem do nome (substantivo) com ele concordam em gênero e número.

    Os nossos médicos descobriram a cura da doença.

    Passamos bons momentos juntos.

    Concordância verbal

    Regra geral

    O verbo concorda com o sujeito em número e pessoa.

    Exemplos:

    O técnico escalou o time.

    Os técnicos escalaram os times.

    De uma olhada neste site ai que eu passei...eh muito bom!!

    espero ter ajudado!

  • xiiii capitãa, nem te falo haushaushaushaus > ainda se comigo fosse apenas um ''oi'' estaria ótimo kkkkkk.... comigo o assédio é mais em baixo, literalmente EM BAIXO haushaushaushaushaushaushaushaushaus.... mais enfim, isso acontece com frequencia na minha college, na ruaa é mais um oi ou uma cantada básica... as vézes me sinto incomodado com os assédios na minha escola, não dou liberdade pra ngm, mereço mais respeito abraçoss!!

  • Cara já pesquisou em livros de 5ª e 6ª série, por favor faça um esforço que moleza demais meu amigo estude, pesquise valeu isso aí é só ter mais enteresse, valeu, leva mal não cara mais vc precisa ralar pra aprender viu...

Sign In or Register to comment.