Você sabe a diferença entre TRISTEZA e DEPRESSÃO?

Recebi esse texto de uma grande amiga e queria poder compartilhar com voces.......

Tristeza ou depressão?

Saiba diferenciar cada sentimento e tratá-lo de maneira correta

"A vida não é do jeito que deveria ser. É do jeito que é. O jeito que você lida com ela é que faz a diferença"

Virginia Satir

Quando nos sentimos para baixo, tristes e angustiados, vem junto o peso e o medo de se sentir assim: medo de que esse estado de ânimo se torne permanente e tomar conta de nós. Vivemos hoje a era da proibição da tristeza . Pessoas que se sintam tristes são criticadas, rechaçadas, excluídas. Temos receio de expressar nossos sentimentos e ver nossos amigos se afastarem de nós.

O uso indiscriminado de antidepressivos criou uma geração que tem dificuldade em lidar com a tristeza. Criou-se o mito de que não podemos chorar por

nossas experiências difíceis nem ter sentimentos ruins , como tristeza, raiva, medo.

Update:

Viver a tristeza nos permite elaborar a perda. Como qualquer sentimento, não podemos escolher sentí-lo ou não. O que está sim em nosso poder é como vamos agir em decorrência do sentimento. Podemos viver a tristeza e esgotá-la, ou podemos ignorar sua presença em nossa alma e passar para uma atividade mais produtiva, que também funciona como um desvio, algo que não nos faça dar atenção a ela.

Mas você pode estar se perguntando: que vantagem eu tenho em viver a tristeza? É horrível sofrer, e se eu posso esquecer e não sofrer, eu prefiro! .

Em primeiro lugar, ao viver a tristeza você estará se respeitando. Respeitando sua dor, sua necessidade, seu corpo e sua mente.

Em segundo lugar, o sofrimento tem um poder incrível de nos fazer crescer. É nos momentos de crise que somos mais produtivos. Quando sofremos uma perda, uma porta se fecha. Em conseqüência disso, contudo, infinitas outras se abrem. É a possibilidade da mudança e do crescimento. Nietzsche já dizia que aquilo que não nos

Update 3:

Dr. HOUSE como vai? Há quanto tempo não passas por aqui...... agradeço pela resposta tão elaborada para esse assunto que atinge milhões de pessoas em todo mundo, obrigada também por tão doces palavras ditas a meu respeito, aliás, diga-se de passagem, palavras gentis são marcas registradas de seu perfil. Meu email está e estará sempre aberto para os meus queridos amigos. Um beijo e um ótimo domingo meu querido.

Update 5:

Oi meu Hellboy, fica assim não.......o Dr. House é um cavalheiro, não quis em momento algum faltar o respeito com a sua bruxinha , ele apenas foi gentil e com certeza não está interessado em ter problemas de pressão......rsrsrsr . Um beijo minha criaturinha quentinha....

Comments

  • Olá, Courte!!

    Tristeza é o sentimento de luto da alma, por motivos diversos

    Depressão, acho que é quando se desiste de tudo!

    bjs!

  • cara pálida paz e respeito...

    Você conhecer Panela Depressão?

    Mim não manjar muito de panelas mas mim saber que quando panela depressão ficar muito deprimida ela pode ter uma crise e explodir... Aí fica cheio de feijão no teto.

    Belo texto... Ok?

    Hadouken e desligo.

  • Tristeza é quando quem se achava impune pensa que estou chegando.

    Depressão é quando já cheguei com a devida:

    PUNIÇÃO!

  • Belo texto Courte, esclarecedor..

    Beijos e margaridas na janela

  • Oi!!!

    Querida amiga,

    Tristeza...é quando o teu coração chora...mas tua alma ainda tem sorrisos para dar!!!!!!!

    É quando ...dói,mas não é tão insuportável assim

    Mas...a depressão á algo que não te larga...não te permite viver...que faz com que sinta vontade de não tentar mais...de não querer mais!!!!!!!!

    Beijos

  • adorei!!!courte,meses atras eu sofri de depressão e nem sabia que ela estava em mim.sempre fui muito alegre até nas minhas horas de tristezas.fui mascarando minhas angústias por dificuldade de me abrir com as pessoas e falar.como todos sempre viam meu lado palhaço,qdo sofria,ficavam tristes comigo e pareciam que já encomendavam o caixão.mas isso veio com amorte do meu avô,que era como um pai p/ mim....e nunca se esqueçam,que atras da alegria de um palhaço sempre se esconde um coração despedaçado,disfarçado.hoje faço tratamento p/ minha ansiedade ,que causou minha depressão tbm.tomo antidepressivo,mas meu tratamento tem dia e hora p/ acabar.sou alegre,tenho meus momentos,continuo a chorar no meu isolamento...mas eu comigo me entendo...pois logo digo:SAI EXU,DESSE CORPITCHO QUE NÃO TE PERTENCE!!! ai dou um drible e logo volto a ser a po..rra louca que sempre fui....bjosssssss

  • Aprendi que a depressão é a tristeza que não passa, e que muitas vezes parece não ter um motivo definido.

    beijinhos!!

  • Courte querida,

    Eu bem sei o que são as duas coisas. Sei pq aprendi "na marra".

    Tive uma depressão fortíssima e os sintomas estão bem esclarecidos no texto que vc postou.

    Tristezas?? Tenho muitas. Às vezes amanheço assim. Mas elas são decorrentes das nossas decepções diárias.

    O tratamento está dentro de nós. Só nós mesmas temos o poder de trabalhar a nossa mente para nos vermos livres desse mal.

    O remédio é apenas uma "muleta". O resto é com a gente.

    Obrigada por compartilhar tão importante informação!!

    Grande beijo!!!!!!!

  • Querida que ótimo ter postado esse pergunta esclarecedora,

    pois muita gente confunde e caiu nas mãos dos malditos psi

    quiatras, e esse bandidos, que ganham fortunas de laborató

    rios, acaba deixando a pessoa dependente, mais um cliente

    cativo.

    Tristeza não é doença.

  • Pra minha a tristeza..gera depressão...er a depressão causa muita tristeza.

    Por tanto para mim..são iguais, pq ambas são horrivéis.

    bjim

Sign In or Register to comment.