A lei da gravitação universal ainda está em uso?

Agora que não se aceita mais que dois corpos se atraem por forças gravitacionais, a fórmula de Newton é ainda usada para determinar a aceleração desta falsa atração?

Eu acabei de ver um vídeo feito há não muito tempo em que físicos americanos tentam explicar para leigos o que é a gravidade. Um deles usou o termo "Força Gravitacional". Será que é porque o vídeo é destinado aos leigos em física? Os cientistas atuais aceitam a Lei da Gravitação Universal de Newton?

Update:

Carioca, valeu por compartilhar a sua vida, mas eu não perguntei isso. E outra: você DEU isso no 2º colegial? Você era professor e foi mais ou menos na prova? Não entendi. Você saiu do 2º colegial já?

Comments

• Está havendo uma confusão aqui.

A relatividade não é contrária à teoria gravitacional de Newton, e sim uma generalização da mesma.

A gravitação de Newton ainda é válida para a maioria dos casos sim, tanto que podemos calcular aproximadamente a aceleração gravitacional na Terra utilizando essas leis.

E o conceito de força nesse caso, também é aplicavel, já que ela descreve bem o comportamento das massas. A relatividade segue caminhos mais teóricos se perguntando o que causa essa força, que no caso revela-se ser a deformação do espaço-tempo causada por um corpo com massa.

• sim, a lei da gravitação universal de newton ainda esta em uso, meus livros didaticos atualizados tem isso, e eu acho que não tem nenhuma lei tão bem formada quanto essa do newton

• Cara, Quando eu estava no 2º ano do ensino médio,mas precisamente no ultimo bimestre eu dei isto....Eu não tirei uma nota muito boa não, mas foi suficiente de passar direto em física.

• Indiscutivel ,essa lei jamais poderá ser contestada.

Sign In or Register to comment.